Dieta Dukan – Minha Adaptação

Eu não tenho pretensão de lançar nenhuma dieta, nem de contestar a eficiência de dieta alguma, até porque nesses quase 3 meses de dieta  de baixo carboidrato, mais precisamente na dieta Dukan eu emagreci e me sinto bem e sem fome, experimentando vários sabores, novas receitas e um novo olhar sobre alimentação.

Eu coloco no blog sempre as dicas do livro, minhas experiências, sugestões de cardápios mas nada substitui a leitura do livro e a adaptação ao seu corpo e ao seu metabolismo.  Nessa postagem vou te ensinar a adaptar a dieta Dukan ao seu corpo, como turbinar o seu emagrecimento.

Primeiro leia o livro, ou Eu não consigo emagrecer ou O método Dukan ilustrado, ambos do Dr Pierre Dukan. Mas é pra ler mesmo e entender, eu sugiro a leitura com um bloquinho do lado para anotações, imagine que isso é matéria de vestibular, faça seu resumo de tudo, entenda o que cada coisa quer dizer e siga a risca o que ele diz, eu acompanho o grupo no facebook e vejo perguntas bobas que as respostas estão escancaradas no livro e a pessoa jura que leu. E não adianta querer trocar ou substituir algo, como por exemplo o farelo de aveia, farelo de aveia é uma coisa, flocos de aveia é outra, mesmo que aos seus olhos tudo pareça farelo, não são a mesma coisa e não vão ter a mesma digestão quando ingeridos o que pode atrapalhar a sua dieta.

Com o livro e anotações em mãos, faça sua avaliação no site dietadukan.com.br  e não espere nada, imprima a página e marque as datas na sua agenda, faça seu planejamento, marque metas, associe as datas com bons acontecimentos, eu e uma amiga vamos num baile de carnaval vestidas de chacrete dançar Sandra Rosa Madalena, eu sei, é ridículo, mas faz a gente rir. E se não estivermos prontas até o carnaval, já que cada metabolismo reage de uma forma diferente?  Sempre vai ter uma festa trash pra duas amigas loucas e sem noção dançarem iguais a chacretes a coreografia de conga, conga, conga. Você pode ser mais centrada e querer só ir num casamento, ou na sua formatura, quer estar bem na praia, não importa. Visualize a cena, escreva na agenda, use imagens, rebole, mas faça, não deixe pra depois, isso é o seu futuro. O tempo passa rápido e se você não focar a data vai chegar e você pode estar do mesmo jeito ou um pouco pior.

Procure ajuda e apoio, este blog é uma ajuda, os grupos do face são uma forma de apoio, contrate o acompanhamento do site, encontre uma amiga, eu falo sobre isso nas postagens sobre o pense magro, leia também, emagrecer a cabeça é tão importante quanto emagrecer o corpo. Leia sobre as duvidas das outras pessoas, pode servir pra você no futuro, esclareça suas duvidas, troque receitas, só você sabe do que gosta, o que pode comprar e o que te faz bem, eu deixo opções, sugestões, mas é você quem vai determinar o que comer e quando comer. Faça o planejamento da dieta na sua rotina.  Faça vários planejamentos, para dias de trabalho, dias de chuva, dias de festa, visualize possíveis problemas e aprenda a contorná-los antes que eles aconteçam. Teste receitas, não deixe para testa las na hora da fome, certeza que você vai passar fome e raiva e corre grande risco de dar uma escorregada. Essa dieta não é pra passar fome, nenhuma dieta deve fazer você passar fome.

Depois de começar a dieta mantenha o foco e um caderninho com seus planos, anotações, receitas e seu diário sempre por perto, sempre na bolsa, prefere manter tudo no celular, sem problemas, anote o que come, o horário e suas sensações, anote a água que bebeu e até o chiclete que colocou na boca pra aguentar esperar o horário da próxima refeição. Anote se está indo bem ao banheiro, o quanto emagreceu, se travou e suas desconfianças.  Só assim podemos avaliar o que está atrapalhando sua dieta e o que está ajudando.

No meu caso, por exemplo, se eu não comer nada de gordura como a dieta sugere, eu não emagreço um grama e nunca mais vou ao banheiro, mesmo que eu paste o dia todo e coma um boi depois. Tentei o óleo mineral, tentei o activia, tentei massagens, tentei as fibras e saladas de todos os tipos, aí eu como um queijo light ao invés do zero, uso um fio de azeite pra gralhar o peito de frango e temperar a salada, ou mesmo pra fritar o ovo,  e a vida volta ao normal,  não sofro no banheiro e continuo emagrecendo. O mesmo acontece com o leite em pó, eu amo a trufa Dukan, mas se eu faço eu como a receita toda, por isso estou tentando acertar o custo beneficio dessa receita, porque ela me mantém na dieta, mesmo dando uma leve travada. Também estou avaliando utilizar um chocolate com alta porcentagem de cacau. Quero deixar claro que também consumo linguiça de churrasco uma vez na semana com vinagrete e continuo emagrecendo. Cada alimento deve ser avaliado com cuidado. Eu fiz Atkins por muito tempo e tenho algumas receitinhas low carb que continuo aproveitando e não me engordam.

Quanto aos dias de proteína pura ou de proteína mais legumes ( PP e PL) eu estou indo bem, já notei que ao contrario da maioria emagreço mais nos dias de PL, então vou comendo conforme tenho vontade, se estou com vontade de legumes eu faço e como, claro, anoto, se não estou com vontade vou de PP sem encanar.

Se eu desanimo? Claro que sim. Se eu já saí da dieta? Sim, saí algumas vezes com consciência do que estava fazendo e sem culpa, na refeição seguinte voltei a dieta e por coincidência, sorte ou felicidade, estava mais magra no dia seguinte. Já passei semanas travada no mesmo peso? Sim, algumas semanas, aí conversava com alguém do grupo, avaliava minhas anotações e corrigia o possível erro.

 

Espero que tenha conseguido motivar quem está precisando e amanhã vou postar sobre a dieta da minha amiga, sobre como ela se adaptou e driblou os problemas . Se alguém quiser compartilhar aqui também é só me mandar um texto com suas anotações, um dia do seu cardápio e fotos se tiver, eu posto aqui também pra ajudar incentivando e motivando quem está começando ou já caminhando na dieta Dukan.

Qualquer duvida ou sugestão pode deixar um comentário.

42 comentários Adicione o seu
  1. Oi!
    Estou desde terça somente a base de proteínas.
    Já não sinto fome nem muita vontade de doces e carboidratos em geral. Tirei minhas medidas e perdi uns 3 cm de cintura e abdomen. Eu particularmente achei que seria mais, devido a grande quantidade de exercícios físicos que eu faço. Como foi quando começou a fazer? Teve uma perda significativa dentro de 4 dias? Abraço!

  2. Oi! concordo com vc! vejo gente achando que não pode tomar H2oh, que é uma água saborizada, autorizada, porque tem suco de limão…. poxa, deve ter uma gota de suco de limão em uma garrafinha! e por aí ai, um radicalismo tremendo, pode até ser que eu emagreceria mais rápido se não fizesse nada diferente do livro, mas também ficaria num mal humor terrível, cada corpo reage de um jeito, já perdi 9 kg em 45 dias….não tá bom?

  3. Faço a DD 3 meses emagreci 15kg + no 3 mes meu peso travou, não baixa, já fiz tdas as alternancias de PP e PL, cortei tolerados, fiz WD,PD, aumentei a caminhada, tenho o livro e sigo direitinho,não sei + o q fazer.
    Me adaptei muito bem a esta dieta e nem sinto falta do carboidrato, o q me anima sai do manequim 46 p 38/40, muito feliz com esta dieta, mesmo o peso travado porq no total ja emagreci 20kg então penso q é isso o organismo ta querendo me boicotar + vou continuar porq de todas as dietas q ja fiz na vida esta é de longe a melhor p minha saude.

    1. Helen, descupe perguntar mas quantos quilos faltam pra você? Seu organismo pode ter travado por já ter chegado num peso minimo saudável, fiz nutrição e pelo imc deveria pesar 65 kg, mas já passei com vários médicos que me garantiram que nem com plástica eu chego nisso e me disseram que 75 é um peso muito bom para mim, 70 seria ótimo se eu não precisasse de tanto esforço pra manter. Com 70 eu fico com aparência de doente, sem contar que para manter tenho que comer o minimo possível e malhar por mais de duas horas por dia, não estava valendo a pena. Avalie bem isso se já está vestindo 38/40 deve estar muito bem e talvez já possa passar para a próxima fase.

      Bjos

  4. Olá, comecei a dieta à 3 dias e já emagreci 1,5kg. estou gostando dos resultados. Me sinto cansada, mas é normal em todo inicio de dieta. Estou sentindo falta de pão de manhã. Vou ver se faço um da recita do livro para tapiar minha vontade. Estou lendo o livro, mas não encontrei nada sobre os sucos diet de saquinho (tipo clight). Você sabe se ele pode ser consumido desde o inicio? Me ajudaria muito com a meta de consumo de água diario. Bjs.

  5. Oi queria tirar uma dúvida, estou um pouco desanimada…vai fazer 30 dias que estou fazendo a dieta comecei com 71,5 e agora fico oscilando entre 68,5 e 69, sempre vejo o pessoal falando que emagreceu muito em poucos dias e eu só foram aproximadamente 3kg….to fazendo caminhada cortei carboidrato….nossa to meio desanimada quase desistindo….

    1. Aline, é complicado avaliar o que está travando seu emagrecimento sem ter uma descrição detalhada do seu dia. Primeiro, vc tem feito um controle de medidas? Fazer ginastica aumenta o peso da musculatura, vc pode estar ganhando massa magra e mais adiante a perda de peso vai ser mais eficaz. Apenas com um histórico eu posso te dizer onde está o problema, pode ser consumo exagerado de laticínios, poucas refeições, ou intervalo muito grande de uma refeição para outra. E por mais que não tenha nada travando, emagrecer 3 quilos no mês é muito bom. Eu que vinha engordando isso nos últimos meses estou muito feliz em conseguir apenas manter o que emagreci fazendo a Dukan 3 a 4 dias por semana, devido ao meu trabalho estou fazendo degustações e não estou conseguindo manter a dieta como deveria.
      Olhe suas anotações, leia o livro e identifique o erro.
      Beijos

  6. Olá comecei segunda feira a dieta, dia 09/09, perdi 1kg até hoje, tudo estava indo bem, mas hoje acabei comendo biscoito de polvilho e 2 suspiros, á noite já retomei a dieta. Será que tem algum problema.Meu peso é 70. Quero chegar aos 60 kg, e é a segunda vez que começo essa dieta, mas nunca consigo ir adiante, hoje com a minha fraqueza fiquei bem desanimada.

  7. Minha maior dificuldade é ir no banheiro.. também já tentei de tudo. O jeito que encontrei é tirar um dia do fim de semana para comer carboidrato e depois continuo a dieta normal.. Não deixo de emagrecer por isso. Acordar de manhã para caminhar também é muito difícil..mas sinto que isso faz falta!

  8. Estou aguardando o livro chegar para começar, as dificuldade s que encontro qdo tento emagrecer, é o fato de passar o dia inteiro fora, Sandra vc tem alguma sugestão?

    1. Adelina, prepare pequenos potes com porções do que vc vai comer, gelatina, rolinhos de frios, iogurte com aveia, se puder use uma bolsa térmica para carrega los. Isso ajuda muito. Prepare saladas com frango desfiado também. O pão e os biscoitos também são ótimos e mais fáceis de transportar.

  9. Sandra, bom dia!
    Estou fazendo a dieta a cerca de um mês e meio, comecei com 70kg e já cheguei á 61,6kg, porém esse fds bebi sexta, sabado e domingo, e comi uma fatia de bolo, e um salgado assado, fui me pesar hoje e estou com 63,6 Kg ou seja, engordei 2Kg nessa brincadeira, estou de volta pra dieta, não sei se volto para a primeira fase, ou se alterno PP e PL, o que vc me diz? preciso chegar aos 60 Kg e dia 25/out é casamento do meu irmão. obrigada!

    1. Luana, faça um dia de PP e continue a alternância, para voltar a fase de ataque é bomir no site e fazer o calculo outra vez. Use chás, turbine a ginastica que você chega no peso rapidinho!

      Beijos

  10. Oi Sandra, comecei a dieta Dukan ha 16 dias e emagreci 4 kg ate agora. Minha meta é emagrecer 16 kg. Adorei seu blog, ainda tenho muitas duvidase medo de comer algo errado e por tudo a perder. Quase nao como queijo, ate agora nao tomei refri light, e estou enjoando dos meus cardapios, rs. Estou na fase cruzeiro, faço 1/1. Gostaria de te perguntar se posso tentar fazer 5/5 ou 2PP/1PL? Enfim posso tentar ver a forma q melhor me adapto? Fora isso meu intestino ta muito travado e nao sei o q fazer pois sempre tive intestino preso, agora entao ta muito pior. Obrigada Sandra..

  11. Olá Sandra!
    Parabéns pelo seu blog! Amo suas receitas!
    Comecei a fazer a Dieta Dukan, fiz 5 dias na fase Ataque e emagreci só 1,5 kg 🙁
    Confesso que fiquei desanimada… mas antes fazer algo do que ficar parada, acomodada!
    Na sua opinião, qual seria a proporção na fase Cruzeiro para emagrecer mais rápido? 1/1?
    Tenho como meta emagrecer 8kg até o natal, mesmo sabendo que preciso emagrecer mais.
    Obrigada desde já!
    Beijos

  12. Sandra adorei seu blog tambem adoro uma cervejinha e um bom rock mas infelizmente ou temporariamente felizmente escorreguei agora na minha dieta estou ha 18 dias ja eliminei 5kilos mas acabei de comer 2 pedacos de pizza q montei p as criancas e foda acho que aquele ditado e muito sabio fuja das tentacoes rsrsrs o q faco amiga?

    1. Jeane, primeiro não fique sem tomar remédio, a dieta causa um estado de cetose que deixa o corpo todo dolorido nos primeiros dias, na fase de cruzeiro consuma vegetais verde escuro que ajudam a diminuir esse mal estar. Não passe fome e descanse sempre que bater o cansaço, é normal sentir um pouco de dor de cabeça, se não melhorar interrompa a dieta e procure um médico.

  13. Olá Sandra, Boa tarde!
    Comecei a DD ontem, estava com 69.8, hoje de manhã me pesei e estava com 68.9, perdi 900g, fiquei muito feliz e ainda mais determinada. Meu programa diz que tenho que ficar na 1ª fase por 6 dias, mas se eu quiser prolongar um pouco mais dependendo resultado, eu posso???

    beijoo e parabéns!!

    1. Não pode, Tassia. o período de ataque pode trazer prejuízos para o corpo se feito mais dias do que o necessário. Siga as fases corretamente, tudo acontece a seu tempo, as vezes pensamos acelerar e perdemos tempo mais a frente.

      Beijão

  14. Bom dia Sandra,
    Comecei minha DD a 7 dias, fiz tres dias de fase ataque e estou a 4 dias na cruzeiro. Na fase ataque perdi 2 kg e ainda não me pesei. Tenho feito o panini com farelo, e geralmente o recheio com presunto de peito de peru light e queijo minas frescal 0%, isso para o café da manhã. Minha dúvida é saber se posso continuar consumindo queijo e presento na hora dos lanches ou se vc acha que estou exagerando nos laticínios. Outra coisa, posso comer frango cozido, sem pele, mas temperado com cebola, alho, salsas, etc.
    Desde já agradeço.
    Beijos!

  15. Olá Sandra! Comecei a dieta ontem! Segundo o site, preciso fazer três dias da fase ataque! Estou fazendo certinho. Ontem tive muita dor de cabeça e hoje acordei com tremores nas mãos e pés. É normal? Bjsss

    1. Sim, é normal, o corpo entra em cetose e causa essas reações, beba um copo de leite morno, ou um iogurte, não fique sem comer muito tempo. Se tiver dor de cabeças tome o analgésico que costuma usar e se os sintomas não sumir, passe logo para a fase de cruzeiro.

  16. CRISTA..
    Preciso eliminar 25 kg , sabe me dizer quantos dias de ataque tenho que fazer , ja estou no terceiro dia…..sinto falta da salada..

  17. Adorei teu blog. Comecei a fase de ataque hoje, até aqui está indo tudo bem mas se for necessário vou fazer algumas adaptações sim! Quero perder 15 quilos, não tenho pressa, desde que consiga manter este peso depois.

    1. Isso mesmo, Aline, o importante é melhorar a qualidade de vida e ter uma alimentação mais saudável. Não podemos desistir ou desanimar por não seguir a risca a dieta. No final tudo da certo.
      Beijão

  18. Estou fazendo a dieta mas, estagnei em 88 kg. perdi 5 kg e na fase cruzeiro nada…às vezes tenho vontade de parar..ainda não desisti continua fazendo tudo..pensei que seriam as caminhadas insuficientes, aí entrei na academia e continuo do mesmo jeito. Me dê uma luz! Obrigada

  19. Boa noite, comecei a dieta ontem e hoje comecei a ir p academia, mas estou sem saber se continuo pq não perdi nenhum grama, e não paro de fazer xixi. Se alguém que tenha passado por isso puder me responder.

  20. Oi Sandra… Comecei a Dukan a 3 dias… Finalizando hoje, minha fase de Ataque.

    Senti que COMI MAIS durante a dieta do que em dias normais, pois não estou acostumada a fazer refeições de 3 em 3 horas e nem comer tanta proteína… que causa bastante saciedade…

    Gostaria de Ajuda com meu cardápio, pois estou pensando em continuar o ataque por mais alguns dias, caso eu não tenha feito corretamente…

    Primeiro dia: 2 fatias de presunto e 1 copo de leite desnatado no café da manhã, depois almocei 2 filés de frango + omelete com farelo de trigo, a tarde foram 2 fatias de queijo branco light + Chá de gengibre e Canela e no jantar, Sahimi de Tilápia com Shoyu.

    Segundo Dia: 1 Copo de Leite Desnatado no café, almocei 2 filés de frango + 2 ovos cozidos temperados com sazon + 1/2 Iogurte Natural Desnatado com farelo de aveia e adoçante, o café da tarde permaneceu as 2 fatias de queijo branco com o Chá de Gengibre e Canela, Tomei 1 Copo de leite +/- as 19:00 e no Jantar fiz uma receita de crepe Dukan com ovo, leite desnatado e requeijão light recheado com frango desfiado e cheiro verde. Comi duas Unidades com uns 10 cm de diâmetro cada.

    Terceiro e ultimo dia de ataque:
    1 iogurte zero com frutas (molico) no café da manhã, Novamente comi 2 unidades do crepe recheado com frango desfiado + 1/2 Iogurte com farelo de aveia e adoçante, Café da tarde foram as 2 fatias de queijo Branco com Chá de Gengibre e Canela…
    Até o fim do dia, pretendo Tomar mais um copo de Leite Desnatado e Jantar 2 Bifes grelhados com Kani.

    Não me pesei antes de finalizar a fase, mas aparentemente não perdi peso… Estou muito confusa, será que eu comi demais?
    Não quero me decepcionar…

    1. Primeiro, os dias de ataque devem ser seguidos na quantidade indicada pelo site, nada de fazer dias a mais.
      Segundo, como alguém começa a fazer dieta sem se pesar? Se acha que não emagreceu, agora já foi passe para a fase de cruzeiro, e pese se pelo menos uma vez na semana. O correto seria todos os dias.
      Terceiro, o cardápio está sim apropriado para a fase de ataque.
      Se não quer se decepcionar faça um planejamento e siga as regras, há toda uma preparação antes de começar, não adianta fazer de qualquer jeito sem embasamento e depois ficar resmungando que acha que não emagreceu.

  21. Boa noite Sandra? Adorei o seu blog! Comecei a DD a dois meses! Perdi 7 kg mas fico oscilando entre 7 e 8 kg! Meu peso inicial era de 86kg hoje estou com 78, ás vezes 79! Estou ficando um pouco desanimada pois estou estagnada á um tempo! Ñ consigo fazer muita atividade física! Tento comer o mais certo possível, mas as vezes abuso um pouco dos laticínios, principalmente dos iogurtes! Algumas vezes troco o 0 de gordura por light! Sempre que tenho vontade de comer um doce uso leite em pó desnatadado pra fazer algumas caldas pra gelatina! O que será que pode estar parando o emagrecimento? Meu cardápio normalmente fica assim: de manhã 1 xícara de café com leite desnatado mais a panqueca dukan recheada com cottage! Almoço carne moída ou frango grelhado ou peixe cozido! Lanche iogurte zero ou light mais umas 4 fatias de peito de peru com cottage! Jantar um omelete com tofú ou ricota, coca zero! Nos dias de PL incluo vegetais e legumes como brócolis, beringela etc! Se vc puder me dar algumas dicas agradeço!

  22. Sim, você conseguiu me motivar, eu comecei esta semana a dieta e não sinto fome nenhuma, porém, tenho vontade de vez em qdo de comer algo diferente, tipo baião de dois kkkkkkkkkkkkk, mas só um pouco, e muito de vez em quando mesmo, juro. Vou fazer igual a vc, vou incluir de vez em qdo uma coisa ou outra e monitorar meu peso, se ficar de boa, continuo assim, se não, volto a seguir a dieta regradamente. Bjs (=

  23. Olá ótimo artigo estou procurando uma dieta para me auxiliar na perda de peso pois estou 12 kg acima do peso ideal para o meu biótipo e está dieta dukan parece ser ótima obrigado pela dica …

  24. Sandra, parabéns!

    Olá pessoal!

    Vim dividir minha experiência de peso estagnado e intestino preso…

    O peso pode estagnar na balança, mas as mudanças são visíveis no corpo, nas roupas que vestimos e ficam largas, nas medidas que diminuem. Eu vejo o meu corpo inteiro afinar, dia após dia, de forma espantosa.

    O meu intestino sempre foi problemático e piorou (às vezes, se passavam 5 dias e nadias e nada). A aveia e os 4 litros de água só me fazem urinar. A solução foi 3 colheres de sopa de óleo mineral, em jejum, uma vez por semana. A semente de chia é uma maravilha (coloco 1 colher de sopa de molho em 100 ml de água, durante a noite, e tomo no dia seguinte em jejum). Também deixo 1 colher de sopa de Goji Berry, em 100 ml de água, da noite para o dia, e misturo de manhã com o mingau de aveia – depois de retira-lo do fogo… o intestino funciona todos os dias.

    Foco e abraços!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *