Dieta Coletiva – Semana 7

Caraca, esquecer eu não esqueci, eu só não to fazendo mesmo. Dá pra fazer uma lista de justificativas, mas vou resumir, não estou me cuidando é isso. Estou cansada, estressada, nervosa demais, sem cabeça pra nada.
Chegou a hora de botar meus planos em prática e dói muito, principalmente porque meus planos envolvem pai e filhos.
Como postei ontem e retirei a postagem, não sei exatamente até quando terei internet, nem quando terei condições de reinstalar, nem sei se terei PC por um bom tempo, mas seja o que Deus quiser. Não sou de chorar as pitangas. Vamos ver o que consigo.
Uma noite dessas assiti um documentário na GNT, com 10 dicas para emagrecer.
Achei muito útil, não sei se vão reprisar, não sei se vocês já assistiram, mas sei que dá pra ter anotado na capa da agenda para lembrar quando precisar.
São simples, vou tentar explicar e dar minha humilde opinião.

1- Não pule refeições. Está comprovado, fazer intervalos muito grande entre as refeições ou deixar de fazer alguma delas, aumenta a vontade de tudo hiper calórico. Experimenta passar morrendo de fome em frente a uma lanchonete, vai parecer a refeição mais deliciosa do mundo e você só vai sair de lá depois de comer tudo o que não tem direito e mais um pouco. Planeje seu dia para estar pronta para se alimentar no horário.

2- Diminua o tamanho dos pratos e talheres – é só fazer o teste, use pratos e talheres de sobremesa para fazer a refeição e os de café para a sobremesa. Diminua também os copos e xícaras, só aí já se deixa de ingerir  centenas de calorias por dia. quanto mais espaço mais comida colocamos no prato.

3- Conte calorias, eu sei é um troço chato, mas só assim para aprender, no começo é mais dificil, com o tempo voc~e já vai saber em qual faixa calórica está. Para quase tudo já existe versão light, mas nem sempre o light e diet são mais saudáveis, muitas vezes comer uma porção do tradicional, satisfaz e compensa mnais que uma porção do light, como é o caso do chocolate diet, que não tem açúcar, mas tem muito mais gordura  e conservantes, péssimo para quem tem problemas de pressão. Avalie sempre.

4- Não culpe o metabolismo. Preciso explicar? Se você acredita mesmo que está doente, vá ao médico, faça exames e tome a medicação.

5- Proteína afasta a fome. aumentar 10% de proteína no seu café da manhã, melhora sua saciedade, vai demorar mais tempo para sentir fome outra vez, não se trata em fazer dieta especificamente de proteína, mas de aumentar e melhorar a qualidade da proteína ingerida em cada refeição,m para ter mais saciedade o dia todo.

6- Sopa sacia por mais tempo. Foi realizado um teste com cardápios iguais, um ingerido com um copo de água e outro batido com a mesma quantidade de água, para formar uma sopa. Por incrível que pareça, o pessoal da soma, ficou mais saciado. Quando se come e bebe água, na hora incha o estômago, e aparenta ter saciado, porém a água é absorvida rapidamente e o estômago diminui trazendo a sensação de fome, algum tempo depois de se alimentar. Enquanto que uma sopa grossa, só vai sair dalí, depois de totalmente digerida.
Não vou aconselhar tomar sopa todo dia, mas quando se sabe que vai a uma festa, antes de sair, toma uma sopinha, e não ataca as guloseimas.

7 – quanto maior a variedade, maior o apetite,  Quer ter certeza, compre um pacote de balas coloridas e outro de balas cor de rosa, por exemplo, deixe uma ao lado da outra, e veja qual acaba primeiro. Com certeza a colorida é mais atrativa.
Você pode nem estar com muita fome, vai a um sef service e enche o prato, come com gosto. Não é?
Por isso é bom acabar com muita variedade em casa, como aprendi : comida é arroz com feijão, o resto e variação.

8 – Lacticínios magros ajudam a eliminar gordura. Esta é uma boa dica para aumentar a proteína, uma fatia de queijo branco, um copo de leite desnatado, um iogurte, são fontes de proteínas e são lacticínios magro. Que vão te ajudar a eliminar gordura.

9 – Faça exercícios. Essa é obvia, Você vê uma tabela que diz que uma hora de tal exercício queima só um tiquinho de calorias, mas esquece que quando realizamos uma atividade aeróbica, queimamos de cara a glicose, alimento dos músculos, quando estamos dormindo os musculos precisam se alimentar e já queimamos toda a glicose disponível, então o metabolismo, transforma as moléculas de gordura em alimento e continuamos queimando calorias, dormido, em consequência do exercício feito durante o dia . Tá valendo a pena, não tá?

10 – Mexa-se agora. Você ainda assim, não quer dançar, caminhar, nem pensar em academia, mexa se em casa, as tarefas domésticas já queimam um bom tanto, todo mundo sabe um jeitinho de dar uma mexida. Subir mais escadas, não ficar tanto tempo sentada, lavar o carro, coisinhas pequenas, que podem até representar alguma economia no final do mês. Imagine queimando 120 calorias a mais por dia, com uma tarefa boba, some isso para o mês, e para um ano. agora soma as economias de calorias com a alimentação.
Dá pra emagrecer, sem se matar.

Acho que me redimi, do pecado da segunda feira de valentine’s day.

6 comments Add yours
  1. Bem simples e bem claro, gostei! E incluiria aí os pós que dão mais saciedade e fazem bem, como uma colher de amranto ou quinua em farelo. Enchem mais a gente e tem benefícios.

    Não sei o que se passa, mas não fica trist enuma fase sem computador ou internet. Quando precisei abrir mao disso, por alguns meses, ia 2x por semana num cyber café que tinha perto de casa.

    Não é a mesma coisa, lógico, mas o que quero dizer é: não te isola. Acha alternativas que possam ser boas neste momento.

    um beijo e coragem!

  2. Oi Sandra
    Adorei as dicas!!
    Preciso criar coragem e fazer exercicios, dia primeiro tenho cardiologista vou pegar um atestado médico e voltar pra academia que sai quando engravidei da minha filha que já completou 4 anos. Agora ela está na escolinha e criei coragem de voltar mais eu já engordei horrores.mais com ajuda é mais facil de emagrecer né!!
    Tomara que vc não fique longe por muito tempo, agora que encontrei seu blog me identifiquei muito com vc
    Beijinhos verinha

  3. Sandra, as dicas são ótemas !!

    Mas ó nada de sumir… é , falando assim parece tudo fácil,e sei que não é, mas eu gosto tanto das coisas que vc diz, das receitas…some não please !!!

    Ah, em julho estamos agitando um encontro, dia 17… queria taaaaanto te conhecer !!!
    Vê se dá prá vc ir… tem tempo né, mas sabe cumé, rsrsrs

    Bjus 1000

  4. Amiga, faz como a Fer falou, tira uns minutinhos umas duas, três vezes na semana e vem, não deixe de interagir. Sei bem como é isso, às vezes tomar certas decisões torna-se complicado, mas necessário, te desjo sabedoria e força! E tem semanas que é mais difícil mesmo, essa semana chutei o balde e ganhei uma intoxicação alimentar e em dois dias perdi 2Kg, quer dizer… nem foi tão ruim assim né? kkkkkkkkkkk #aloka. Beijos querida e boa semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *