Quindim

Pra alegrar um domingo gelado de trabalho, nada melhor que um docinho, tá eu sei tem dezenas de outras coisas que alegram um dia frio, eu só tenho gemas e uma receita de quindim que eu peguei lá no Diga Maria , de tão simples já fiz várias vezes, e até já congelei.

Como aqui a produção de marshmalow é intensa, sobram gemas diariamente que eu congelo com açúcar (conservante e anticoagulante), basta uma colher de sopa de açúcar para cada gema e pode levar ao freezer por até 3 meses. Eu ainda tenho fé de conseguir fazer um bom curso de congelamento para não precisar mais ficar na cozinha a semana toda, por enquanto vou congelando só o basicão com dicas da net ou que me lembro do tempo da escola. Um salve para o curso de nutrição.

Quindim:

  • 1 gema
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa rasa de coco ralado
  • Manteiga e açúcar para untar

 

Modo de Preparo:

Essa receita é para um quindim, e pode ser multiplicada quantas vezes quiser. Geralmente faço 12 , asso numa forma de mini cupcakes.

Para preparar não tem segredo, basta misturar tudo, colocar nas forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar,  levar ao forno em banho maria até ficar douradinho.

Eu desenformo ainda morno, se deixar esfriar na forma, mergulhe o fundo da forminha onde assou em água morna para facilitar na hora de desenformar, a manteiga endurece depois de frio e o açúcar que vira uma caldinha também.

Essa é uma daquelas receitas que salvam quando se precisa de algo pratico e rápido, mas que se estiver sozinha com vontade de comer doce, evite, pode se comer uma dúzia de quindins sem perceber.

6 comentários Adicione o seu
  1. Muito bom! sempre quis fazer quindim mas as receitas pediam até mais de 12 gemas e daí eu pensava o que vou fazer com tantas claras???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *