Cupcake Extra Chocolate


Hoje completo cem postagens no blog, é claro que eu queria mesmo chegar a esse numero e passar disso, não sabia que seria tão rápido, tenho vontade de postar todos os dias, logo eu chego lá, estou me preparando para isso.

Hoje tem que ser uma postagem especial, não que todas não sejam, já dá para imaginar que vou falar do meu xodózinho, os cupcakes!

Tenho recebido perguntas de como prepará-los, então vou começar a explicar sobre e logo em seguida a minha receita que traduzi e reproduzi na integra, peguei do site da Martha, o que acredito ser a receita da capa do livro dos meus sonhos.

Em primeiro lugar para se fazer um bom cupcake, esqueça essa história de faça uma receita de bolo qualquer, coloque em forminhas individuais e pronto, vai ficar gostoso? Vai ficar bonito? Vai ser um charme? Sim, sim, sim!!! Mas você vai continuar comendo o mesmo bolo nosso de todo santo aniversário.
Se quiser saber que gosto tem um cupcake terá que experimentar uma receita de quem sabe fazer, eu não vejo ninguém melhor que os americanos, os nova-iorquinos em especial.
Escolha uma boa receita, não se assuste com a quantidade de manteiga, não economize na escolha dos ingredientes, faça as adaptações que tem de fazer, porque não encontramos tudo o que se pede na receita por aqui e mãos na massa, ou melhor na carteira, prepare o bolso e o cartão de crédito, para os utensílios.
Você vai precisar de uma forma com as cavidades, ou até mais dependendo da quantidade que pretende fazer, mas nada impede de adaptar formas de empada com forminhas de papel dentro e assar seus cupcakes.

Já falei que precisa das forminhas de papel, eu sempre uso a branca, porque é mais barata, fácil de encontrar e me mostra a cor real do bolinho.

Bolinho assado, você precisa de uma grade para esfriar, essa grade tem várias outras funções.

Uma faca pequena para retirar uma tampa do bolo e colocar o recheio.

Um saco de confeitar, para encher de recheio, pode ser sem o bico mesmo.

Uma espátula para alisar a cobertura.

Outro saco de confeitar com bico 1M para fazer decorações mais elaboradas.

Eu tenho alguns kits de confeitar cups que vem os bicos mais utilizados, todos podem ser comprados separadamente.

Eu aconselho uma caixa plástica hermética para acondicionar e transportar os cups, mantendo a umidade, se bem que se a receita for pequena não vai ter muito o que guardar.

E para quem quer dar de presente, tem as caixas decoradas.

Eu acho que está de bom tamanho a explicação e a postagem, vocês nem querem a receita… Ou Querem???

La vai:

CUPCAKES EXTRA CHOCOLATE

3/4 de xícara de cacau em pó (usei o melken, harald)
3/4 de xícara de água quente
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de fermento em pó
1 1/4 de colher de chá de sal
1 1/2 xícara de chá de manteiga
2 1/4 xícara chá de açúcar ( eu usei só duas)
4 ovos grandes em temperatura ambiente
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1 xícara de creme azedo (usei creme de leite fresco com gotas de limão)

Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno em 180 graus, forre as formas de cupcakes com as forminhas de papel.
Misture o cacau em pó com a água fervente até ficar um creme homogéneo. Reserve. Em outra tigela misture a farinha, o sal, o bicarbonato e o fermento.
Derreta a manteiga com o açúcar, numa panela em fogo baixo, mexendo até homogeneizar. Retire do fogo, despeje na tigela da batedeira e bata em velocidade média-baixa, até esfriar, adicione os ovos uma a um, incorporando bem, raspando a lateral da tigela, se necessário.
Adicione em seguida a baunilha, a mistura de cacau. Reduza a velocidade, adicione alternando a farinha de trigo com o creme azedo,a massa fica linda!
Divida a massa nas formas, e leve para assar até fazer o teste do palito, use algo delicado para não machucar os bolinhos.
Depois de assados transfira os para uma grade, para que esfriem completamente. Pode se deixar descansar por uma noite em temperatura ambiente fechados herméticamente ou congelados por dois meses.

Para finalizar use uma espatula para espalahar a cobertura sobre os cupcakes.
Pode se conservar por 3 dias em geladeira.
Decorar com raspas de chocolate.

Ganache de Chocolate para cobertura

500 grs de chocolate amargo picado (também usei o melken)
2 1/3 de creme de leite
1/4 de xícara de glucose liquida.

Coloque o chocolate numa tigela resistente ao calor
Levar o creme de leite e a gloucose ao fogo, despejar sobre o chocolate, deixe descansar sem mexer, até que o chocolate comece a derreter.
Misturar bem.
Levar a geladeira, mexendo a cada 5 minutos, até que o creme esteja na consistência exata de cobrir, quando ele não perde mais o forma. Use imediatamente o ganache pois ele continuará endurecendo se ficar parado.

Eu fiz essa receita e não confiei na minha intuição, de que o creme usado por lá é diferente e ao invés de ir acrescentando o creme aos poucos e parar na consistencia certa, despejei tudo de uma vez e o ganache ficou mole.
Então peguei um tablete de manteiga de 200 grs bati na batedeira, com 2 xicaras do ganache pronto mais 3 colheres de cacau em pó e 4 colheres de açúcar impalpável.
Aí sim, ficou bom e bem amarguinho.

Para as crianças eu cobri com nutella.

E fiz alguns mini, que na minha opinião são perfeitos, assam na medida certa, são duas mordidas exatas, uma maravilha.
Como eu derreti todo o chocolate que eu tinha disponível, usei o próprio ganache mole para decorar.
Distribui entre os amigos e vizinhos porque rendeu muito, 24 cupcakes.
Só recebi elogios, espero profundamente que ninguém tenha mentido!!! ou será obrigado a comer sempre, pois pretendo continuar traduzindo receitas.

Prometo não fazer mais postagens tão longas…

E também falar sobre a decoração.

17 comments Add yours
  1. Que show de explicações, parabéns, acho que são mesmo para quem sabe fazer, pois quem já comeu os lá de NY, sabe que não pode ser qualquer massinha, né? Ainda não tomei coragem mas to começando a criar, quem sabe um dia? Beijos.

  2. Sandra, parabens pela centesima postagem! E que venha mais cem rapidinho!
    Da lisa de materiais que vc colocou no bê-a-ba da delicia, soh falta eu comprar as formas de conjunto, pq uso individuais mesmo, de bombocado.
    Achei um charme os cupcakes pequenininhos no meio dos grandes!
    Ah, a glucose é só pra dar um brilho na ganache, né?

    bjo, paraben dnovo 😀

  3. Não tenho nada contra posts longos, os meus são assim. Acho importante dar os detalhes, as dicas. Todo mundo sai ganhando.
    Também não encontro por aqui forminhas tão bonitinhas, então uso as brancas mesmo.
    Concordo com você, massa de cup não é igual à de bolo, nem de muffin.
    Parabéns pelo post 100!
    Bjs.

  4. tô pra escrever a centésima tb, mas cadê a inspiração?
    hum… eu ainda tô correndo de cupcakes. essa coisa de abrir-rechear-tampar não funciona comigo, eu sou sem paciência e destroço o bolinho (tentei outro dia e desisti no primeiro. só um teve recheio, hehehe).

    quero uma gradinha igual à sua. que fofura… onde eu acho???
    beijo

  5. Oi Sandra… assim que puder compre mesmo esse livro vale muito a pensa, eu comprei um pra mim.
    Se precisar de ajuda com algum detalhe em relação a tradução me de um toque tá… bjos querida!

  6. Eu simplesmente amei muito esse cupcake queridona!!! Tudo de bom!! Vou adorar provar!! Esses produtos gringos para cups são o máximo mesmo né, espero que a turma brazuca se entusiasme e faça algo bacana assim tb!! Beijos e ótima semana

  7. Ai ai, ô moda mais deliciosa essa de cupcakes, hem!! Adoooro! ;o)
    Ainda não arrisquei, mas pelo visto nem é tão complicado. Vou me arriscar qq hora dessas.

    Xerinhos e um ótimo restinho de domingo, frô!

    Paty

  8. Oi, Tudo azul?
    rsrsrs, seu ultimo post não me deixou comentar, não tem o link de comentários. Menina adorei este post maravilhoso preciso comprar longo minhas forminhas e fazer meu primeiro cup cake, mas já lhe digo vai demorar um pouquinho, minha cidade é pequena e não tem, estou sem tempo para ir na cidade vizinha que grande e terá. O próximo findi devo viajar aí complica,mas logo eu arranjo tempo e faço.
    A música Ilusion eu conheci a pouco tempo e gostei.
    Beijos e sucesso!
    Beijão

  9. oi, hoje eu vo ensinar a fazer um cheesecake de baileys: é bem simples Ingredientes (base) 100 g de biscoito escuro triturado (Oreo ou Negresco) 50 g de manteiga sem sal (Recheio) 350 g de cream cheese 50 g de creme de leite fresco 5 g de suco de limão 90 g de açúcar 75 g de ovos inteiros 15 ml de licor Baileys (cobertura) 65 ml de creme de leite 50 ml de leite 30 g de gemas. gostou va no meu sate que é http://www.gula.com.br la você vai conhecer mais receitas marevilhosas um beijoo tchau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *