101 dicas para ser mais organizado – Lavando a louça – Dica 4

Já faz um tempo que quero fazer essa postagem. Mais precisamente desde que comecei a conviver com gente que não sabe lavar a louça e não aceita explicação. Então fikadika, se você conhece alguém que não sabe lavar a louça mande essa postagem assim como quem não quer nada.

Eu cresci com uma mãe que mais parecia um general da ditadura com consciência ambiental e ela não poupou esforços pra me fazer acreditar que o método dela de lavar a louça era o melhor.

Primeiro, a gente tem que começar a lavar a louça ainda enquanto estamos preparando a refeição, não interessa o quanto de experiencia você tenha, se anda e respira deve saber lavar e cozinhar ao mesmo tempo.

Segundo, assim que a gente termina de preparar as refeições e distribuiu a comida nos pratos já devemos colocar as panelas na pia e soltar um pouquinho de água dentro da panela, veja bem eu disse pouquinho, o calorzinho da panela mais a água vão ajudar a amolecer a sujeira enquanto fazemos a refeição.

Terceiro, devemos tirar todas os restos dos pratos, não se deve deixar um carocinho de nada nem de coisa alguma, isso entope o encanamento e da um trabalho louco pra desentupir, uma boa dona de casa nunca entupiu uma pia.

Quarto, Nunca, de forma alguma coloque copos e xícaras dentro da pia, eles ficam do lado, assim como tigelas plásticas e talheres que ficam sobre os pratos e são lavados logo depois dos copos. Deixar esses utensílios dentro da pia faz com que eles fiquem engordurados com a água de enxague das outras louças e você vai precisar de mais água, mais detergente e mais tempo, isso sem contar sorte pois os copos podem ficar com aquele cheiro de ovo terrível se deixar os copos dentro da pia.

Quinto, Vamos lavando a louça e empilhando sobre o escorredor, tudo de boca para baixo, nada de colocar louça pra secar com a boca pra cima, além de você ter que secar a louça fica aquela água nojentinha no fundo do pote. Sem contar que você deve ter um pouquinho de lógica começando pelos menores e empilhando os maiores, se possível formando um ângulo para que a água escorra.

Sexto, se precisar aquecer água para limpar alguma peça certifique se que a mesma está suja de gordura, se for proteína o calor só faz ressecar ainda mais e só limpa com muita força mesmo.

Sétimo, use o detergente necessário, deixe a festa da espuma para banhos de espuma.

Oito, abra pouco a torneira, banho a gente toma no banheiro e enquanto esfrega a louça mantenha a torneira fechada.

Nove, Se usar esponjas de aço tome mais cuidado quando enxaguar as panelas, elas deixam resíduos que se acumulam no organismo.

Dez, Após lavar a louça não esqueça de lavar a pia e muito bem lavada, dentro da cuba, as laterais, passe detergente e jogue água. Terminado lave bem a esponja e deixe num local seco, nada de deixar sobre poças de água e resíduos de sabão.

Pronto, agora só falta secar a louça, o que ela se estiver bem empilhada vai fazer sozinha. Não, por mais que ouvisse minha mãe e meu pai reclamarem de louça secando na pia eu não me importo, deixo lá secando e como tenho pouca coisa já uso tudo logo. Secar a louça não tem segredo, eu acho, caso você tenha algum, me conte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *