Massa de Bolo Para Cobrir com Pasta Americana

Tenho recebido vários pedidos de receitas de massa de bolo para cobrir com pasta americana.  Os bolos americanos que são cobertos com a pasta, são secos, firmes, quase não levam recheio o que torna o trabalho muito mais fácil. Mas esse é o gosto do americano, o brasileiro tem um gosto diferente e digo mais, tem muita diferença entre as regiões, no Rio e em Minas consome se muito bolo com o padrão americano, ou pelo menos consumia se. Até os cursos são mais frequentes nessas regiões.

massa de bolo para cobrir com pasta americana

Aqui em São Paulo a preferência ainda é bolo gelado, o bolo de confeitaria, massa muito molhada, recheio farto e chantilly na cobertura.  É uma delicia. Também faço esses bolos e já trabalhei muito com eles. São os bolos de vitrine, são decorados com ingredientes do recheio, para que sempre que observado se tenha noção do que tem dentro, o problema é quando se quer adequar a uma mesa de aniversário. Apesar de muitas técnicas não são todos os temas que aceitam uma decoração bonita com o chantilly. Papel arroz é uma coisa que eu não gosto, acho horrível, me lembro de ter feito apenas uma vez e ainda assim pra testar a aplicação. Se o cliente quer e não tem outro jeito eu faço, mas não aconselho, deve ser só um quebra galho. O grande desafio é produzir um bolo bonito e gostoso,  adaptá-lo ao gosto de onde você está, ou ao seu gosto. Muito difícil conseguir vender um produto que você não goste, se você experimentou e sabe que não compraria seu produto também não deve vender. Eu faço muito essa receita, tanto para bolos com pasta americana quanto para bolos de vitrine, é muito saborosa, macia, e firme. Absorve bem a calda e é bem resistente. Mais simples impossível :

Massa de Bolo Para Cobrir com Pasta Americana

 

Massa de bolo para cobrir com pasta americana 

  • 8 ovos grandes
  • 4 xícaras de chá de açúcar (já fiz só com 3 xícaras e da certo)
  • 1 xícara chá de leite ou água fervente  (uso água para massa de chocolate e leite para baunilha)
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Baunilha a gosto
  • 3 colheres de sopa cheia de cacau em pó ( para massa de chocolate)

Modo de Preparo: Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme bem fofo, os ovos inteiros. Adicione a baunilha e deixe bater mais um pouco. Ferva o liquido que será utilizado e derreta nele a manteiga. Se for fazer massa de chocolate misture o cacau a farinha de trigo, se não, alterne a farinha com o liquido fervente. misture delicadamente fora da batedeira, sempre liquido fervente com farinha de trigo, depois de bem misturado junte o fermento, misture mais um pouco e coloque em forma para assar. Asse em forno médio. Faça o teste do palito. Deixe esfriar na forma sobre uma grade, solte as laterais e desenforme. Corte em camadas da espessura desejada, regue e recheie a gosto. Essa receita rende uma forma de 40 centímetros de diâmetro, ou duas de 20, se for fazer retangular é suficiente para uma assadeira numero 4. Recheada, molhada e coberta rende um bolo de mais de pelo menos 5 quilos .

114 comentários Adicione o seu
    1. Olá Noemi, a primeira é mais leve, é um pão de ló, a segunda é uma massa amanteigada e mais indicada para bolo esculpidos. As duas são muito saborosas e aguentam bem a calda e a prensagem, eu acho a segunda mais saborosa por levar manteiga. Mas o gosto do paulistano é mais para o pão de ló, eu recomendo fazer as duas e experimentar!

      Beijão

  1. Muito Obrigada 🙂
    Na receita dessa pagina, parece um bolo beem firme, e a segunda receita do link, mais fofo. Mas vou testar as duas sim. E eu tava torcendo pra ser a receita dessa pagina pq os ingredientes estão em xicaras, colheres… e a outra em gramas… hehehe. mas, vou experimentar as duas. Valew amor

  2. Oii Sandra boa tarde,adorei sua massa,só que quando uso pasta para cobrir meus bolos ou cupcakes,com um tempinho ela fica melando,e muitas vezes até derretendo,vc sabe me dizer porque isso acontece,me ajuda por favor,bjss obrigada

  3. Lendo seu blog, acho engraçado que em maio de 2010 você diz “Recebo muitas encomendas de bolos com chantily e papel arroz com o personagem, principalmente pelo preço eu acredito, dada a simplicidade em aplicar o papel arroz no bolo, reduz muito o tempo de acabamento e torna o produto mais acessível.”,
    MAAAS em novembro de 2013 você diz:
    “Apesar de muitas técnicas não são todos os temas que aceitam uma decoração bonita com o chantili. Papel arroz é uma coisa que eu não gosto, acho horrível, me lembro de ter feito apenas uma vez e ainda assim pra testar a aplicação.”
    Isso porque perdi 5minutos lendo seu blog, numa pesquisa por massas para bolo de baunilha…
    Perdeu a credibilidade para mim, infelizmente….

    1. Olá Camila, acho que não me expressei corretamente, para mim, para meu consumo, fiz apenas uma vez bolo com papel arroz, para o aniversário do meu filho, não gosto, acho realmente horrível, fiquei com nojo de comer aquele negócio. O que não quer dizer que eu não tenha procura por bolos assim, e como vc mesma postou a frase, pelo custo, por ser mais fácil, as boleiras cobram mais barato, que um bolo todo desenhado, feito personalizado. Na vida a gente aprende que trabalha com o que o cliente precisa, faço bolos, amos fazer com pasta americana, o resultado é outro, mesmo sendo muito mais trabalhoso, mas o cliente paulistano não é grande consumidor de bolos com pasta americana, e o que vou fazer, parar de trabalhar? Hoje em dia cheguei num nível que posso escolher não fazer mais bolos com papel arroz e chantilly, fiz adaptações, criei algumas decorações para adaptar ao tema.
      Infelizmente não se pode agradar a todos, e nem todo mundo entende o que a gente quer dizer, esse é um risco que aceitei correr quando criei um blog.
      De qualquer forma se precisar de algo estou a disposição.

      1. Boa Noite.

        Sandra.

        Tem aquele ditado nem DEUS AGRADOU A TODOS,eu acho que todo mundo tem uma opinião,acho também que as criticas sevem pra nos crescermos né verdade eu estou entrando nesse ramo agora ninguém reconhece o trabalho que dar,mas nos fazemos por que amamos.Eu acho que a pessoa falou mau acha que perdeu tempo ela tem que procurar fazer o curso pagar bem caro pelo curso por que não e barato e não pegar dicas e receitas de GRAÇA a disposição,Como diz hoje em dia ela tem puro recalque.

        Obrigada pelas dicas vou fazer as duas receitas pra ver qual fica melhor depois eu posto como ficou.

        Beijos…

        Sucesso…..

  4. Olá Sandra, tudo bem? Gostaria de saber qual a quantidade de pasta americana que você usa para cobrir um bolo desse tamanho?
    Beijos e obrigado!

  5. Olá Sandra, adorei seu blog! Parabéns pela iniciativa e pela dedicação. Você poderia me dizer se esse bolo rende mais ou menos uns 50 pedaços em uma forma de 35 cm? Obrigada.

  6. Sou uma apaixonada por fazer bolos, nunca fiz cursos, mas confesso inclino-me à essa arte. Amei seu jeito de explicar, vou fazer um para minha sobrinha, porque eu amei a receita, beijos e fica com Deus!

  7. olha eu ame sua receita mais fique com duvida si coloca o leite quente e na farinha ou pode mistura com os ovos ..amo faz bolo e não fiz nem um curso e quero faz com pasta americana.

  8. Olá Sandra, tenho uma dúvida, posso molhar o bolo que vai pasta americana? Porque procurei em alguns sites e uns dizem que pode e outros dizem que não. Obrigada!

  9. Oi Sandra, qual recheio voce recomendaria para massa americana? Gosto de bolos molhados mas nao muito. Nao tenho experiencia com bolos e preciso de fazer um gostoso com massa americana para minha filha. Por exemplo, posso usar um recheio de leite condensado? Sera que poderia me passar uma our duas receitas de recheios gostosos. Muito obrigada!

    1. Pode usar qualquer brigadeiro mole, use a base de leite condensado e manteiga, pode ser só o brigadeiro branco, ou qualquer variação “gourmet”, pode ser o doce de leite pastoso, ou até mesmo uma massa de trufa.
      A consistencia tem que ser um pouco mais mole que o brigadeiro de enrolar e mais firme que o brigadeiro de colher.

  10. Sandra, tenho uma duvidsa. Fiz o bolo, ok. Agora devo colocar o recheio e prenssa-lo ? antes de cobrir com a pasta americana ? Deizo ele na forma tbem para depois cobrir com a pasta americana ? Qual corante vc usa para tingir a pasta ? Obrigada. Abços

    1. Sim, cobrir com a pasta é o ultimo processo, deve montar e rechear na forma, prensar, pra só depois desenformar e cobrir o bolo. Utilizo os corantes em gel da Arcolor que são da mesma marca da pasta americana.
      Quando fizer me conte!
      Beijos

    1. Eu nunca usei bolo de caixinha para cobrir, nem com pasta nem com chantilly, alias bolo de caixinha aqui em casa é só para os meninos brincarem de cozinhar, mas eu acredito que de certo sim, porque os americanos usam muito, não sei se a formula é a mesma e também não sei se pode partir em camadas para rechear, já que todos os vídeos que vi com bolo de caixinha eles são montados inteiros.
      Vale a pena tentar!

      Beijos

  11. Quanto tempo o bolo ja montado com pasta americana aguenta fora da geladeira? e se pode ficar montado de domingo a noite as 19::00 de segunda???fora da geladeira ou dentro?

  12. ola Sandra eu uso a pasta americana pronta da Arcor ela e otima para trabalhar, o problema que ela mela embaixo do bolo e nao fica com uma aparecia boa. Pasta americana è assim mesmo? tem alguma dica pra nao ficar assim?

    Obrigada.

  13. Sandra, bom dia!
    Qual a altura da assadeira que você recomenda (para assadeira de 20 cm de diametro e para a de 40 cm)?
    Pergunto isso pois sempre tenho o receio do bolo ficar cru por dentro.
    Obrigada

  14. Boa noite gostaria de saber se as receitas de bolo quando forem receber a pasta tem q obrigatoriedade de ser prensada ou nao.se nao prensar ela aguenta quantos andares? Obg.desde ja.parabens plo trabalho

    1. Nem sempre eu prensei as massas para cobrir com a pasta americana. E o que define quantos andares o bolo vai suportar é a estrutura interna do bolo. Prensar ajuda a confeitar o bolo e a massa suportar o peso da pasta.
      Beijos

  15. Sandra, genial seu blog, amei, e com certeza vou usá-lo muito nos próximos dias, parabéns pela criatividade e disposição em compartilhar. Minha filha fará dois anos semana que vem, e teimei que farei o bolo dela, estou adorando as dicas de massas que vc compartilhou, queria saber se existe algum recheio bacana além do doce de leite e brigadeiro, pra rechear um bolo que vai a pasta americana. E é necessário mesmo passar o recheio por fora do bolo pra pasta aderir? Agradeço desde já (Juliana)

    1. Para rechear o bolo precisa ser um recheio pastoso, pode ser uma geléia, um creme bem consistente ou com gelatina. Tem que ser firme para aguentar o peso da pasta e não pular fora do bolo. Para colar a pasta pode usar ganache ou glacê de manteiga também. Não há necessidade de ser exatamente o recheio.
      É fundamental ter uma colinha gostosa entre a massa e a pasta americana.

  16. Oi Sandra como vai td bem, meu nome é Silvia e estou a me arriscar no mundo da confeitaria tenho feito varios cursos para que mesmo me arriscando tenha a certeza do que estou fazendo, tive algumas aulas sobre pasta mais sempre apareçem duvidas.Tenho um bolo com pasta de mais ou menos 4 kg tema Bigode Grosso minha duvida consiste em 2 coisas. 1º- Nesta massa acima especificado vc diz que é para um bolo de 5 kg, qual a proporção de ingrdientes para um bolo de 4 kg sendo recheio de doce de leite e ganache.2º que tamanho de forma devo usar quanto de diametro,para um bolo redondo sendo que minhas formas possuem 10 cm de altura. Sabe não quero errar no peso nem para menos nem para mais essa é minha grande dificuldade nos bolos.
    Se possível envie a resposta pelo meu email.GRATA……

    Beijos
    Silvia

    1. Silvia, eu não costumo mexer na receita para bolos maiores ou menores, nem sempre da certo. De qualquer forma qualquer conta deve ser feita de acordo com a quantidade de ovos. Se eu preciso de um bolo menor eu asso em duas formas, uma que vai me dar o peso que preciso, no seu caso, uma redonda de 25 cm, e o restante da massa numa forma pequena, de 15cm. Se não usar a massa para fazer a argamassa do bolo eu congelo para cake pops. Infelizmente é muito difícil acertar o peso certinho. Sempre passa um pouco, melhor sempre errar pra mais, o cliente não vai ficar contente se pesar o bolo e ver que tem menos que o encomendado.

      1. Oi Flavia Bom Dia, obrigado pela resposta realmente é bem dificil mexer na receita melhor não arriscar estou começando e as vezes não me sinto tão segura pois tenho muito receio de errar no peso vou tentar assim como me explicou Obrigado pela atençao.
        Beiojos
        SILVIA.

  17. Bom dia Sandra!
    Pesquisei várias receitas de massa para bolos que serão decorados com pasta americana e a sua foi a escolhida.
    Já fiz vários bolos decorados com pasta americana, e sempre usei a massa de pão de ló. Seguia orientação de uma confeiteira e chef famosa, que não cabe aqui cita-la. Mas outro dia fiquei pensando: “pra que usar pão de ló se a massa é prensada?” Vi msm que não faz mto sentido preparar uma massa tão fofa e prensa-la depois rsrsrsrs

    Lendo aqui algumas perguntas, pensei que com minha pouca experiência pudesse ajudar… SOBRE BOLOS DECORADOS COM PASTA AMERICANA:
    – são belíssimos, pois nos proporcionam decora-los com as mais diversas técnicas, formas e cores!

    – a pasta americana é açúcar, portanto fica mto doce. Eu procuro sempre orientar sobre recheios, por ex. uma ganache de chocolate meio amargo, prestígio, frutas vermelhas… pois assim “quebram” um pouco do doce da cobertura. Mas claro, vai do gosto de cada um.

    – podem sim ser molhados com calda, mas pouco.

    – podem ser preparados, recheados e prensados e levados a geladeira na véspera, mas após receber a cobertura (pasta americana),não podem ser levados à geladeira pois soram (gotículas).

    – são prensados para suportar o peso da pasta americana.

    – caso optem por bolos de andares, usem sempre suportes: colunas colocadas para receberem o peso de mais um bolo por cima. O número dessas colunas variam de acordo com o número de andar e peso. Essas podem ser de simples palitos de bambu presos juntos um ao outro e envolvidos em plástico filme, ou caninhos de PVC lavados e higienizados, até colunas prontas, vendidas em casas de produtos de confeitarias.

    – assim como vc, eu uso a pasta americana da marca Arcolor.

    Vou fazer essa massa sua essa semana, e posto a foto para vcs verem, ok.

    Obrigada pela generosidade em compartilhar receitas e dicas conosco.
    Um beijjo carinhoso!

    http://www.facebook.com/meg.reis.bolosecupcakes.feitoscomarte

    1. Meg, muito obrigada por ajudar a tirar as duvidas das leitoras. Estou organizando tudo em série no meu novo blog loucasporbolos.com.br Lá quero explicar direitinho e desde o inicio para não ficar duvidas.
      Beijão

  18. o bolo pode ser feito com passa de pao de lo pronta e cobrir com pasta americana eu vou faze o bolo em um dia e montar no outro o aniversario vai comesar 11:00 da manha e o parabens vai ser 15:00 a pasta aguenta ate la nao derrete pressiso dessa resposta o mais rapido possivel quanto tempo a pasta americana dura em um bolo molhado recheado e fora da geladeira

    1. Eu nunca fiz com massa pronta, mas acredito que sim, possa ser feito. A pasta americana fica bem sobre o bolo até por dias desde que não molhe muito a massa e não fique exposta ao calor e umidade excessiva.

  19. Sandra, fiz essa receita. Segui a risca suas orientações, que estão mto bem explicadas. Fica uma crosta durinha por cima, e preciso retira-la… assim então, perdi parte do bolo. Como fiz a de chocolate, usei água no lugar do leite, será que foi isso?

  20. Olá, tudo bem?
    Fiz uma mesa de doces de casamento para hoje, utilizei sua massa para o bolo, ela é perfeita e além de tudo gostosa, fiz de chocolate, cobri com a pasta e ficou firme…obrigada por compartilhar esta maravilha conosco…já aderi este bolo,para minhas bases de pasta americana…rsrs..

    Bjos!
    🙂

  21. ola !!! Sandra parabéns pelo seu trabalho e pela diversidade de informaçoes que tem no seu saite, achei por acaso pois quero tambm me aventurar no mundo de sonhos dos bolosss .e voce tem uma generosidade enorme em repartir o que voce se sabe com pessoas como nós inicaintes ,que isso nao e para todos e sim para pessoas que tem amor ao proximo e amor ao que fazem ,que mesmo nao ganhado nada na maioria das vezes ficam felizes em repartir o que sabe e ver outras pessoas felizes .!!! Que DEUS a abençoe sempre em sua vida e que sempre esteja dandon a voce novas inspiraçoes para seu trabalaho,e que siga com essa generosidade de repartir com agente o que sabe .muito obrigada !

  22. Sandra como voce viu é a primeira vez que entro no seu sait e ja estou amando.Se nao fosse pedir muito gostaria de fazer meu primeiro bolo para dia das crianças da pepa heheh para meu filho e depois começar a fazer bolos e docinhos para fora .nao sei por onde começa material massa suporte de bolo goastaria de me arriscar em bolo de andares ,voce acha que consigo ??sem ter feito curso algum !!gostaria de provar para eu mesma que sou capaz e para muitos tambm que dizem que nao tenho condiçoes de fazer algo assim primeiramente confiança em deus /que tudo e possivel que basta acreditar nao e ??queria receita de massa e formas aonde posso comprar moro em MACEIO / ALAGOAS .desculpa perguntar tanta coisa ta bom mas pessoas que nao tem muita noçao fica complicado heheh beijinhos desde de ja agardeço

  23. Fiz essa receita (não fiz a outra pq as medidas são com peso e não xícaras e minha balança anda meio doida) e ela é MARAVILHOSA e olha que e sou super preconceituosa com pão-de-ló. Muito obrigada! Sou acostumada a fazer cupcakes, mas minha prima cismou que eu devo fazer o bolo de aniversário do filho dela. Testei e minha massa tradicional não aguenta o peso da pasta. Essa não cobri, mas quando desenformei e prensei, percebi que ela aguenta bem, Obrigada pela sua disponibilidade de compartilhar sua receita.

  24. oi Sandra passei para agradecer pela receita é ótima , confesso que fiz e ficou melhor do que eu gostaria de tão macia , agora é só esperar depois dos processos de rechear e cobrir e ver se ela não sede , depois te aviso .bjo .

  25. Oi Sandra tudo bm????tentei fazer sua receita, mas não sei o que aconteceu meu bolo ficou muito pesado e meio duro,parece que tinha ficado meio cru..não sei lhe explicar…poderia me ajudar…será que o fato de usar margarina invés de manteiga pode ter ocasionada este problema?

  26. OLa Sandra vi outro dia uma receita de recheio de beijinho de maracuja no seu site mas agora nao estou encontrando poderia me ajudar?

  27. Olá Sandra! Me tira uma dúvida, por favor, nesta receita que você passou acima, você diz que rende uma forma de 40cm de diâmetro, se eu quiser utilizar uma forma de 30cm como faço com a proporção dos ingredientes? No que eu tenho que diminuir? Desde já te agradeço!!!

  28. Oi Sandra, estou me aventurando no mundo do bolos, sou louca por eles principalmente os esculpidos, e bem decorados com pasta americanas,tenho muitas duvídas quanto ao recheio e tambem a difença das pasta americana, pasta de modelagen , pasta elastica e pasta de chocolate. Tenho dúvidas também quanto ao usa do chantily para detalhes em cima da pasta americana. Se puder me responda.Beijos parabensssssssssssss

  29. Olá, gostei muito do seu blog, mas tenho uma pergunta, vou fazer um bolo esculpido em formato de avião, como faço para prensa-lo, já que ele vai ter alturas diferentes na parte da frente e traseira? Posso usar a pasta de leite? Muito Obrigada.

  30. Ola Sandra, td bem? Queria tirar uma duvida, se possivel claro!!! Nunca fiz bolo com pasta americana, queria saber quanto rende uma embalagem de pasta??? No caso vou fazer mini bolos em forma de nº 12. E que tipo de recheio posso usar?? Um doce de leite, por exemplo? e oq eu passo entre o bolo e a pasta americana???
    Obrigado e parabéns pelo site!!!
    Bjo

  31. amei todas as dicas , estava pensando em fazer bolo de hocolate de caixinha , mas acho que fica muito fofo para decorar com pasta americana, por isso tentarei fazer a sua massa para um bolo que vou fazer para o niver da minha mãe se ficar bonito coloco fotos kkkkk
    beijão

  32. Fiz essa massa, mas de chocolate e com agua e ficou maravilhosa! Ainda não cobri mas dá pra perceber que ela é super firme! O mais legal é que a receita tem um custo baixo! Adorei!!

    Sandra! Parabéns pelo blog! Que você tenha muito sucesso na sua vida viu.

  33. Adorei sua receita Sandra, ! Mas será que vc não tem uma adaptação dessa massa, para uma sem glúten? Se tiver, me envie por email… ou poste aqui…. ficarei muito feliz! Obrigada!

    1. Pode usar sim, se puder deixar descansar um pouco para chegar bem na cor é melhor, eu gosto de tingir as pastas que vou usar na noite anterior e deixo em sacos plásticos, mas já usei muito pastas que acabei de tingir.

  34. Ola Sandra,
    Fiz dois bolos com pasta americana e ambos passando umas horas melaram sabe parece que a pasta estava derretendo oque pode ser? O tempo ou sera que estou molhando demais a massa? Tem alguma coisa que posso fazer p isso não acontecer?
    Obrigada.

    1. Provavelmente está molhando demais a massa, o tempo também pode contribuir, ou cobrir o bolo gelado também, há diversos fatores, mas o mais provavel é o excesso de calda. A pasta vai absorvendo a calda e ficando úmida e melequenta.

  35. Sandra gostaria de saber se posso usar essa receita para cupcake e se posso cobrir com pasta de leite ninho? Se sim qual melhor recheio?

  36. Muito bacana essa massa vou fazer um bolo. Para o niver do meu neto nao tenho muita experiencia e,mas quero fazer um bolo de andares3e gostaria de saber se posso recheiar com creme de cupuaçu.e como faço pra prenssalo.

  37. Oi Sandra
    Sou a Vanilda e sou Angolana , também faço bolos para fora
    Aqui as pessoas não gostam de massa seca por isso vou tentando fazer o possível de deixar ela bem molhadinha. Faço mais bolos com chantilly então. Quero saber se a massa desta receita se eu molhar com alguma calda, será que vai partir? Obrigada

  38. oi gostaria de saber se essa massa e para uma forma de 40 e duas de 20 mas por qual altura, ou seja AMI há e de 20×10 ainda assim rende duas formas? Obrigada

  39. Oi Sandra!! Pela primeira vez vou fazer um bolo com pasta Americans.é Para o aniversario da minha filha de um aninho e quero ter o prazer de ser EU a fazer o bolo.sera que é melhor eu usar a pasta caseira ou a pasta industrial.

  40. Bom dia, adorei seu blog.Estou começando agora a trabalhar com bolo e tenho uma encomenda e bolo de chocolate de 4kg com recheio de doce de leite e ganache, cobertura de pasta americana. Minha dúvida é: corta em várias camadas o bolo e rechea-los alternadamente fica melhor? mais gostoso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *