Bolo para cobrir com pasta americana

Depois de fazer vários cursos, testar várias massas posso dizer que essa é a melhor, mais saborosa, mais macia e fácil de trabalhar.  Antes de passar a receita quero dizer que ela deve ser feita exatamente como é descrita, eu já tentei fazer algumas alterações e não rolou. Eu sempre tenho mania de achar que posso bater tudo junto, sem separar as claras em neve, tentei, o sabor não alterou mas a textura da massa ficou péssima, não vale a pena. A massa de bolo para cobrir com pasta americana deve ser mais firme, não mais dura, essa atende bem.

Ainda não testei essa massa com chocolate, deve ficar boa também, para isso basta trocar 80 gramas de farinha de trigo por 80 gramas de cacau em pó.

bolo de pasta americana

Bolo Para Cobrir com Pasta Americana

  • 8 ovos/ clara em neve
  • 480 gramas de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 200 gramas de manteiga
  • 100ml de creme de leite
  • 150 ml de leite
  • 520 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve, cubra e deixe na geladeira enquanto prepara a massa.

Bata as gemas até crescer bem, junte o açúcar, a baunilha aos poucos e a manteiga, bata até ficar um creme claro.

Misture o leite ao creme de leite e acrescente alternado com a farinha misturada ao fermento.

Adicione as claras em neve delicadamente.

Asse em forno pré aquecido em 180° por mais ou menos 40 minutos.

O tempo vai variar de acordo com o tamanho da forma.

Essa receita rende duas massas de 20 cm de diâmetro. Para fazer o minion eu faço duas receitas e asso tudo em forma de 20 cm.

Para a massa de chocolate, substitua 80 gramas de farinha de trigo por 80 gramas de cacau em pó.

Por falar nisso, já anexei ao blog minha página de bolos   ao blog, com meus preços e politica de trabalho. Sei que vai ter gente que vai achar caro, gente que vai achar barato, mas esses foram os preços que cheguei de acordo com meus gastos e tempo de preparo.  Estou vendo como colocar uma galeria de fotos para ter mais trabalhos expostos, também estou preparando um kit de degustação e um kit festa personalizada, ou seja, assunto não vai faltar e trabalho também não.

Façam a massa e me contem, mostrem seus trabalhos!

 

44 comments Add yours
  1. Xuxu! Acabei de conhecer seu blog e estou encantada com tudo que vi.
    Seu blog é muito fofo e tudo com muito bom gosto, já virei seguidora para não perder nenhum detalhe.
    Se poder me faça uma visitinha e se gostar me siga também…

    Um lindo FDS pra vc…

    bjks

    blogdabiane.com.br

  2. Sandra,

    Adorei o seu site e sou amante/iniciante por bolos confeitados. Parabéns pelo blog ! De excelente qualidade e de se perder no conteúdo ! rsrs

    Me esclarece uma dúvida por favor: essa receita que vc cita acima, pode ser feita pela metade ? Já que ela rende 2 bolos de 20cm, vc já testou fazer apenas a metade de todos os ingredientes para apenas um bolo ? Dá certo ?

    Obrigado

  3. oi, por favor me esclareça uma duvida, está escrito acima no modo de preparo para misturar o leite ao creme de leite. quando misturo as gemas? ou e justamente para misturar o leite e o creme de leite as gemas batidas? obrigada! estou trabalhando ha um tempo com bolo decorado com pasta americana, mas sempre faço tipo pao de lo a massa mas sinto que nao agrado muito minhas clientes com esta receita. e sempre pincelo com butter cream (creme de manteiga) vc me sugere algo mais gostoso e com menos gordura? obrigada amei seu blog. parabens.

  4. Ola Sandra tudo be, adorei seu blog e suas receitas, gostaria de saber se posso usar farinha ja com fermento, altera em alguma coisa?? devo mesmo assim colocar um pouco de fermento, espero que possa me ajudar…obrigado

    1. Olá Patricia, seja bem vinda! Em todos os cursos que faço ouço para não usar farinha de trigo com fermento pois a proporção dele é muito grande e altera o resultado final da receita. As poucas vezes que tentei com bolos simples de casa foram uma tragédia, eu não uso farinha com fermento pra nada.
      Beijos

  5. Ola sandra esqueci mais uma pergunta, posso usar creme de leite fresco ou tem que ser de lata, eu moro na Inglaterra e na minha cidade e meio dificil achar creme de leite de lata…. obrigado….bjooo

  6. Olá Sandra, estou começando a fazer bolos agora e já fiz essa receita tanto de chocolate como de baunilha e ficou ótima,gostaria de saber se dá certo fazer em forma retangular ? E qual seria o tamanho ideal da forma para essa receita? Beijo

  7. Sandra, já faço essa massa há um tempo. Utilizo forma redonda de 25×8. Porém a massa não cresce até os 8 cm de altura. Posso usar emulsificante para bolos afim de ter um melhor crescimento na massa? Aguardo sua resposta flor! Bjão.

  8. sandra essa massa de bolo que voce postou de 8 ovos tem como fazer com a metade e que meu filho tem alergia a ovo sabe e gostaria de diminuir um pouco pela metade a receita posso fazer ou nao da certo ????

  9. OI colega,vc foi a unica que me tirou duvidas a respeito da massa,muitas dicas são mais na arte mas a massa tb é importante.Gostaria de saber se preciso prensar essa massa ou se é necessário sempre prensar massa para cubrir com a pasta.

  10. Olá querida..amo fazer bolos decorados e amei a sua página parabéns mt atenciosa….tenho muitas duvidas rsrs mais se puder me ajudar agradeço mt..quero fazer um bolo coberto com a ganache e colocar papel de arroz será q vai sar certo? ??? Agradeço a atenção. ..bjks

  11. Somente outra dúvida

    Não tenho duas formas do mesmo tamanho, será que posso preparar a massa toda, dividir em duas, colocar a 1ª metade para assar e depois a outra? ou a segunda metade desanda?

  12. Olá Sandra, parabéns pelo trabalho, amei a receita. Me tira uma dúvida por favor, eu posso substituir o creme de leite por leite, assim, eu posso usar apenas o leite e no lugar do creme colocar mais leite? Obrigada pela atenção. E mais uma vez parabéns pelo trabalho.

    1. Obrigada, Viviane. Poder você até pode, mas muda o sabor e a textura da massa, o creme de leite dá mais umidade a massa por ter mais gordura, e mais sabor também. Recomendo que você faça das duas formas e observe a diferença.

  13. Olá, Sandra!! Parabéns pelo site e muito obrigada por nos ajudar com suas maravilhosas receitas!!eu fiz a receita do pão de ló, que deu super certo (sou iniciante e amadora – faço bolos para os familiares!), e agora vou tentar essa receita…você me tira uma dúvida? eu posso fazer esse bolo com quantos dias de antecedência da montagem??
    Bjos!!!

  14. Obrigada, obrigadaaaa!!… Depois de ter tirado do forno 3 “queijos”, já estava a desesperar de encontrar a massa com a consistência certa para o bolo que a minha filhota ” encomendou” para os seus 4 anos, com a Princesa Sofia, da Disney. Deitei-me às 3 da manhã, a pesquisar na Net, e acabei por encontrar esta receita, que fiz na manhã de Domingo pois o lanche era às 4 da tarde. Que stress… mas os bolos saíram perfeitinhos das formas, arrefeceram “a correr” na varanda, e no início da tarde, lá estava eu a decorá-los com pasta de açúcar, flores e os bonequinhos. Ficou lindo, mas de pouco serviria se não fosse estar também uma delícia. Recomendo, este fica o bolo de eleição para cobrir com pasta. O recheio também ficou delicioso, chantily bem preso, com doce de mirtilos.

  15. Oi Sandra, boa tarde!
    Obrigada pelas dicas.
    Mais tenho uma duvida. Qual a medida seria em xícaras porque não tenho balança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *