CheeseCake Com Calda de Goiabada – Então é Natal

Então é natal e mais de um mês antes a loucura começou, ao menos por aqui, eu tento gostar dessa época do ano, mas não consigo, o mundo parece correr loucamente em busca de uma ou duas ceias e alguns dias de descanso, como se não pudesse deixar tudo pra depois. Fora o clima, me sinto sendo cozida em banho maria. Aí junta rematricula, reunião de encerramento das aulas, encomendas que triplicam, criança com tosse, criança com dor de dente, dois livros que estão sendo lançados e que eu tenho uma pequena colaboração, mas que gera papeis pra assinar e enviar pelo correio, gera telefonemas, conversas, testes e mais testes.  Claro que o cansaço bate e derruba, teve dias que eu nem consegui parar na frente do note. Imagina ler ou dançar, nem em sonho, quando caio na cama durmo feito pedra, e meu bloguinho querido vai ficando abandonado.

Agora que tenho uma janelinha, daquelas bem pequenas vou postando tudo o que estava atrasado, não por ordem de importancia, mas por ordem de fotos e conforme eu for lembrando.

cheesecake

Então, segue pra começar uma receita de cheesecake, uma ótima opção de sobremesa para o Natal. Há poucos dias uma amiga me perguntou se eu fazia pra vender, fazia tempo que não preparava uma cheesecake, mas aceitei a encomenda. Quando fui procurar minha receita, cadê? Nem botando todos os ingredientes na mesa eu consegui lembrar, toca eu pro são Google pedir socorro. Depois de ler várias receitas encontrei um vídeo do Miolos Fritos que ganhou meu coração . O titulo: Cheesecakes, pin-ups e Ramones, mesmo não associando muito uma coisa com a outra eu paguei pra ver e parei nessa receita mesmo. Ela refrescou minha memória, anotei tudo, fiz minhas contas, meus rabiscos e sai com uma nova receita de torta cheescake para uma forma de 30 centímetros como a encomenda havia solicitado, e já que eu tinha muito cream cheese, achei justo me preparar uma torta pequena para eu me lembrar também do sabor da receita.

Quem quiser uma torta de 20 ou 25 centímetros pode seguir a receita do vídeo sem problemas, eu aumentei e tenho uma receita para forma de 30 centímetros de diâmetro, sem massa na lateral, apenas no fundo.

cheesecake

Cheesecake 

Massa:

  • 3/4 de xícara de amido de milho
  • 3/4 de xícara de manteiga
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3/4 de colher de sopa de fermento em pó
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 ovo e meio ( Para medir eu bati um ovo e usei mais ou menos a metade dele)

Recheio:

  • 1 kg de cream cheese
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 4 ovos batidos
  • baunilha a gosto

Cobertura:

  • 400 gramas de goiabada
  • 1 xícara chá de água
  • folhas de hortelã para decorar

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes da massa com uma colher de pau e termine de amassar com as mãos, aplique na forma, da para espalhar no fundo e nas laterias, eu gosto só no fundo. Lembre se que se for fazer para vender, coloque um disco de papelão no fundo da forma, para que não perca seu fundo, até papel manteiga funciona bem. A forma tem que ser de aro removível, a não ser que você não se importe de servir a torta na própria forma. Reserve.

Para o recheio coloque todos os ingredientes na batedeira em temperatura ambiente e bata até ficar bem homogêneo. Despeje sobre a massa e leve ao forno médio até que espetando um palito ele saia limpo, ele pode sair úmido, mas limpo. Deixe esfriar sobre uma grade e prepare a cobertura.

Numa panelinha coloque a goiabada picada com a água e leve ao fogo baixo até virar uma geleia, espalhe sobre a torta.Desenforme e enfeite com folhinhas de hortelã.

Pronto, você já tem uma CheeseCake Com Calda de Goiabada !

 

Pode cobrir com calda de frutas vermelhas, doce de leite, aquele creme de leite condensado com limão que fica divino, até mesmo com ganache de chocolate.

Faça, invente sua cobertura, e me conte se deu certo.

 

2 comentários Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *