Brownie

Comigo as coisas funcionam assim: tenho vontade de comer algo, tento me lembrar de quando foi a ultima vez que comi aquilo e qual foi a melhor versão já experimentada, nem sempre funciona, sempre fico dias, horas, pesquisando a melhor receita, claro que nunca anoto, não faço listas, confio na minha pobre memória, que já foi bem melhor.
O resultado é que saio aleatoriamente, comprando ingredientes aleatórios, que nunca são suficientes pra receita que eu estava planejando, aí, tenho duas saídas, ou adéquo a receita com o que tenho, ou faço uma lista decente e espero mais uns dias pra preparar.
Raramente as lombrigas me permitem esperar tanto tempo, geralmente quero tudo pra ontem.
Não sei se já disse, mas tem uma loja de artigos para confeitaria bem perto de casa, vou e volto andando, são uns dez quarteirões, mas alguém aqui tem que caminhar de vez em quando. A loja é muito boa, tem preços bons, o único empecilho  é essa caminhada. Vou deixar o link da loja  pra quem for de São Paulo e se interessar, não ganho nada da loja, é só pra divulgar, e outras pessoas não ficarem pegando ônibus, trem e metrô só pra preparar um docinho, ah, essa loja vende produtos callebaut é lá que ando comprando splits e chocolate amargo.
Mas voltando ao brownie, ando sonhando com ele e morrendo de preguiça de ir até a loja, então corri no shopping que é só uns 9 quarteirões mais próximo e comprei uma barrinha de chocolate meio amargo, que nem diz a porcentagem e voltei pra casa felicíssima, ainda sem uma receita, dei sorte, logo de cara encontrei essa,  que pedia exatamente as 170g da minha barrinha.
Depois veio o drama da forma quadrada, brownie que é  brownie tem que ser assado em forma quadrada, não sei onde li isso, mas botei na cabeça. Não tive tempo de procurar a forma quadrada e fiz numa retangular mesmo, deu certo. Só hoje com a receita pronta é que encontrei a tal forma, e por um preço bem bacana- 4,99 onde? Só por email, desse supermercado eu não faço propaganda de jeito nenhum, e eles tem pelo mesmo preço as formas de cookies, aquelas retangulares baixinhas.
Uma dica pra quem quer fazer cookies e não tem essas formas baixas, vire a forma de bolo que tem e use o fundo para assar, untado e forrado com papel manteiga.

Enfim, depois desse drama todo, traduzir, fotografar, experimentar, aqui está, prontinho pra vocês:

Brownies
Ingredientes
90g de manteiga sem sal
170g de chocolate meio amargo picado
1/4 de xícara de chá de cacau em pó (20g)
3/4 de xícara de farinha de trigo (110g)
1/4 de colher de chá de fermento em pó
1 xícara de açúcar (200g)
2 ovos
1 colher de café de sal
1 colher de chá de baunilha

Modo de Preparo :
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e farinha uma fôrma quadrada de 20cm com fundo removível. No microondas, derreta o chocolate e a manteiga. Misture. Adicione o cacau em pó. Misture bem e deixe esfriar. Em uma tigela, peneire a farinha, o sal e o fermento. Reserve. Bata na batedeira, em velocidade média, os ovos, o açúcar e a baunilha por mais ou menos 4 minutos ou até virar um creme branco. Adicione o chocolate derretido e bata até ficar bem homogêneo. Acrescente a farinha e misture um pouco, somente até incorporar. Coloque a mistura na fôrma preparada e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos. Coloque um palito no meio do brownie. O palito deve sair ainda úmido. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.



Preciso dizer que ficaram maravilhosos???


Na primeira foto usei um pouquinho de geleia caseira de morangos.
Quando eu era menina, jurava que brownie tinha cobertura, mas não tem, essa casquinha se forma naturalmente.
Pode ser servido com sorvete, antes é só dar uma aquecida no microondas.
Se quiser pode congelar em quadradinhos, congela em aberto e depois num saquinho, retira o ar, dura 3 meses no freezer.
E por ultimo e não menos importante, pode ser preparado com chocolate ao leite.



10 comments Add yours
  1. Brownie só tinha feito até então em formas retangulares, agora quero quadrada hahahha, claro pra sairem quadradinhas amiga, boa dica, não deixa de ter uma razão. Adoro esse bolinho úmido hummm
    bjs
    Paula

  2. Estou aqui também rsrsrs
    Adoro Brownie e faço sempre !!!!!!
    Uma perdição !!!!!
    Essa receita sua é bem simples e fácil de fazer.
    Tenho umas complicadas rsrsr
    Mas é tudo delícia mesmo, né?
    Beijos.

  3. olá sandra,
    será q vc pode me ajudar? já que é confeiteira.. rss..
    é o seguinte: venho fazendo brownies pra vender desde julho e tem sido um sucesso! saíam lindos, com a casquinha craqueladinha e a massa úmida.. huummm…
    mas… em umas 4 receitas pra cá meu brownie tem ficado estranho.. 🙁 não forma mais aquela casquinha em cima como antes e ainda por cima fica com um aspecto de brilho de gordura…
    Eu juro que não mudei nem os ingredientes, nem a forma de fazer, e nem o tempo de forno!! to fazendo tudinho do mesmo jeitinho.
    aaiii.. o que será que tá acontecendo??
    será que é por causa do tempo que ficou chuvoso esses dias, teria deixado a massa úmida??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *