Macarrons

Hoje depois de muitas tentativas saíram os macarrons, não foi aquilo que se possa dizer -Nossa, que maravilha!!! Mas também não foi dito – Credo, que horror!!!

Estou muito tempo sem fazer minha doceriaterapia, isso vai me deixando maluca, primeiro que não tenho cozinha, segundo que fico meio assim, de fazer e meus filhos não comerem, fazer pra um bando de marmanjo ingrato me chateia, sem contar que criança não mente, não tem essa de “tabom,maseunãogostei”.

Usei uma receita com farinha de cajú, que é mais econômica, e descobri que o segredo está em assar: 25 minutos em 100° celsius, porque somos brasileiros, com a porta do forno entre aberta (entre-aberta?). O importante é que não pode fechar a porta do forno.

Vamos a receita:

INGREDIENTES

1/2 xícara (chá) de clara de ovo
3/4 xícara (chá) de açúcar de refinado
gotas de CORANTE GEL na cor de sua preferência
1 xícara (chá) de farinha de castanha de caju
1 xícara (chá) de AÇÚCAR DE CONFEITEIRO IMPALPÁVEL

Modo de Preparo:

MODO DE PREPARO
1. Unte uma assadeira com manteiga e farinha de trigo. Reserve;
2. Em uma tigela, misture a clara de ovo e o açúcar refinado. Leve a tigela para o banho-maria e misture sem parar até que a mistura perca a viscosidade;
3. Transfira a mistura para uma batedeira e bata até ficar consistente (aparência de clara em neve). Acrescente gotas do corante (tem que caprichar, pra ficar bem colorido) na cor de sua preferência. Desligue a batedeira;
4. Com o auxílio de uma colher, adicione a farinha de castanha de caju e açúcar impalpável (isto fará com que algumas bolhas de ar se desprendam). Coloque a mistura em um saco de confeiteiro;
5. Na assadeira, pressione o saco de confeiteiro e vá formando pequenas bolinhas (sem picos). Leve para o forno pré- aquecido a 100ºC por 25 minutos, com a porta entre aberta.
6. Retire a assadeira do forno e deixe os macarrons esfriarem por 10 minutos e depois desenforme. Depois de frios, pressione com um dedo o centro dos macarrons (no lado reto). Nesta cavidade, coloque o recheio de sua preferência. É o recheio que dá o sabor ao macarrons;

RECHEIO DE GANACHE
INGREDIENTES
50 g de creme de leite
100 g de chocolate meio amargo picado

MODO DE PREPARO
1. Em uma panela, coloque o creme de leite. Leve em fogo médio em deixe ferver;
2. Em uma tigela, coloque chocolate meio amargo picado e adicione o creme de leite (que foi fervido). Misture bem até derreter o chocolate. Deixe esfriar e recheie os macarrons.

Até que foi elogiado, eu sei que eu gostei, e agora que conheci a técnica, quero aperfeiçoa-la.

Ah, quero agradecer todas as dicas de leitura, e todas as sugestões, estive tão aterefada que não pude responder, mas eu lí e gostei…

9 comentários Adicione o seu
  1. Prá mim tá otimo, comeria sem nem pensar no assunto Sandra, amei muito e como não faço nada dessas coisas, acho tudo maravilhoso!! rss, parabéns querida, é assim mesmo, a prática leva a perfeição, embora para mim, já esteja perfeito rsss, beijocas

  2. Oi Sandra!
    Macarrons é um doce que eu tenho mta curiosidade de saber que gosto tem! Lembra suspiro, por acaso?

    Eu gostei muito da idéia da farinha de castanha de caju. Uma por ser mais barato, então não tem o risco de gastar e não dar certo, e outra que aqui em São Carlos não se acha farinha de amendoas nem pra remédio!RSRS

    Os teus tão parecendo otimos, nem parece primeira tentativa! Parabens!

    bjo 😀

  3. Oi Sandra!

    Seus macarrons estão parecendo apetitosos. O gosto ficou bom, né? então, tudo bem! o aperfeiçoamento é só na aparência 🙂 eu sei, nem sempre essa é a parte fácil – mas se a aparência tivesse ok e o gosto não, acho que vc não ia ficar mais feliz.

    Richie,
    parece suspiro e não parece, por conta da farinha de amêndoa/caju que muda, completamente, a textura do doce.
    Desmancha na boca, tem o creminho no meio fica tudo meio melequento e é para se esbaldar de tanto comer! Por experiência própria, sempre tenha mais gente para comer com vc, pq come-los demais, dá azia…

    bjs prá vcs!

  4. Roberta, muito obrigada, qdo for passear pro lado da sua terra, levo na mala uma caixa de doces pra você degustar e me dizer se gostou!!!

    Gabi, ficaram muito gostosos até o chefinho gostou, pelo menos comeu vários, chefão achou muito doce… … mas comeu!!!

    Richie, é como a Gabi descreveu, a farinha de castanha dá um gostinho e uma textura especial.

    E pra fazer a farinha de amendoas é só bater no processador ou no liquidificador, pra deixá la bem fininha.

    Faz mesmo e conta pra gente o que achou !

    Beijocas

  5. Vc tá mto prendada, hein?! =)
    Ainda não tentei fazer pq sempre tem alguém reclamando q não acertou…mas tem uma carinha mto convidativa..;)
    Ficaram lindos os seus…continue fazendo sua doceriaterapia assim temos muito q aprender c vc, viu?!
    Um bejim e bão domingo!
    da Vinni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *