Bolo Bob Esponja

Se tem uma coisa que eu sou louca, viciada, são tutoriais de bolo, sou apaixonada pelos meus rótulos de leite condensado, meus primeiros tutoriais, isso há quase 30 anos, eu já descolava o rótulo com todo cuidado e guardava no meio do caderno de receitas da minha mãe.  Sonhava com os livros da nestlé ensinando fazer os bolos, mesmo sabendo que só teria oportunidade de tentar uma vez no ano e que provavelmente não ficaria nem parecido com o da lata.  Agora em tempos de pinterest, imaginem minha alegria com todos os tutoriais gringos, porque brasileiro ainda não gosta de postar tutoriais, me corrijam se eu estiver errada e me mostrem tutoriais brazuca. Só me lembro da Isamara Amancio ensinando na TV, a qual sou muito grata, pois foi numa época que eu já tinha desistido de aprender a fazer bolos devido aos alto custos dos cursos e meu filhote pequeno.  Os cursos continuam cada vez mais caros e quem sabe cada vez com mais medo de dividir a receita, ou a técnica.  E você que quer aprender a fazer, tem que treinar, pode ir fazer um milhão de cursos, se não treinar, não botar a mão na massa, não errar e recomeçar não vai aprender.

Separei vários tutoriais do pinterest para postar aqui e ajudar quem quer aprender também, alguns eu pretendo fazer e filmar ou fotografar para postar aqui, espero que de certo.

Bolo Bob Esponja

Esse bolo  Bob Esponja eu encontrei no Cake Fixation , está em inglês, mas tem ideias lindas para se fazer em bolo e as fotos são autoexplicativas.

Em primeiro lugar, antes mesmo de escolher o sabor da massa e recheio eu aconselho a saber o tamanho do bolo, essa foi minha maior preocupação com o Minion , fui atrás de um bonequinho para conseguir reproduzir um bolo com medidas harmônicas, medi cada parte do boneco e depois de chegar numa altura coerente para o bolo e multipliquei todas as medidas pelo mesmo valor e trabalhei com os resultados o tempo todo.

Também encontrei uma imagem na internet e fiz cópia ampliada para ter moldes das roupas, olhos e boca. Trabalhando assim, seguindo um gabarito não tem como errar, ficar torto ou desproporcional.

Eu já tenho meu bonequinho do Bob Esponja e se você quer fazer bolos assim esculpidos e personalizados deve providenciar miniaturas de todos os personagens, assim como assistir filmes, jogar os games, conhecer o universo do personagem para que seu bolo não seja mais uma cópia da internet e seja realmente personalizado.

bolo bob esponja

Essas medidas também são importante para que você saiba quantos bolos precisa assar. Se o bolo vai ter 2o centímetros de altura e seu bolo assado tem 5 centímetros, calcule 4 assadeiras de bolo, mesmo sabendo que o recheio vai aumentar um pouco, você vai precisar de bolo para fazer a argamassa, ou seja, rebocar o bolo.

Vamos a montagem

bolo bob esponja

 

A partir de massa retangular, sobre um prato de papelão comece a montar o bolo, seguindo a sequencia massa, calda, recheio, lembrando que para fazer um bolo desses é bom ter alguma experiencia anterior para saber o quanto molhar a massa e que tipo de recheio usar.

bolo bob esponja

 

 

Eu faria um pouco diferente, montaria na forma, prensaria e só depois ira desenformando para depois esculpir, foi assim que fiz com o Minion, porque na minha cabeça eu posso molhar mais o bolo. Cada um vai se adaptando a melhor técnica.

A cada 10 centímetros de bolo é necessário colocar estacas e fazer divisões no bolo para que ele não pressione a parte de baixo e deixe com barrigas, nesse caso 4 são suficiente. Podem ser palitos de bambu embrulhados ou caninhos próprios  para isso, que são importados, ou ainda, canos de água bem finos, bem lavados e encapados.

bolo bob esponja

bolo bob esponja

015

018

 

Depois do bolo todo estruturado e empilhado é hora de esculpir, acertar as laterais, seguir um molde e saber as medidas é muito importante nessa hora. Depois de esculpido chegou a hora de rebocar o bolo, espalhar a argamassa, que pode ser farelo de bolo com o recheio bem pastoso, ou glacê de manteiga, qualquer coisa que vá tapar os buracos e deixar o bolo liso, pronto para receber a pasta americana.

bolo bob esponja

Nesse caso, antes de aplicar a pasta trabalhe com uma colher para fazer as cavidades do personagem.

O Palito no centro do bolo deve ter ponta afiada e ser introduzido com ajuda de um martelo para que o bolo não ande para os lados, se for transportar, essa estaca deve chegar até a tabua do bolo, isso garante que seu bolo não vai andar, nem tombar.

025

Comece então a colar a pasta americana, já tingida na cor desejada. Sempre preferindo corante alimentício em gel e usando amido para polvilha a superfície em que está abrindo a pasta.

029

 

A partir de agora é só decoração e criatividade.

bolo bob esponja

 

034 - Copy

 

 

bolo bob esponja

Esse é um bolo que da para ser confeitado com utensílios básicos de confeitaria, só requer alguma habilidade. Essa técnica pode ser utilizada para vários bolos na montagem de personagens.

Espero que vocês se divirtam tanto quanto eu com esse tutorial, que façam e me mostrem fotos!

Qualquer duvida é só deixar nos comentários, tenho estado muito ocupada, mas mesmo que demore um pouco eu volto aqui pra responder.

 

7 comentários Adicione o seu
  1. Ola.gostei muito das suas dicas.se possivel gostaria de tirar dulvidas sopre pasta americana como por exmplo.precisa passa CMC antes da pasta,e so a pasta e anelina,nao precisa de acucar de confeiteiro.se possivel passa essas dicas .nao sou confeiteira nem fiz curso apenas sou pouco curiosa para as coisa.e temto fazela.ja fiz um bolo estilo noiva e comfeitei com a pasta que conheco como marmore que leva leite de coco,gordura hidro. E acucar.ficou lindo para quem nunca fez.agora quero fazer esse do bob para o meu beibe. Obrigada desde ja.any

  2. Oi, como vc faz para tirar o bolo da bandeja onde está empilhando para colocar na bandeja definitiva? Ele estava numa bandeja branca e depois apareceu numa tábua azul. Eu tenho enorme dificuldade para fazer a mudança e quem sabe você me dá uma dica. Bjos

    1. Nesse caso ele estava sobre a bailarina para ser confeitado e foi transferido para a tábua porque é montado sobre placas de mdf, mas quando você faz um bolo as fatias de massa devem ser firmes para não esfarelar, o bolo deve esfriar bem antes de ser manipulado. Depois de pronto use placas de papelão ou de mdf na base, isso ajuda a transportar sem que ele quebre.

      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *