Panetone – Então é natal

Eu sei que estou devendo mais receitas e dicas de natal e muitas receitas da dieta Dukan. Ando correndo com trabalho, continuo fazendo a dieta Dukan,  e os resultados estão cada vez melhores. Nunca estive tão feliz!

Tenho feito uma média de 300 mini panetones ao dia, Das 7 da manhã até quase 3, também da manhã eu estou com a casa cheirando a panetone, ando dormindo em pé, na ultima semana do ano eu prometo regularizar as postagens, e ano que vem manter uma rotina.

A dica de hoje é a receita mais tradicional do natal, eu acho. Sei que qualquer um pode fazer, não requer pratica nem habilidade. Vou deixar a receita da massa, o recheio e decoração fica por conta da criatividade de cada um.

Panetones de Brigadeiro

Se fizerem logo da para presentear os amigos no natal.  A receita a seguir rende 5 panetones de um quilo, dez de meio quilo e 50 de cem gramas. Se quiser dividir divida por 5 que da muito certo, também pode dobrar se você como eu, quer fazer centenas de panetones. Pode acrescentar raspas ou gotas de chocolate, ou frutas cristalizadas, uvas passas, nozes, castanhas… ou só assar assim e depois rechear com trufa, doce de leite, ou brigadeiro. Uma experiencia que eu não fiz , mas acredito que da certo é colocar cacau na massa. Cubra o seu panetone com chocolate, fondant, ou só polvilhe açúcar. Embale em caixinhas, ou saquinhos, capriche no laço, faça seu cartão e presenteie. Com pouco dinheiro da pra presentear o pessoal do trabalho, da escola, da familia e ainda sobra pra decorar a mesa da ceia.

panetone recheado

Panetone

Prepare a esponja com:

  • 5 sachês de fermento biológico
  • 5 xícaras chá de leite morno
  • 300g de açúcar
  • 700g de farinha de trigo

Misture todos ingredientes numa tigela grande. Deixe crescer até dobrar de volume.

Junte:

  • Aroma de panetone
  • 150ml de óleo ou 150 g de manteiga
  • 15 gemas
  • 1 pitada de sal
  • 1,5kg de farinha de trigo aos poucos

 

Sove bem e deixe crescer até triplicar o volume, nem usa toda a farinha, a massa fica bem mole.

Abra a massa e recheie a gosto, com mais ou menos 1kg de chocolate ou frutas.

Enrole e divida em porções de 75g para cada mini panetone

Boleie e deixe crescer novamente nas formas.

Leve ao forno quente por mais ou menos 15 minutos, ou até dourar a superfície e passar pelo teste do palito.

panetones

 Deixe esfriar bem sobre uma grade, faça um furo no centro e recheie a gosto, cubra com chocolate derretido, espalhe confeitos ou personagens de pasta americana.

Mais fácil que fazer bolinho de chuva!

panetones decorados

Um comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *