Guia Pratico da dieta Dukan

Ando muito ocupada esses dias com vários projetos e já me preparando para retomar a dieta com força total, até o final do ano quero eliminar os quilos que ainda me restaram. Para isso eu peguei um caderno e fiz um rascunho do que preciso fazer para recomeçar sem ter erros e não me frustrar;

Segue um guia prático da dieta Dukan, para quem quer começar ou precisa recomeçar.

Primeiro é fundamental a leitura do livro.  Ele não é caro, vai te esclarecer muitas duvidas e te ajudar a entender o porque dos alimentos indicados e dos proibidos. Compre e leia o livro, não vai demorar mais que uma semana, faça suas observações, anote duvidas e pergunte. Comece a dieta cheia de informações!

Agora que você já entende a dieta deve ir ao site da dieta Dukan e fazer o calculo do seu peso ideal e de quantos dias vai durar cada fase para você.  Você vai ter uma imagem como essa:

fases dieta dukan

 

Esse é um guia para você seguir a deita sem se atrapalhar, se fizer certo, as chances de chegar na data com o peso assinalado são grandes, pode ter certeza que se chegar o dia da estabilização e você não estiver no peso é porque exagerou nos tolerados, saiu da dieta por qualquer motivo. Quem segue a risca os conselhos do livro, consegue emagrecer, mesmo que no inicio pareça que não está indo bem.  É fundamental não se comparar a ninguém. Tem gente que emagrece mais só com proteínas, outros emagrecem mais com legumes, outros desincham após o ataque e eliminam mais peso no inicio do cruzeiro, só porque não está descrito no livro o seu tipo de emagrecimento não quer dizer que esteja errado.

Tenha sempre em mente que a dieta é eficiente, e que não engordamos de um dia pro outro, mesmo que tenha sido em um ano que acumulamos os dez quilos extras, sabemos que para emagrecer é bem mais difícil e complicado.

O primeiro ponto importante é saber quantos dias de ataque devemos fazer, esses dias devem ser respeitados, assim como a fase de consolidação, ela pode até começar depois, devido atraso na fase de cruzeiro, mas sempre deve ser contado 10 dias para cada quilo perdido.

Na fase de ataque só se deve consumir os alimentos da lista de permitidos:

TODAS AS CARNES MAGRAS – isto vale para: bifes bovinos, carne de frango -grelhada/assadas e todos os tipos de peixes e frutos do mar em geral. Dê preferência às carnes brancas magras e retire toda gordura aparente.

QUEIJOS – prefira os queijos mais magros e com menor teor de gordura como MINAS, BRANCO, RICOTA, MUSSARELA E COTTAGE

IOGURTE E LEITE DESNATADO até um litro ou quilo por dia de laticínios.

OVOS- mexido, cozido, frito (em um fio de azeite), pochet e omelete.

EMBUTIDOS: prefira os “mais saudáveis” como peito de peru e presunto magro.

BEBIDAS- café e chá sem açúcar, refrigerantes zero e muita água. Também pode consumir suco zero como o clight e gelatinas zero.

FARELO DE AVEIA- o único cereal permitido. Dr. Dukan sugere consumo de 2 a 3 colheres ao dia, na forma de mingau, panqueca, ou em leite desnatado.

Até aqui não tem segredo. Evite o consumo de sal. Coma proteínas a vontade. Sirva se de até 4 latas de coca zero por dia e observe.

Para evitar dores de cabeça e muito cansaço eu incluí, mesmo no ataque algumas folhas verdes, escarola, rúcula, espinafre, mostarda, catalonha, acelga… Essa atitude também me ajudou a frequentar o banheiro com êxito!

Anote tudo o que sente e o que come, se algo não der certo é com esse diário que você vai identificar o erro.

Pese se todos os dias pela manhã, é quando temos nosso peso verdadeiro.

Passado a fase de ataque comece o cruzeiro, um dia de proteínas puras outro dia de proteínas mais legumes.  Se quiser pode fazer dois por dois, cinco por cinco, ou até mesmo 5 por dois. Eu descobri que quando consumo mais legumes emagreço mais, logo faça cinco dias de proteína mais legumes e dois dias de proteína pura, esse modelo se assemelha muito ao que vai ser minha vida quando a dieta acabar.

Além disso na fase de cruzeiro pode incluir amido de milho e cacau em pó, uma colher de sopa ao dia. Esses dois salvam a minha dieta, faço panquecas, brigadeiros, bolos e continuo emagrecendo.

Na fase de consolidação alguns alimentos são reintroduzidos e tem também as refeições de gala.  Acrescente a lista duas fatias de pão integral ao dia, uma  fruta, duas refeições com amido na semana. Isso por todo o período da consolidação. Até chegar na estabilização, onde se deve manter as quintas proteicas, as 3 colheres de farelo de aveia diariamente e atividade física idem.

atividade fisica dukan

Não é difícil, não é complicado, basta saber entender os sinais que o corpo dá. Travou o emagrecimento? Reduza leite, diminua os legumes, preste atenção aos legumes utilizados, um cardápio monótono trava mesmo qualquer dieta, procure receitinhas para dar um up no dia a dia da dieta. Abuse das carnes magras, não vou mentir que tem dias que eu como carne o dia todo e chego a consumir um quilo no dia e funciona muito bem.

Não se culpe por um deslize, já fui acompanhar os filhos em fast food e acabei pedindo um lanche pra mim com refri zero, tirei o pão e comi apenas o recheio que é proteína, com gordura, mas é proteína, na refeição seguinte fui de filé de frango e gelatina zero, fiz um dia de proteína pura e a refeição não comprometeu em nada a dieta. Saiba reagir quando precisa.

Faça sua lista de compras, seu modelo de cardápio, não fique mais de 3 horas sem fazer uma refeição e mãos a obra!

Se eu esqueci alguma dica, me passe pelo comentário.

 

 

16 comentários Adicione o seu
  1. Muito obrigada pelas dicas, a minha duvida é..quantas refeiçoes posso fazer por dia, pois acordei as 7 e fui dormir a 1 da manha….fase ataque…cafe da manha..peito de peru com requeijao..lanche manha um iogurte desnatado com 1 colher de farelo, almoço 3 bifes carne bovina, lanche da tarde, um iogurte com 1/2 colher de farelo, jantar 2 ovos mexidos….o jantar foi as 7 da noite…ate a uma da manha.. senti fome! posso comer mais duas fatias de peito de peru e um cha? alias pode ter ceia??

    1. Pode sim, só tome cuidado com alimentos com muito sódio. Eu faço uma refeição a cada 3 horas, nem muito menos que isso, nem muito mais, se em duas horas e meia eu sentir fome eu já como pra não ficar desesperada, se em três horas e meia eu não senti fome eu também como para acelerar o metabolismo. Siga a regra das 3 horas não fique tanto tempo sem comer, das 7 até a uma caberiam mais duas refeições.

  2. oi sandra!! amei tudo que voce postou. comecei hoje a dieta e tenho uma duvida;como quero perder 7 quilos, sei que devo fazer 3 dias de ataque, mas e as outras fases, quanto tempo devo fazer…

    1. Olá Angela, no site é calculado o prazo de cada fase, a cruzeiro pode variar de acordo com a perda de peso, mas a consolidação será de dez dias para cada quilo eliminado. Mais ou menos 70 dias se eliminar os 7 quilos. Já estabilização é pra vida toda.

      Beijos

  3. Ola Sandra, eu tenho uma duvida quanto o shoyo,
    alguns dizem que é so uma colher de cafe que é permitido, outros dizem que pode usar.
    poderia me auxiliar nessa duvida?
    estou na fase cruzeiro. Obrigada.

  4. Não consegui encontrar resposta, mas talvez vc me ajude. Na fase 1 ataque, posso consumir farinha de linhaça dourada (pois tenho costume de por no leite), e suco de soja pode???
    Parabéns pelo blog. Estou dando inicio a minha dieta e essas duvidas me pegaram…rs rs rs. Obrigada

  5. Eu iniciei a dieta dukan na terça-feira dia 27/05, até que foi tranquilo, na quarta-feira 28/05 a noite eu passei muito mal, eu ja havia cortado muitas besteiras, lanches, refrigerante da minha dieta há uns 15 dias, , eu tenho uma vida muito corrida, tenho 2 filhos que crio sozinha, então o meu dia a dia é muito puxado, trabalho, escola das crianças, levar eles na natação e futebol… Eu pesei na quarta e estava com 2 kg a menos do que a 15 dias atras, mais na quarta a noite a minha pressão baixou demais, minha cabeça parecia q ia explodir, e muita nausea, a minha mãe ficou muito nervosa, pq sabia q era por causa da dieta, e eu fiquei com medo também pq o meu dia é dirigindo pra la e pra ca, fiquei com medo de passar mal dirigindo com as crianças no carro inclusive, e devido a pressão eu parei a dieta, continuo com todas as opções zero de gordura, zero de açucar que eu encontro, mais pelo menos no almoço eu preciso ingerir o minimo de carboidrato…
    Fiquei muito triste, eu queria muito ter chegado até a fase cruzeiro, pois com legumes e verduras seria muito mais facil :/
    Mais eu vou tentar novamente!!!!
    Bjoss e Boa sorte a todas!!

    1. Eu aconselho fazer a dukan com pão integral no café da manhã, algum carboidrato no almoço, e uma fruta no lanche, só após o almoço cortar os carboidratos para quem tem uma vida muito corrida e não pode se arriscar, as vezes a dieta causa mesmo um mal estar, cada pessoa enfrenta numa intensidade diferente.
      Temos que emagrecer para ser feliz, não para passar mal. Continue equilibrando a alimentação que vai dar certo também.
      Tente nas férias das crianças quando o ritmo fica menos intenso, eu acho!
      Volte para contar os resultados!
      Beijão

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