Controle de Ganhos e Gastos

Na semana passada postei sobre a poupança de 52 semanas, um plano para economizar durante o ano e ter um décimo terceiro ou décimo quarto. Já guardei meu mês de janeiro, na poupança e no cofrinho, estou adiantando as semanas pra garantir que não vai faltar, pelo menos agora no começo que não são valores altos. Me imaginei no ano que vem fazendo a mesma poupança com um zero a mais, até o meio do ano eu conseguiria, daí pra frente tirar mais de mil dinheiros num só mês vai apertar, ou melhor, nem vai dar, iria ficar frustrada.

Como me recuso a andar para trás, e não da pra mandar parar o mundo pra eu descer, só vejo uma solução, me especializar, estudar, conseguir outros trabalhos, qualquer coisa para aumentar a renda.  Não sei se vocês sabem mas tudo custa dinheiro, ou seja, eu preciso de dinheiro pra poder depois ganhar dinheiro. Eu sei que é investimento, não reclamo de pagar cursos, é que não tem de onde tirar, ou eu acho que não tem.

Saí pesquisando pela internet cursos e palestras sobre o assunto, ótimo, foi um começo, mesmo não pagando pela orientação eu ainda tenho que me locomover até o local, o custo é baixo, mas se não tiver o valor eu não chego em lugar algum, a não ser que eu queira caminhar uns dez quilômetros.

Já cortei todos os gastos que eu consegui, e fico brincando que já passei do status de anarquista, to pobre mesmo!

Peguei o bom e velho caderninho, que eu tenho aos montes,  todos ganhados, só comprei um, escrevi nele um planejamento de lucro na pior das hipóteses de trabalho, até hoje não tive nenhum mês assim tão ruim, mas já me preparei para o pior. Lancei todas as contas, tudo o que eu gasto, inclusive supermercado. Botei um valor fixo para despesas com itens de supermercado. Nas empresas não é assim? Se vira nos 30! Sempre me deram um custo e falaram, você tem a metade desse valor pra rebolar e botar comida no prato do cliente. É isso que faz uma nutricionista. Economiza o dinheiro do patrão e alimenta o funcionário. Assim será aqui em casa! Determinado o valor eu vou as compras e nada de ninguém ficar entediado e querer ser feliz com comida.

Para ninguém dizer que sou uma mãe carrasca, deixei um fundo de reserva para emergências. O que seria o inicio de uma poupança para o meu carro vai chamar fundo de reserva, só muda o nome mas se não  for usado vira carro.

Descobri que com um pouco de economia, uma lista fixa de compras e um valor determinado já vou ter pelo menos o dinheiro do transporte para me atualizar durante o mês. Com um bom planejamento e  contando com as vendas melhores nas datas comemorativas eu consigo fazer alguns cursos que tanto quero. Pensei até em faculdade, com ajuda do FIES, mas como é uma divida grande achei melhor fazer alguns cursos antes de sair me comprometendo, comprei alguns livros sobre o assunto, agendei palestras e cursos e tenho até o fim do mês pra decidir.

controle de gastos e ganhos

Para fazer uma planilha dessas não é preciso pratica nem habilidade, pode ser feita no drive do Google, em algum aplicativo, numa folha de caderno, até mesmo no bloco de notas, já existem vários aplicativos que ajudam no controle de ganhos e gastos.

No topo da lista deve constar o valor total que você arrecada no mês, eu sempre faço uma estimativa, com todas as minhas fontes de renda.

Seguindo logo a baixo, todos os gastos, pagamentos e despesas, tudo!

A conta é simples, soma o total de receita e o total de despesas e subtrai.  A conta tem que ser positiva, se der negativa pode começar a rebolar.

Ou aperta o orçamento e corta gastos, ou arruma um bico, faz hora extra, arruma outro emprego… Pedir dinheiro emprestado só se os juros da divida forem muito maiores do que os juros do empréstimo, assim você troca uma divida mais cara por uma mais barata e talvez com um prazo melhor se não for esse caso tem que se virar sem o dinheiro.

Com esse controle sobra até para uma poupança, da para planejar férias,  investir em cursos e ter mais tempo para se preocupar com outras coisas.

E você, como faz seu controle financeiro?

 

 

 

2 comments Add yours
  1. Sua planilha tá mais fácil que a minha. Eu tenho um problema em seguir a linha de raciocínio e na minha planilha tem um zilhão de outras planilhas que eu vou lembrando com o tempo… Seguir uma planilha ainda é projeto… Fiz no começo de dezembro, não mexi mais e agora… xessus.
    To tentando. serio.
    Ta foda, mas to tentando HAHAHAHA
    =*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *