85 comments Add yours
  1. Oi Sandra, uma dica dos cursos de Brigadeiros Gourmet com pastas da Fabbri… só coloque a pasta após desligar o fogo(já que as pastas são feitas para sorvete), depois de dar o ponto no brigadeiro, com isso você só precisa de 1 colher de sopa da pasta, economiza mais ainda… e ainda preserva o sabor e a cor… o de pistache é fantástico

  2. Olá Sandra… Amei o seu texto.. bem o meu estilo de escrever! Assino embaixo, perfeita descrição. Diz pra mim uma coisa Sandra, quanto voce acha justo cobrar o cento do brigadeiro gourmet?? Claro que usando ingredientes nobres, e seguindo toda pompa que a denominação “gourmet”. Obs. Amo as pastas da Fabbri. Uso em meus buttercreams para cupcake. São fantásticas!

    1. Obrigada, Adriana. Os preços variam muito, eu acredito que no minimo um real cada brigadeiro. Menos que isso não compensa. Também deve se não diversificar no cento, máximo dois, pois as pastas são caras e mesmo comprando fracionada, é um investimento alto, já imaginou 4 sabores no cento pra comprar 4 potes de pasta num preço de 11 cada pote? Por mais que a validade seja longa, é um bom dinheiro que vai ser gasto e só compensa se você vender muito brigadeiro. Também estou apaixonada pelas pastas, usando até em massa de bolo.
      Beijos

      1. Obrigada pelo retorno Sandra. Eu estava seriamente pensando em cobrar 1,80. Até mesmo porque a pasta de pistache, por exemplo, eu pago R$22,00. Para o cento eu no máximo optaria por 3 sabores. Mesmo assim obrigada pela dica. Voce foi muito gentil e amável. Sucesso nos teus negócios. Vamos nos falando! Bjs

  3. Oi Sandra,
    Fiquei com uma dúvida na receita do brigadeiro de pistache que você passou com a dica da Michele. Fazendo sua receita nas 3 latas de leite condensado usa-se 150g de Delipaste e com a dica da Michele é para usar apenas 1 clh de sopa p as 3 latas ao invés dos 150g?
    Desde já,
    Muito obrigada!
    Ah!! Gosto muito do seu blog

  4. Olá Sandra. Gostei muito do seu blog.
    Porém fiquei com a mesma dúvida da Beatriz: ”Fazendo sua receita nas 3 latas de leite condensado usa-se 150g de Delipaste e com a dica da Michele é para usar apenas 1 clh de sopa p as 3 latas ao invés dos 150g?”

    Obrigada.

    1. Thais, eu também tinha ficado com essa duvida e vou explicar a regra que uso, se a pasta for de sabor forte, como café, frutas vermelhas, pistache eu uso uma colher de sopa para cada lata de leite condensado. Se for uma pasta de sabor mais suave como a de amêndoas eu uso o pote todo que da em média 150 gramas para ficar bem saboroso.

      Beijão

    2. Oi Thais e Sandra, nos cursos que fiz, a pasta é sempre colocada no final para que o sabor e a cor se mantenha e em média são usados 20g dos sabores mais fracas e de 10 a 15g para as pastas mais fortes – essas medidas são para receitas com 3 latas de leite condensado. Para receitas menores(1 lata de leite condensado), coloco a “olho”, em média 1 colher de chá.

      1. Obrigada Michele, tenho usado a mais então, se bem que uso sempre para recheio de bolo então fica gostoso mais forte. Para o brigadeiro não deve ser muito bom. Mais uma vez muito obrigada por compartilhar.
        Beijão

  5. Sandra, caí por acaso em seu blog e ADOREI!! Linguagem simples e muito divertido. Entrei no blog pq estou pesquisando pra fazer um brigadeiro de abacaxi com coco. E vou usar delipaste. Você já fez desse sabor? Tem alguma dica? Vou testar esse final de semana.
    Parabéns pelo blog e sucesso.
    Um beijo

  6. “Tarra” na internê caçando uma receita porreta de brigadeiro
    de pistache… cai aqui e né ?
    Não preciso de mais nenhuma e ainda com essa aula ?
    Adorei, copiei compartilhei e pinei, prá não perder jamais !!!

    Bjus 1000 lindona !!!

  7. Sandra parabéns, sou téc de enfermagem e estou a procura de algo novo ,por acaso cai no seu blog…e minha surpresa!!!já achei o que fazer, obrigada

  8. Olá!! Obrigada pelas dicas! São ótimas!! Mas tenho uma duvida, que nunca consigo sanar! Qual a validade media de um brigadeiro gourmet?! Normalmente uso creme de leite e não manteiga… estou prestes a fazer parceria com um distribuidor de doces e preciso muito dessa informação!! Obrigada! bjs Cris

    1. Cris, a validade do brigadeiro é um problema, se você usa o creme de leite fresco a validade é menor, se usa o de caixinha tem um tempo maior, não podemos esquecer que além do risco de algum produto estragar temos também o fato do doce açúcarar, formar uma casquinha depois de alguns dias.
      Faça uma receita e vá degustando um por dia, em diversas condições de embalagens, aqui eu costumo falar de 3 a 7 dias. Dependendo da cobertura em 3 dias já tem brigadeiro que açúcara, para a durabilidade dos ingredientes são 7 dias. Se tudo industrializado.

      Beijão

  9. Sandra, estou usando forminha nº 3, meu brigaderio está ficando muito caro, pq utilizo + massa, agora vou usar a nº 4, obrigada pela dica. bjs

  10. Sandra, amei de paixão seu blog e as receitas! Super obrigada! Também estou à caça de um plano B para minha atividade profissional e foi excelente me deparar com suas receitas e dicas, que até agora foram as melhores que li na net. Sucesso! Vou mandar ver nos brigadeiros. Ah! E super obrigada também pelas dicas dadas pelas outras amigas que comentaram! Já te favoritei viu amiga! Bjos

  11. Oi Sandra, sou de Vitória/ES e aqui não acho nada da Fabri, o que posso usar para substituir a pasta de pistache? Se usar o pistache, qts gramas uso para cada lata? Uso o creme de leite leite para fazer??? Vc se importa em me passar algumas outras receitas de brigadeiro gourmet? Estou precisando melhorar minha renda e estou amando suas dicas. Tks

    1. Daniela, para fazer com o pistache fica outra consistência e outro sabor, algumas lojas entregam o produto em todo o país, como a loja Santo António. Todos os brigadeiros, ditos gourmet, são elaborados com essa pasta, mas nada te impede de fazer as receitas com outros ingredientes. Como eu disse na postagem, eu ainda acho que qualquer coisa misturada a leite condensado e manteiga pode ser chamada de brigadeiro. Para definir quantidades nada melhor que testar receitas, fazer até chegar num ponto em que se encontre o sabor bem definido. Pode utilizar o creme de leite em todas as receitas sim, ajuda a diminuir o doce e dar uma consistência mais cremosa.

  12. Olá Sandra! Adorei seu post! Parabéns! Fiquei com duvida em relação a durabilidade desta pasta. Depois de aberta, guarda na geladeira? Quanto tempo dura depois de aberta? Grata Giuliana

    1. Segundo o fabricante ela pode ficar no armário mesmo por muito tempo, eu sempre deixo na geladeira, mas dura bastante tempo. Geralmente vem um prazo no lacre do pote, melhor consultar, sempre em torno de 3 meses.

  13. Olá Sandra, obrigada pelas dicas. Pode me esclarecer uma dúvida? Se usar a pasta, descarta o creme de leite e a manteiga ou, um dos dois?… Obrigada.

  14. Para o brigadeiro não açucarar basta colocar uma colher de glucose de milho flor!!
    A minha receite de brigadeiro gourmet é um pouco mais encrementada!!
    Uso 130g dechocolate branco belga callebaut e 100g de pistache triturado na massa! Fica divino!! Isso pra uma lata de leite condensado e não esquece a colher de glicose de milho!!

  15. oi Boa Tarde!
    Comecei a fazer brigadeiros para vender na rua, gostaria de saber quantos eles valem já que as vezes não consigo vender todos no mesmo dia. Qual a validade do beijinho, do brigadeiro, do de leite ninho, de prestigio muito obrigada, aguardo ansiosa a resposta

    1. Eles não estragam fácil, o que acontece é que eles açucaram, nos comentários anteriores tem dicas, se não me engano de acrescentar glucose a massa para durar um pouco mais. Não deixe mais que 3 dias, esse é a validade que as brigadeirias usam

  16. Sandra fiquei encantada co seu blog, era tudo que eu queria saber vc disse tudo mesmo nunca ninguém esclareceu tao bem quanto vc
    ja entrei no site da loja santo antonio e achei as pastas mas marca callebut com essa “nossa cria” e e a mesma que vc falou nao entendi
    mas ja estou fazendo pediudo

  17. Olá Sandra, bom dia, tudo bem c vc. Meus parabéns pelo seu blog, pela sua inciativa. Estou começando a fazer brigadeiros pra vender na rua, em faculdades. Gostaria de umas dicas, para 50 brigadeiros forma 4, qto eu uso de ingredientes……. para que eu possa calcular o preço. Desde já meu muito obrigado, muita saude e paz de espírito prá vc e sua familia…..

  18. Sandra, também faço brigadeiros e amei seu blog. Como faço para que meus brigadeiros de maracujá, limão e abacaxi não talhem? Obrigada

  19. Oi Sandra, pra quem não sabe, existe uma loja no Rio de janeiro, chamada Atelier da Gula. Fica na barão de Ipanema. Lá tem as pastas fracionadas.

  20. Meninas!
    Sei que é meio duvidoso eu falar…sou sócia de uma loja de artigos para confeitaria aqui no Rio,e lá vendemos as pastas saborizantes fracionadas tb! Amooo de paixão o leque de opções e facilidade que essas pastas trouxeram pra gente!
    Quanto ao curso, a Fabbri estará em nossa loja dia 11/03 com o Curso de Brigadeiros Gourmet! Quem estiver interessada é só entar em contato! Ficamos em uma rua em frente ao Norte Shopping. No facebook somos: http://www.facebook.com/docearteshop.
    Bjoss

  21. Sandra, eu moro no EUA tenho um baby de 7 meses. Eu estava pesquisando sobre brigadeiros e encontrei seu blog. Apesar de nao ser doceira, eu estou super inspirada com suas receitas. Preciso achar uma forma de ganhar dinheiro e acho que fazer brigadeiro sera minha nova paixao. Irei fazer alguns experimentos e pedir para os amigos provarem se tiverem corage e claro pois sabem que nao sou boa cozinheira rsrs.

    1. Aldenir, faça sim, não é difícil, não desanime no primeiro erro que dá certo. Já ouvi falar que os americanos estão adorando o nosso brigadeiro. Faça e me mande fotos, se tiver duvidas é só me chamar!
      Boa sorte!

  22. Quero muito fazer brigadeiros pra vender ,mas tenho duvidas do tamanho e valor, queria no tamanho médio.Seria o tamanho de uma colher de sopa cheia?
    E as embalagens, quero uma q fique mais organizado ,pois as forminhas de papel não acho bacana…Por favor me manda uma dica
    Grata

  23. Comecei a fazer brigadeiros gourmet para vender, mais não estou conseguindo fazer com que saiam do mesmo tamanho. E também não sei como armazena-los eles estão açucarando deixo dentro de potes de plástico dentro das forminhas

  24. Ahhh!! Eu fiz um curso de brigadeiro gourmet … uma dica e colocar glucose de milho no brigadeiro para ter mais maciez, e a quantidade de Delipaste é para cada 1 kg de “massa” de brigadeiro 60 a 80 grs de pasta delipaste (sabores frutas citricas: maça verde, abacaxi, laranja, tangerina… sempre 60 grs.)

  25. Bom dia! Parabéns por repassar seus conhecimentos! Estou começando agora e gostaria de saber se eu for vender os brigadeiros individualmente ou em uma caixinha com 6 qual tamanho devo fazer? e quanto cobrar ? olha utilizo leite condensado Nestlé e chocolate em pó Nestlé vc tem alguma dica de marca de leite condensado e chocolate em pó mais em conta que fique bom também? Desde já muito obrigada♡♡♡

    1. Valesca, tudo depende de testar, uso várias outras marcas de leite condensado que dão muito certo, ficam até mais gostoso que a nestlé, o cacau uso o da harald, quanto ao tamanho, tem que ver seu custo e o que o seu publico pode pagar, não adianta fazer enormes e não conseguir vender, pesquise o mercado e faça um produto que as pessoas possam pagar.

  26. Amei o que escreveu, Sandra!! Escreveria exatamente assim. E, AMO DE PAIXÃO as pastas da FABBRI. Todos os saborizados eu faço com elas. Já vi receitas para colocarem apenas “essências”. Pode isso. Jamais deixaria meus clientes comerem uma coisa dessas.
    Mas, pelo AMOR A JESUS CRISTO, tô sofrendo mais que JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA, onde ALGUÉM ME INDICA COMPRÁ-LAS, via internet??? Não tem vários sabores nas lojas Santo Antonio, na Armazem 2000, Loja Bondinho. Todas estão desfalcadas. Quero de menta, avelã e NÃO CONSIGO. Alguém me dá uma dica?

    1. Vou pesar e anotar aqui, já pesei uma vez mas esqueci 😛 . De qualquer forma você pode fazer vários tamanhos e ver o que fica esteticamente melhor e pesar para padronizar.
      Beijão

  27. Oi Sandra, obrigada por compartilhar suas receitas. Estou querendo muito entrar nesse mercado de brigadeiros Gourmet e todas as dicas são muito importante. Tenho uma dúvida sobre a pasta de pistache, pesquisei na loja Santo Antonio e tem duas pastas: a Delipaste pistache granulado 150 gr – R$ 13,00 e Delipaste pistache fino- 150 gr- R$ 26,00, tem uma diferença significativa no preço, qual você usa, qual devo comprar?

  28. Sandra, mais uma dúvida, vc já colocou glucose de milho no brigadeiro para conserva-lo por mais tempo sem açucarar? Sabe me dizer qual a quantidade que usa e se ele altera o sabor do brigadeiro.

  29. Olá, fiz esses dias brigadeiros gourmet para degustação de uma cliente, também coloquei o delipaste, fiz com 100 gr de leite condensado, e 50 gr de chocolate callebaut, e só coloquei o delipaste de caramelo (em média de 1 colher de café) no final, com o fogo apagado, e deixei em um prato esfriando, mas quando fui enrolar a massa ficou açucarada, gostaria de saber de alguma sugestão, será que coloco o delipaste depois? com a massa já fria? Beijos.

  30. Olá, realmente deu super certo a receita do brigadeiro gourmet com delipaste, muito obrigada pela dica. Então sei que não tem nada a ver com esse assunto, de brigadeiro gourmet, mas enfim, quero saber como faço para ‘colar’ a massa americana em docinhos? Vou fazer uma personalização do Mickey (carinhas) e quero saber como posso colar em cima dos docinhos? Obrigada, desde já.!

  31. Olá Sandra, divino o seu blog! Amei… Tenho uma dúvida que não encontro em local nenhum. Estou começando a fazer brigadeiros agora e tenho poucas encomendas, até porque faço a noite, quando chego do trabalho. Faço kit com 6 brigadeiros e as vezes as pessoas querem 2 de beijinho, 2 de leite ninho e 2 de laka com óreo. Como eu faço para não desperdiçar massa?
    Obrigada se puder me ajudar. Caroline.

    1. Caroline, você pode fazer as massas e congelar embaladas em papel filme e saquinhos plásticos próprios para freezer ou enrolar os brigadeiros e congelá-los em potes hermeticamente fechados Aí você vai usando aos poucos os sabores que foram sendo pedidos. Ele vale por até 6 meses a -17°C. Não esqueça de rotular as embalagens com a data em que foram congeladas. OK?

  32. Regina, obrigada pela dica. Mas será não existe outra forma? Talvez utilizando menos ingredientes para não render tanta massa? Não gostaria muito de congelar… de qualquer forma agradeço a atenção! Todas as dicas são muito bem vindas! Caroline.

    1. Caroline, eu às vezes faço meia receita. Como faço brigadeiros de 20g, meia receita vai me render mais ou menos 15 brigadeiros daquele sabor. Essa é a saída para não desperdiçar sem congelar.Pode fazer 1/4 de massa também, é só ir calculando a proporção dos ingredientes.

  33. Olá Sandra me dá uma ajuda. Faço brigadeiros gourmet e costumo deixar as massas na geladeira para ir vendendo conforme os pedidos. e percebi que qdo faço com as pastas saborizantes depois de alguns dias eles vão ficando moles, mesmo estando na geladeira. o que estaria errado? Bjs

  34. Bom dia Sandra! Gostaria de saber, o seguinte estou fazendo kits de brigadeiros gourmet, eu posso fazer a massa e por quanto ela pode ficar na temperatura ambiente coberto com plastico fim até ser enrolado?ou assim que esfria e eu enrolo so os encomendados guardo o resto no freezer ou geladeira e se na geladeira por quantos dias? corre o risco de estragar? e se preciso fazer um kit pra deixar pronto para o outro dia, tem problema deixar ja os brigadeiros já dentro da caixinha ate quantas horas antes da entrega posso deixar os docinhos ja prontos na embalagem? e se for doces com recheios por dentro, com licor ou outro doce de abacaxi ou beijinho, o tempo pra deixar na embalagem ate a hora de entrega é o mesmo?e os de copinho tbm? obrigada. aguardo retorno.

  35. Alguém sabe qual marca de amendoim triturado para cobrir o brigadeiro de amendoim é mais indicada? Comprei o da Santa Helena mas não gostei muito. Agradeço desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *