Bolo de Mel da Ilha da Madeira – Sorteio de Natal

Não tem muito tempo conheci o bolo de mel, eu fiquei boba olhando a mesa da Maria Isabel, cheia desses bolos, que não podiam ser comidos, a casa estava toda perfumada, eu salivando, mas nem assado estava, ela explicou, e depois de assado fica duro, só depois de alguns dias que fica bom para comer.
Peguei um papel, copiei a receita e voltei pra casa, toda empolgada, procurei, pesquisei e não encontrei muita coisa, tudo muito igual.
Depois de alguns dias resolvi fazer, e ficou com a mesma aparência . É claro que eu experimentei quente e não achei ruim. Foi aí que me preocupei, os bolos dela ficaram duros, e com o tempo vão ficando úmidos, ao contrario dos meus que ficaram macios, porém mais secos, e não umedeceram nada, desde o dia em que foram feitos.
Todos os dias faço o enorme sacrifício de experimentar um pedaço pra ver se algo mudou e nada. Ontem ela levou um dos meus e disse que vai me trazer um dos dela, para eu tentar descobrir o que aconteceu.

Depois de um tempo enrolando para postar a receita, valeu a pena, comprei meu livro de receitas união e nele veio a receita do bolo. Então lá vai toda a explicação sobre o bolo, retirada do livro União 100 anos.

Esta é uma receita do século XVIII, preparada com recursos da própria Ilha da Madeira (açúcares e vinhos) e especiarias da Indía. Tradicionalmente os bolos são confeccionados no dia 8 de dezembro, para o Natal, e consumidos durante todo ano até as festas seguintes.
Costuma se guardá-los em recipientes com tampas, em temperatura ambiente, e, segundo algumas consultas técnicas, sua capacidade de conservação deve se a baixa hidratação e às transformações operadas entre os vários açúcares que os compõem.
Por tradição não devem ser cortados com faca,( no século XVIII, as facas eram de ferro), mas sim consumidos em pedaços retirados com a mão.
Como sua origem se localiza numa área de clima tropical, eles mantêm suas características de comportamento em terras brasileiras.

Vou primeiro postar a receita que eu fiz, para não confundir, depois de testar a da união, eu posto também.

Bolo de Mel da Ilha da Madeira

Rende cerca de 60 bolos. Eu dividi por 4 para 15 bolos.
10 kg de farinha de trigo
5 kg de açúcar mascavo
2 noz moscadas raladas
4 lts de melado de cana
1 kg de margarina
2 kg de banha
150 grs de erva doce em pó
150 grs de canela em pó
150 grs de cravo em pó
150 grs de cominho em pó
20 grs de pimenta do reino em pó
400 grs de fermento biológico
100 grs de bicarbonato de sódio
2 kgs de frutas cristalizadas
1 kg de uvas passas
Nozes e Amêndoas, para decorar
Modo de Preparo:
Dissolva o fermento no açúcar, junte todos os ingredientes secos , e depois os umidos, e vá sovando até virar uma massa.
Acrescenta as frutas, amassa bem e distribua em formas de bolo.
Eu assei em marmitex numero 7.
Decore com as nozes e frutas secas, e deixe descansar a noite toda, asse na manhã seguinte, em forno médio.
Retire do forno, deixe esfriar bem sobre as grades do fogão. Embale com papel filme, volte para o marmitex, feche a embalagem e guarde em caixa tampada.

É um ótimo presente para as visitas do Natal, amigos do escritório, vizinhos, para quem vai viajar… para os leitores do blog!!!
Eu vou sortear um Kit de Natal, e vai um bolo no kit.
O sorteio será feito pelo sistema Random.org
Para os interessados, basta deixar um comentário nesta postagem com o email , para que eu possa entrar em contato, até domingo dia 05/12, na segunda dia 06,  o presente será postado, para chegar antes do natal.
Tem que ter um endereço no Brasil e torcer bastante!!!
O kit não está pronto, porque eu sempre acho que está pouco, mas além do bolo de mel, tem cortador de homem biscoito, cravo e gengibre em pó, para a receita de biscoito de gengibre, kit com luva, pega panela e toalha de natal, uma fava de baunilha, bandejinhas de cupcakes , saco de confeitar e bico.
Assim que finalizar, eu fotografo, para dar mais água na boca.

Boa Sorte!!!

48 comments Add yours
  1. Sandrinhaaaaaaaaaaa eu queroooooooooo kkkkk Nossa só de imaginar que tenho uma marmitex dessa aqui em casa amigaa esperando o Natal chegar, quero muitoooo que Natal chegue logo, meninas o cheiro que essa torta tem é de matar de vontade kkkkk ai que sacrificio essa longa jornada de espera kkkkkkkkkkkkkkk
    Lindíssimo seu blog amiga, adorei , já sou sua segudora e quero participar do sorteio hein …kkkk
    Bjocas e sucesso sempre amada, vc merece…
    Valéria Moscon
    Email: valeria_moscon@hotmail.com

  2. Puxa Sandra, se fosse fazer a receita inteira, haja braços prá sovar a massa! Mas que o cheiro e o sabor desse bolo deve ficar delicioso, não tenho dúvidas. Olha, só pelo bolo e pelo tempo prá degustar como se deve, o sorteio já vale muito a pena! Mas como vc capricou nos itens, não tem como não amar tudo! Ahhh, eu quero também!!!
    Vivo participando de tudo quanto é sorteio dos blogs que acompanho e até agora nadica de nada! Quem sabe desta vez, eu consigo, antes que termine o ano…rsrs…Beijo!

  3. Boa tarde Sandra, conheci seu blog hj, através das minhas andanças pela Internet e já chego num dia super especial! Quero participar desse sorteio, nossa que bacana a história desse bolo, estou doida por um livro dessas da União, vou providenciar logo! rsrsrs…

    Ana Paula Cavéquia
    paulacavequia@hotmail.com
    Rolândia – Paraná

    Da uma chegadinha no meu cantinho também:
    paulacavequia.blogspot.com
    Bjinhos

  4. Sandra, amigaaaa….arrasou!!! Eu acabei de comprar o livro e ainda não recebi, que legal, adorei!!! Agora legal mesmo vai ser esse sorteio seu…aaaffff….sou pé frio pra caramba, mas vou tentar assim mesmo…hehehe….
    Nome: Carol Fernandes
    E-mail: docesdacarol2009@gmail.com
    Cidade: Americana – SP
    Beijos doces e boa sorte para mim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *