Rocambole Decorado –

Eu nem deveria fazer essa postagem hoje, o correto seria testar outra vez nas condições corretas e só então fazer a postagem com tudo perfeito. Mas qual a graça de tudo certo?

Eu vejo as coisas pela net, principalmente no pinterest e fico louca pra fazer, acabo fazendo sem todos os equipamentos ou trocando ingredientes, e me decepciono porque não consigo o resultado perfeito. Por um lado isso é bom, assim se criam alternativas e receitas diferentes, por outro você fica com cara de “Eu Sabia”.

Esse rocambole foi meu ultimo desespero por fazer desesperadamente mesmo sabendo que não tenho formas de rocambole e que isso poderia interferir no resultado.  Fiz numa forma baixa que tenho de cookies, a massa ficou grossa e rachou na hora de enrolar, ficou bonito, delicioso, mas não ficou como eu queria que ficasse.

rocambole

 

Se for fazer o jogo dos 7 erros eu encontro uns 10. O problema maior foi sem duvida ele ter ficado muito gordinho e rachar a massa, coisas que acredito aconteceram pela forma ser pequena e a massa ficar mais grossa e mais tempo no forno. Mas não tem problema, hoje vou comprar uma forma de rocambole e resolver isso. aproveito e corrijo a posição dos corações, as cores e quem sabe até faço um cenário bonito pra foto.

A receita é uma delicia, parece complicado mas não é, um pouco de pratica ajuda, mas nada que treinando até o dia dos namorados a gente não consiga fazer, corre, tem menos de um mês pra data.

Antes de começar a preparar a massa você tem que ter o recheio já pronto, que pode ser um ganache,  um brigadeiro, ou apenas um doce de leite que foi o que usei para ser mais rápido e barato no teste da massa, usei meia lata e ainda tenho a outra metade para utilizar, use seu recheio preferido, ta valendo até chantilly com morangos.

Rocambole decorado

Rocambole Decorado

Massa de decoração:

  • 1 clara
  • 30 gramas de açúcar
  • 40 gramas de farinha de trigo
  • 20 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • corantes alimentícios vermelho e rosa

Aqui não tem segredo, é só juntar tudo e misturar bem, dividir a massa, colorir e utilizar.

Faça o desenho escolhido sobre o papel manteiga, com saco de confeitar e bico perlê numero 5.

Você pode fazer o download do desenho aqui 

Acomode o desenho sob o papel manteiga e use como guia para desenhar com o saco de confeitar.

Terminado o desenho leve a forma ao freezer para firmar bem e prepare a massa do rocambole de chocolate.

Massa do rocambole de chocolate: 

  • 4 ovos, claras separadas das gemas
  • 1 colher de café de cremor de tártaro
  • 1/2 xícara chá de açúcar
  • 60 gramas de manteiga derretida
  • 1/2 xícara chá de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara chá de cacau em pó ( se quiser a massa branca é só usar a quantidade de farinha)

Bater as claras com metade do açúcar e o cremor de tártaro até formar picos bem firmes, bater separado as gemas com a outra metade do açúcar e juntar as claras batidas, acrescentar alternado a farinha e a manteiga e por ultimo o cacau em pó.

Retire a forma do freezer, retire o desenho debaixo do papel manteiga  e despeje a massa sobre o papel com desenho. Alise bem para ficar da mesma altura e leve ao forno médio até assar, não pode deixar secar muito porque ele quebra na hora de enrolar, então não faça como eu que faço 5 coisas ao mesmo tempo e preste atenção no tempo de forno.

Retire do forno e desenforme sobre papel manteiga polvilhado açúcar de confeiteiro e vire outra vez, retire com cuidado o papel manteiga em que ele foi assado, vire, recheie a gosto, enrole com ajuda do papel manteiga, corte as pontas e coloque no prato de servir.

A receita eu peguei daqui , o site vale uma visita, tem vídeo explicando todo o modo de preparo e se já estiver lá aproveite para ouvir as musicas que ela usou no vídeo. Eu descobri o King Charles e me apaixonei, baixei algumas musicas e só vou pra cozinha com ele.

 

 

 

 

6 comments Add yours
  1. Oi apesar de rachado ficou lindo!!!! acho que vou tentar!!!!
    O boleira que historia é essa de tambem ser louca por tecidinhos heimmmmmmmm. brindeiras a parte da pra fazer caixas lindas com tecido pros seus doces!!!! Beijos

    1. Eu não porque se deixar me enrolo nos tecidos, mas uma amiga vive fazendo caixinhas pra colocar os doces, ainda assim tenho vários tecidinhos que não sei o que vão virar, talvez aventais e toalhas de mesa.
      Tenta sim, fica muito bom, os meninos não paravam de comer!

  2. A Raíza arrasa muito, né? Fiquei apaixonada por essa receita quando ela postou. E cozinha é assim mesmo, vire e mexe não sai 100% como a gente quer. O que importa é que ficou gostoso (:

  3. Na primeira vez q fiz nao deu mto certo pois a estampa nao agarrou na massa, mas o erro foi meu msm, pois nao coloquei manteiga. Na segunda vez q fiz ficou simplesmente perfeito! Todo estampado! lindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *