The Winner is…

Como o vencedor tem nome importado, o título tinha que ser a altura.
Parabéns Richie, os seus cupcakes foram escolhidos pro “parabéns” do Eu sei Disso!!!
À todos os outros participantes muitíssimo obrigada, adorei todas as receitas e vou fazer todas, vou postando sempre que fizer, pra todos acompanharem minha evolução!!!

O Richie agora tem que me mandar um email com seu endereço pra eu enviar o kit de confeitaria que montei pro desafio, igual ao que montei pra mim, não é a oitava maravilha do mundo, mas quebra um galhão!!! Espero que goste !!!
Como o kit ficou no trabalho, não tenho fotos, prometo que amanhã antes de colocar no correio eu faço uma foto, de celular, mas faço.

Segue a receita na integra, inspirem se e façam, porque eu vou agora atras de frutas vermelhas, leia cerejas com cabinhos, pra fazer também.

Então, lá vai a receita:

Massa:
Ingredientes: [receita reduzida para 10 muffins nas forminhas para pudim, 12 nas normais]
1 xícara de água fervendo;
2/3 de xícara de cacau em pó peneirado;
1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio peneirado;
1/2 colher de chá de fermento em pó peneirado;
1/4 colher de chá de sal peneirado;
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente;
1 xícara de açucar refinado peneirado;
2 ovos;
1 colher de sopa de extrato de baunílha;

Dica:
Como esses cupcakes são recheados, aconselho a não usar forminhas de papel [fica difícil desgrudá-las depois de decorados, e podem rachar na tentativa]. Outra coisa: as fôrmas a serem utilizadas devem ser as de muffins [aquelas que são uma base de metal com 6 ou 12 concavidades], mas aconselho o uso de forminhas de metal tipo pudim sem buraco no meio, de 7cm de diâmetro. Essas forminhas têm 5cm de altura, então não tem perigo da massa vazar, além de você conseguir muffins mais altos, que dá um resultado mais bonito.

Preparo:
Dissolva o cacau em pó na água fervente. Reserve.
Misture a farinha, fermento, bicarbonato e sal peneirados em uma tigela e reserve.
Em uma vasilha grande bata o açucar mais a manteiga até formar um creme claro. Adicione a baunilha, e os ovos, um de cada vez, enquanto bate. Adicione a mistura de cacau, alternando com os ingrediente em pó, até formar uma mistura homogênea.
Distribua nas fôrminhas untadas, enchendo 2/3 de cada uma.
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos, até que, fazendo o teste do palito, ele saia limpo.
Espere esfriar para desenformar. Normalmente, é só bater no fundo da forminha que o bolinho se solta. Se precisar, passe uma faquinha fina, sem serra, com cuidado pelas laterais da forminha.

Recheio:
Para as frutas vermelhas em calda:
Ingredientes:
400g de frutas vermelhas frescas [eu usei metade cerejas e metade morangos];
suco de meio limão;
3/4 de xícara de açucar;
1/4 de xícara de água;
1 colher de chá de vodca ou conhaque.
ATENÇÃO: Você pode substituir todos os ingredientes acima por 400g de cerejas em calda ou ao marasquino, compradas pronta em qualquer supermercado, poupando um bom trabalho. Eu faço em casa simplesmente porque gosto do aroma das frutas fervendo no açucar.

Preparo:
Retire os cabinhos das frutas e os caroços das cerejas, lave-as, e corte-as na metade.
Leve ao fogo com o açucar, o limão e a bebida, adicionando a água conforme o necessário, até que o açucar derreta, formando uma calda avermelhada, e as frutas estejam macias, cozidas, mas sem desmanchar. Demora uns 20 minutinhos no fogo baixo.
Deixe esfriar, separe a calda e reserve. Leve as frutas para a geladeira.
[Se você estiver usando cerejas em calda ou ao marasquino, apenas pique-as pela metade e separe a calda].

Para o chantilly:
2 xícaras de creme de leite fresco, gelado [500ml]
50g de açucar de confeiteiro
2 colheres de sopa de conhaque
ATENÇÃO: Você pode substituir sem medo os ingredientes acima por uma Mistura Pronta para Creme Chantilly. Não aquelas em pó, mas sim aquelas em embalagem longa vida, vendidas nos supermercados ou atacados. Existem marcas muito boas, o resultado sempre dá certo e não há o risco de passar do ponto do chantilly ou do creme desandar e derreter, o que é uma surpresa terrível. Há quem torça o nariz para essas misturas prontas de chantilly, mas eu confesso que uso, e recomendo. Costumo usar da marca Pastry Pride Plus, que vem em embalagens de 1 litro. Nessa receita uso 400ml, e reservo o resto no freezer sem problemas. Se você usar a mistura pronta, siga as instruções da embalagem e não adicione o açucar.

Preparo:
Bata o creme de leite bem gelado na batedeira até formarem picos moles. Vá adicionando o açucar de confeiteiro aos poucos e batendo sempre, até obter picos firmes [cuidado para não bater demais… se passar do ponto vira manteiga doce]. Adicione o conhaque aos poucos e misture delicadamente. Reserve na geladeira.
[Se você estiver utilizando a Mistura Pronta para Creme Chantilly, siga as instruções da embalagem e adicione o conhaque no final].

Reserve uma pequena parte do chantilly para usar com o bico de confeiteiro na decoração. Depois das frutas estarem geladas, misture-as delicadamente ao resto do creme chantilly, que vai ficar com tons rosados e com pedaços de frutas… delícia!!

Cobertura:
Ganache de Chocolate para Cobertura:
400g de chocolate meio amargo
1 xícara de chá de creme de leite fresco [ou uma xícara de chá de Mistura Pronta para Chantilly, se você estiver utilizando e sobrar – o resultado é o mesmo e a ganache fica mais cremosa!]

Preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria, adicione o creme de leite, bata bem com um fouet e pronto! O ponto de uso é quando estiver morninho, quase frio. Ou leve o chocolate e o creme de leite ao microondas por 1 min, retire, misture até o chocolate acabar de derreter e bata bem com um fouet.

Montagem:
Fiz mais uma imagem do processo, no photoshop. É só seguir o passo a passo:
Aqui você vai utilizar a calda reservada, o chantilly reservado, no bico de confeiteiro, e algumas frutas inteiras.

Pra finalizar, uma pitanga de chantilly e uma fruta pincelada com a calda, sobre cada cupcake!

Ah, e essa outra proposta de apresentação: como mini-bolos individuais.

Parabéns ao Richie e a todos os participantes, vocês são muito talentosos, e ajudaram fazer desta semana uma festa!!! Eu sei que me diverti muito !!!

Brigadão e aguardem o próximo desafio!!!

6 comentários Adicione o seu
  1. Ebaaa!!!! hehehe.
    Moças, obrigado por gostarem da receita! Obrigado aos meus amigos e fregueses que votaram, e principalmente às pessoas que não conheço e que escolheram os meus bolinhos 😀
    E parabéns a todo mundo que participou, vou tentar todas as receitas e postar lá na Cozinha Coletiva.
    E parabens Sandra, fico honrado com meu bolinho ser o bolo da sua comemoraçao de um ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *