Dieta Dukan e Organização – Por Josy Diniz

Para todas as coisas na vida é necessário disciplina, comprometimento,dedicação e organização e, com a dieta não seria diferente não é mesmo?

 

A dieta Dukan possui uma lista de 100 alimentos que podem ser consumidos a vontade, com exceção apenas de laticínios (1litro/quilo por dia) e ovos inteiros estão limitados a 2 unidades/dia. Lembrando que pessoas com colesterol alto devem restringir o uso a 4 unidades por semana e que nos caso das claras, que são proteínas puras, o uso é totalmente liberado.

Diante de uma lista tão farta e conhecendo as minhas preferencias alimentares,já na fase de ataque, percebi a necessidade de montar um cardápio, em que eu pudesse fazer substituições que não me prejudicassem. Um bom exemplo é que eu não gosto de frutos do mar, sou alérgica a camarão, não suporto vísceras, não sei que gosto tem tofu nem muito menos tenho facilidade em encontrar e só nisso a minha lista fica um pouco mais restrita.

Vou usar como exemplo o cardápio básico que a Sandra postou aqui no blog e que utilizo, fazendo as devidas adaptações:

 

Exemplo de cardápio – Dieta Dukan – Fase 1: Ataque

 Café da Manhã

1 xícara de leite desnatado com café e adoçante

3 fatias de peito de peru e requeijão

Lanche da Manhã

1 iogurte 0% com 1 colher e meia de farelo de aveia

Almoço

coxa e sobrecoxa de frango assada

tofu com gengibre e shoyu

1 taça de gelatina diet

Lanche da Tarde

Omelete com queijo branco

1 xícara de chá verde

Jantar

Hambúrguer caseiro

Ceia

1 copo de gelatina diet

1 fatia de queijo branco

Depois de montar o cardápio, achei que deveria fazer um diário da dieta e anotar minhas refeições, receitas que fui testando, as que deram certo para mim em questão de sabor, textura, preparação, etc. e percebi que seria melhor desvincular isso da minha agenda pessoal. Imagina 200 dias na fase cruzeiro escrevendo em todas as paginas da minha agenda de compromissos sem deixar nenhum espacinho para as outras anotações?

Fiz todo o controle de cardápio da fase ataque na agenda, mas para a fase cruzeiro preparei uma planilha, que provavelmente usarei como base quando alcançar minha tão sonhada consolidação.

Planilha: http://euseidisso.com.br/wp-content/uploads/2013/06/Fase-Cruzeiro.pdf

Comprei dois cadernos, uma para ser meu diário de bordo, onde relato meus progressos, minhas pequenas vitorias, onde colo fotos que me estimulam, onde eu desabafo quando algo não sai da maneira esperada e outro em que eu organizo as receitas.

Uma coisa bacana para fazer nesse caderno de receitas é classificar por fases, logo do lado do titulo da receita. A classificação ajuda muito na hora de montar um cardápio especial. Se você está na fase cruzeiro em dia de Proteínas + Legumes (PL) pode ir direto às receitas especificas para esse dia, poupa um bom tempo.

Existe também a necessidade de acompanhar a sua evolução de emagrecimento. Algumas pessoas preferem se pesar todos os dias (sou dessas), outras só uma vez na semana, outras preferem sentir a roupa folgar. O fato é: documentar sua evolução é preciso.

Eu baixei um aplicativo para Android, gravador de peso, onde registro todos os dias o meu peso da manhã, em jejum. É fácil de usar e uma mão na roda para o controle de peso.

Além disso, visitando os tópicos do fórum Dieta Dukan Receitas, vi que as meninas faziam um acompanhamento semanal de seu emagrecimento e redução de medidas e achei ótimo (eu adoro planilhas). Acho uma pena ter começado a fazer o acompanhamento das medidas já na terceira semana de dieta. É impressionante perceber o que você reduz de medidas com a Dukan.

Planilha de acompanhamento semanal:

Planilha de medidas

Então é isso: Força, foco, fé, organização e disciplina!

12 comentários Adicione o seu
  1. Oi tudo bem ?!!? Estou indo para fase Cruzeiro e queria ver se você pode me ajudar, estou com dúvida se nos dias de PP posso utilizar as verduras ( cebola, tomate, alface)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *