Chicken Pot Pie ou Torta de Frango

Se bem que não é uma torta de frango qualquer, fazia muito essa receita, que veio numa revista de culinária bem antiga, que nas mudanças da vida sumiu, aí por preguiça, eu parei de fazer.

Essa semana fria e o feriado me levaram pra cozinha, unico lugar da casa onde me sinto bem, com o forno aceso então, é uma delicia!

Passei o dia todo ontem cozinhando, fiz tanta coisa, mas vou postando aos poucos,minha cozinha virou meu refugio, peguei meu cartão de crédito adicional, presente do namorado, ops, noivo, e fui ao mercado, eu recebo meu seguro até o vencimento e se não receber ele disse que me ajuda, não dá é para ficar passando fome.

E como essa torta matou minha fome, foi engraçado fazer tudo sozinha depois de ter um ajudante por tanto tempo, foi uma loucura procurar um recipiente adequado para assar, mas tudo se resolveu, até a porção congelada do namorado está bem, obrigada.

Eu gosto de fazer com massa folhada, então improvisei uma, anota aí vaí:

Massa quase folhada:

4 xícaras de farinha de trigo

2 gemas

50 grs de margarina culinária

1 colher de sobremesa de sal

água até dar ponto

Mistura tudo, amassa bem até não grudar na mesa, sem ficar melequenta, se ficar põe mais uma colher de farinha, e sova mais um pouco.

Deixa a massa descansar uns quinze minutos, enquanto você prepara o recheio:

1 cebola bem picadinha

2 dentes de alho picados

50 grs de bacon

1 sachê de champignon

1 lata de milho verde

1 xícara de ervilhas congeladas

1 xícara de cenouras baby congeladas

1 peito de frango sem osso, picado

temperos a gosto

4 colheres de sopa de farinha de trigo

500 mls de leite

4 colheres de azeite

50 grs de manteiga

Todos os ingredientes separados, tudo picadinho volte para a massa.

Abra a massa na mesa, não muito fina, espalhe 100 gras de margarina culinária, dobre, abra mais um pouco e espalhe outro tablete, dobre outra vez e deixe descansar enquanto prepara o recheio de verdade.

Leve o azeite ao fogo, doure o bacon, a cebola, coloque a farinha de trigo sobre o frango e agite para empanar, despeje sobre o refogado, deixe dourar bem, junte a manteiga, e vá fritando, tempere do seu gosto, eu não pude temperar muito, mas ficou gostoso, junte os legumes, um a um, mexendo bem e por ultimo junte o leite aos poucos. Tem que ficar bem umído e cremoso.



Deixe esfriar e volte a massa.

Abra bem a massa e dobre mais duas vezes, como um envelope.

Deixe descansar mais 15 minutos.

Aproveite esse tempo para lavar a louça suja, ou preparar uma salada para acompanhar a torta, ou fazer um bolo de maçã, ou ligar para o namorado… Opções não faltam só não pode deixar de fazer!

Passaram se 15 minutos, você abre a massa, bem fina, o suficiente para forrar o refratário escolhido e mais um potinho para congelar para o noivo, ufa, acertei de primeira.





Forrado o recipiente, espalhe o recheio já frio, cubra com outro disco de massa, faça furos para sair o vapor, pincele gema, ou ovo, eu acho que só a gema, queima muito rápido, nem sempre a torta acompanha o dourado, já o ovo inteiro batido, indica o tempo certo de forno.







Sei que a torta doura e cresce que é uma beleza, uma combinação de texturas e sabores, se eu fosse vocês experimentava, nesses dias frios, um jartarzinho despretensioso, vai muito bem.



As sobras de massa folhada eu assei, e coloquei num pote com açúcar e canela, acompanha um chá no final da noite, ou não.

Acho que não faltou nada, qualquer duvida me perguntem!!!

10 comentários Adicione o seu
  1. Nossa que vontade de comer….rsrsrs
    Parece delicioso.
    Quanto ao cup cake de laranja não fiz na verdade ainda não tenho a forminha do cup cake mas eu copiei tudinho que vc ensinou. A forminha de cup cake é de papel?, eu sou bem leiga no assunto, mas quero fazer e sei que o de laranja meu marido vai amar…rsrsrs
    Beijos,
    Re

  2. Sandra, que delicia! Sabe que depois q fiz tortinhas de carne, tomei gosto pela coisa! To descongelando um peito de frango, vou fazer amanha pro almoço! E nossa, com tão pouca manteiga sua massa fica linda! Adorei! bjim

  3. Oi Sandra! Ai, fiquei tão contente de te ver no meu blog! Eu sempre passo por aqui, mas fico quietinha! Hihi.
    E que tortinha linda, nossa senhora! Já quero copiar!!! 🙂

    beijo, bom fim de semana pra vc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *