Bolo com Pasta Americana – Tudo o que você precisa saber sobre ele

Esse é um outro assunto que muito me intriga, o tal do bolo com pasta americana, fica lindo, isso não resta duvida, mas e o sabor? Fica gostoso sim senhora! Fica uma delicia e digo mais, se o que você comeu foi ruim, só tem duas possibilidades, ou seu gosto é muito diferente do meu, ou sua boleira fez de qualquer jeito.

Falar que brasileiro é preguiçoso e conformado é chover no molhado, alguém um dia deve ter importado um bolo americano e outro alguém resolveu reproduzir o mesmo bolo, igualzinho, massa, glacê, pasta americana. E certamente ouviu o conselho de não rechear e não molhar o bolo para não derreter a pasta.

fatia de bolo com pasta

Eu sou teimosa, não sosseguei até molhar bem e rechear o tal bolo que receberia a pasta americana, posso falar? Modéstia a parte ficou perfeito, a massa deliciosa, o recheio na medida, o bolo derretia na boca e 3 dias depois a pasta estava lá, intacta.

bolo ac/dc

Meu próximo teste será em duas semanas onde vou molhar, rechear, empilhar, esculpir e cobrir com pasta americana. E torcer muito para o bolo se manter lindo. Será meu primeiro bolo esculpido. Já providenciei toda estrutura, o molde do bolo e estou assistindo todos os vídeos possíveis de bolo esculpido para aproveitar as dicas.

bolo pearl jam

Acredito que esse seja o ultimo grande desafio bolístico  confeiteiro da minha vida, feito o bolo esculpido e recheado só me restará aperfeiçoar a técnica. Fui fazer um curso dia desses e saí frustrada, a professora fez exatamente o que eu faria. Nada de técnica que faça a diferença. A impressão que dá é que nem os professores e marcas querem que a pasta americana seja apreciada.

Eu até entendo que a modelagem tem que estar perfeita e que investem praticamente toda a aula nisso, hoje em dia com tanto utensílio e vídeo aulas o segredo do sucesso é conseguir modelar um bolo personalizado com muito sabor. Modelagem é treino, você pode até não saber fazer, mas se tiver a técnica certa vai conseguir, já a massa, calda e recheio é bom gosto, se você não souber a textura e necessidade de cada um você pode até montar o bolo, a gente só não garante que ele não desmorone, se não desmoronar literalmente pelo excesso de líquidos, vai desmoronar no conceito dos clientes pela falta. Eu aconselho a antes de sair dizendo que faz bolos treinar bastante e experimentar muito.

Outra coisa que acho extremamente sem graça é o tal bolo fake, é a maior ilusão da festa, uma estatua no meio da mesa. Já existem esculturas de isopor para decorar a mesa e até um boneco de plástico é muito mais legal que um bolo que não se come, mas gosto e gosto e pagando bem, que mal tem?

O máximo do aceitável para mim é fazer uma base de isopor e aplicar um bolo menor sobre ele, porque é uma festa pequena e não tem necessidade de tanto bolo, assim ta perdoado. Para algumas coisas eu sou bem moderna, mas com bolo não, sou muito conservadora.

Bolo Pucca

O bolo acima foi feito nesses moldes, uma base de isopor com bolo de beijinho na parte de cima, os convidados vão a festa e continuam acreditando nas boleiras.

Duas dicas para bolos de andares, o tamanho do bolo de cima deve ser esteticamente proporcional ao bolo de baixo e respeitar um padrão, não adianta querer um bolo lindo, vistoso com uma base de 40 cm e colocar um de 15 sobre ele, parecendo um tubo, pode até ser combinar com algum tema, mas não fica bom nesse caso por exemplo. Outra dica é se for fazer bolos de andares com bolo de verdade a cada 10 cm de altura deve ser usar a estrutura interna e uma base para o bolo não desabar e não se enfiar no meio do bolo de baixo.

Agora que você já sabe o que fazer para o bolo se manter bonito, vão algumas dicas para o bolo com pasta americana ser delicioso.

Use uma massa firme, e lembre se que firme não quer dizer seca, dura e sem gosto, firme é firme, esfarelenta é o contrario de firme nesse caso ou ainda fofíssima, pão de ló não serve para cobrir com pasta, se bem que eu já cobri e ficou bom, mas foi apenas um andar.

Como não da para usar recheio muito molinho, use várias camadas de recheio, fazendo fatias de massa na largura de um dedo no máximo, dependendo da altura do bolo pode se ter até 8 recheios.

Os recheios precisam ser mais concentrados, densos, como trufas e brigadeiros, use ingredientes de qualidade para conferir mais sabor ao bolo.

Use uma calda saborosa para molhar seu bolo, o leite é o que mais agrada, caldas cheias de açúcar só fazem o bolo ficar ainda mais doce, o leite só é um problema se você for passar dias confeitando e seu cliente mais uns dias para cortar o bolo. Gosto de confeitar o bolo no dia da entrega ou na noite anterior, vai fresquinho e muito úmido.

 

Por ultimo e não menos importante não venda nada que você não compraria, se você acha que não está bom não espere o cliente reclamar, muitos nem reclamam, apenas param de comprar.

Para quem quer fazer o bolo em casa e começar a treinar aqui tem dicas de como montar o bolo , para receita de massas é só clicar , para ideias de decoração temos o bolo social , bolo de batizado com anjos, topsy turvy cake   e bolo Pucca 

São alguns dos bolos que fiz nesse tempo do blog, tenho certeza que ideia não vai faltar pra quem quer fazer. Me conte qual o seu bolo preferido e o que acha dos bolos com pasta americana.

 

 

 

 

 

 

Blogueira, mãe, confeiteira, entusiasta do Wordpress, apaixonada pelo bom e velho rock 'n' roll, dona de casa em busca do corpo perfeito (mesmo que fora dos padrões de beleza) tentando organizar tudo isso na rotina diária.