Quanto Vale Vinte Centavos ?

protestos_sp

Depois de vários dias de protestos contra o aumento da passagem do transporte publico em São Paulo (a gota d’água) ainda tem gente que não entenda e que ainda critique. Bom a globo não chegou onde está ficando do lado de quem protesta, nem quando estão na Turquia, apenas divulgam mais e concluem a matéria com aquela cara de “só lamento”.

Eu não sei você o que pensa sobre o assunto mas, eu aprendi desde pequena que quem despreza um tostão nunca chega a um milhão, não sei se ainda tenho tanta pretensão. Mas sei bem que numa hora de transporte publico rodando em São Paulo os responsáveis arrecadam vários milhões só com os vinte centavos adicionais no preço da passagem. Não vou ficar aqui caçando números pra convencer ninguém, faça as contas, você consegue!

Cada vez que você precisa de transporte publico e precisa colocar mais vinte centavos nos três reais de costume você está perdendo o dobro, sim, porque se você vai mais cedo ou mais tarde vai precisar voltar, e se você não vai só ali e já volta, não aproveita o beneficio do bilhete único de fazer tudo com uma unica tarifa. Logo seus vinte centavos se tornaram 40 centavos, e se você trabalha e estuda pode colocar mais sessenta ou oitenta centavos, agora multiplica isso por 24 que são os dias trabalhados pela maioria da população. São 14,40 em um mês que você deixa de embolsar e simplesmente entrega de mãos beijadas para o governo, isso se contar só uma pessoa trabalhando e estudando na casa, multiplique isso por todas as pessoas que fazem isso na sua casa, e todas as pessoas que você conhece, mais todas que vão no ônibus se apertando em pé depois de um dia de trabalho. Não se assuste se só ai no seu mundinho em um mês você descobrir que esses vinte centavos comprariam um ônibus.

protestos_sp

Agora tenta colocar junto os três reais de costume. Eu sei, deu um nó na sua cabeça, é muito numero, a gente se confunde onde põe a virgula e o ponto.

Ah, desencana, tem os impostos, esse dinheiro não é usado para os ônibus, não dá pra manter, além do que tem os salários e cada funcionário tem o custo dele mesmo só de impostos…

Blá, blá, blá…

Nós pagamos impostos de tudo, só faltam nos cobrar para respirar, porque para pensar e reclamar já estamos pagando, 20 mil uma fiança para quem é preso protestando. Agora me responde rápido, quem está com mais medo? Quem vai pra rua reclamar, ou quem estipula fianças de vinte mil? Quem está com a razão?

Eu penso que se eu tiver que me matar de trabalhar, abrir mão dos meus direitos para só então ter um pouco de conforto, eu também devo ser dispensada de pagar impostos.

Porque quando meu carro quebra de tanto passar por buracos nas vias publicas, quem paga o conserto?  Quando eu fico doente e preciso de médicos, quem paga meu convênio? Quem tem coragem de se tratar nesses açougues públicos? Quem ensina história e geografia para os meus filhos? Quem me protege voltando pra casa na madrugada, ou saindo do banco depois de pagar minha conta de luz cheia de impostos?

O conceito de imposto está embutido há muito tempo na rotina das pessoas e ninguém se da conta, todos reclamam mas ninguém tem coragem de fazer nada, fomos engolidos pelo sistema e não significamos nada além de  mais uma quantia para os cofres públicos e paticamente sem retorno algum, tudo o que nos oferecem como publico não passa de um esquema de enriquecimento ilícito de familiares e amigos de governantes com a intenção de nos distraírem e lucrarem cada vez mais.

protestos_sp

Sou a favor dos protestos, provavelmente me encontrarão por lá, mesmo com trabalhos, filhos, greve de trem, chuva, e tudo indo contra me sinto na obrigação de ir até lá, só para caminhar junto, fazer volume e passar minha mensagem. Todos que tem consciência do valor dos seus vinte centavos deveriam fazer o mesmo, porque informar e reclamar nas redes sociais é preciso, mas não muda muita coisa, mostrar a cara mudar o fluxo, a ordem natural das coisas, que diga se de passagem, está caótica, pode trazer mais resultados.

Use os vinte centavos que saem da sua carteira como desculpa e vá protestar também, mesmo que você tenha carro, uma hora ou outra você vai pagar também, mesmo que indiretamente. Perca o medo, não acredite na televisão, a mídia toda faz parte do esquema de enrolação do cidadão.

Acorda, Povo!

PS- Eu sei que a maioria esperava uma postagem sobre dieta, mas vai por mim, consciência leve e dever cumprido ajudam muito a emagrecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *