Biscoitos decorados

Biscoitos Decorados

Tenho me concentrado tanto na dieta que nem me lembro que a vida não é feita só de proteínas, até as musicas eu já canto na minha versão Atkins “Ser seu bacon, ser sua comida, toda proteína que houver nessa vida e algum alface pra dar garantiaaaa” Não ficou bom, eu sei.

Fato é que mesmo nessa dieta a vida continua, as encomendas continuam aparecendo e eu merecia emagrecer pelo menos 100 gramas por cada vez que eu passo vontade de raspar uma panela, ou comer aquele ultimo cupcake que mesmo mandando a mais para o cliente não coube na caixa e ele fica me gritando o dia todo, até que alguém chegue e coma.

Há alguns dias resolvi fazer um curso de biscoitos decorados, mais por fogo no rabo mesmo que por necessidade, porque todo o segredo do biscoito está em decorar, e isso só a pratica pode levar a perfeição, confesso que nunca fui boa em trabalhar com glacê real e bicos, mas fiz e até que ficaram legais, não o suficiente para comercializar, quem sabe depois que eu fizer uns 3 mil eu posso.

A massa não poderia ser melhor, ou pior pra mim, feita com nozes, derrete na boca, é um pecado. Para piorar eu tinha uma receita de brigadeiro sobrando e aproveitei pra rechear os biscoitos, sim eu gosto de sofrer.

Biscoitos Decorados recheados

Massa para biscoitos decorados de nozes 

  • 180 gramas de farinha de trigo
  • 120 gramas de manteiga
  • 50 gramas de açúcar
  • 50 gramas de nozes
  • 1 gema
  • essência de baunilha

Misture todos os ingredientes até ficar bem homogêneo. Abra pequenas porções na mesa levemente enfarinhada e corte com cortadores variados e mais ou menos do mesmo tamanho pra facilitar na hora de assar.

Eu forrei a assadeira com papel manteiga e recomendo.

Asse em forno médio até começarem a dourar na base, retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de retirar da forma, faça isso com o auxilio de uma espatula e coloque sobre uma grade para esfriar bem.

Decoração  

Eu uso o glacê real pronto, o pó, para adicionar água e bater. É mais pratico e certo, mas também dá para fazer batendo uma clara com açúcar de confeiteiro (glaçúcar) e umas gotinhas de suco de limão. Outro detalhe é que o industrializado dura mais.

O ponto é o x da questão, deve se bater pelo menos 10 minutos e uma dica boa para confeitar é tirar o garfo da batedeira e virar, o pico de glacê que se forma não pode cair, se cair é preciso secar mais o glacê, adicione mais pó ou mais açúcar.

Tinja esse glacê com corante em gel e aplique nos contornos dos biscoitos.

Para fazer a parte interna lisinha é preciso fazer o glacê fluido que nada mais é que o glacê real diluído, para saber o ponto certo, acrescente um pouquinho de água, bata bem e pingue um pouco sobre uma superfície lisa e conte até dez, se em 10 segundos ele ficar uma coisa só está no ponto, se estiver com marcas tem que colocar um pouco mais de água e tornar a bater.

Parece difícil mas não é. Para cada cor é preciso fazer dois potinhos um para o contorno e outro para o desenho

Use cones de papel manteiga para confeitar, são porções pequenas e não precisa usar bicos, é só cortar a pontinha do tamanho que vc precisa.

Use a imaginação e a criatividade, eu adoro vermelho e bolinhas, acho que já deu pra perceber.

Qualquer duvida deixem nos comentários que eu respondo, se fizer, mande fotos que eu posto aqui!

3 comentários Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *