Pão de Glúten para dieta Dukan

Há pouco tempo descobri que a farinha de glúten pode ser consumida na dieta Dukan, ainda não cheguei num consenso sobre a quantidade, estou indo de 100 gramas por dia, três vezes na semana.

pão de glúten para dukan

No meio da correria do fim de ano eu fiz o pedido da farinha de glúten pelo telefone e fui muito bem atendida, em dois dias após o primeiro contato eu já estava recebendo o produto. Comprei na Macrozen  também já pedi uma boa porção de farelo de aveia pois o meu já estava acabando.

pão de gluten

A receita eu peguei no blog  Casa do Julio  que posta sempre dicas num grupo do facebook, como estou em vários não sei dizer exatamente qual é. Tenho frequentado pouco os grupos do face pois o pessoal não sei se pela dieta ou com um pouco de razão anda perdendo a paciência facilmente. Eu entendo que o grande parte das pessoas tem preguiça de ler, quer apenas pegar uma informação aqui outra ali e fazer a dieta com um resultado bom e com saúde. Por outro lado na hora do desespero a gente acaba perguntando pra quem já esta fazendo pra evitar tanta informação desencontrada.  Para não me estressar com o que não preciso, eu me afastei. O que não significa que não esteja de olho em tudo.

Descobrir a farinha de glúten foi a motivação que faltava pra continuar a dieta Dukan.

 Pão de Glúten para dieta Dukan 

  • 200 gramas de farinha de glúten peneirado
  • 5 gramas de fermento biológico seco ( meio pacotinho)
  • 3 colheres de sopa de iogurte natural
  • 50 ml de água morna
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Coloque a farinha de glúten numa tigela, adicione o sal, o fermento , o iogurte e a água, misture bem até ficar uma massa homogênea. Sove bem. Modele os pãezinhos e coloque numa forma só polvilhada farinha de glúten e deixe crescer por mais ou menos 30 minutos. Faça cortes com uma faca bem afiada, leve ao forno quente por 15 minutos. Rende 4 pãezinhos.

Se a massa ficar muito mole e grudando na mão, faça igual faz os pães normais, polvilhe um pouco de farinha de glúten para secar a massa e modelar os pães.

Pode ser consumido em todas as fases, até para preparar lanches.

Já fiz algumas vezes e fica ótimo.

pão de gluten

pão dukan de farinha de gluten

 

Segue uma foto da farinha quando chegou. Ela é bem clarinha, muito parecida com a farinha de trigo mesmo

farinha de gluten

45 comentários Adicione o seu
  1. Verdade que pode farinha de glúten???? Quase morro de felicidade… pq nenhum pão com farelo eu gosto… Sinto muita falta de pão!!!

  2. Ola, me ajuda a dizer como os paes não ficarem grudentos nas mãos? Acabo de fazer e confesso que vai virar um só dividido em 4. obrigada

    1. Eu passo um pouco de farinha de gluten nas mãos para modelar, da mesma forma que usamos a farinha de trigo em receitas normais. Só tomar o cuidado de não acrescentar demais para não ficar uma massa dura.

      Beijos

  3. Sandra, boa noite. Adorei a receita e já fiz! Porém, achei a massa um pouco pesada. O que poderíamos acrescentar pra que ela fique mais fofa e leve? Obrigada!

  4. Onde você viu que pode comer farinha de Glúten na dieta Dukan?
    É farinha de trigo com adição de Gluten, pelo que sei… E extremmente calórica, 100g tem quase 400 calorias. Tem algum link oficial?

    1. Mas a questão aqui não é caloria, é proporção entre amido e proteína, a farinha de glúten é mais proteica se vc misturar PIS fica ainda mais proteica e com baixo carboidrato.

  5. Olá, adorei seu blog…mas tenho dúvidas sobre esse pão na fase PP..posso relamente comer esse pão, pq já enjoei e comer pão com farelo de aveia…muito obrigada e parabéns !

  6. Olá, achei o máximo a notícia do Gluten ser permitido na Dukan, mas li e reli o livro e não encontrei nada a respeito. Como teve essa informação? Fiquei curiosa pq não quero furar a dieta. Obrigada

    1. Não, não é normal, será que seu fermento estava bom? É a unica explicação para ficar fedido, ele fica com o mesmo cheirinho de pão francês e já fiz várias vezes, sovando muito, quase sem sovar e sempre deu certo. Tem algo errado com algum ingrediente da sua receita.

      1. Então usei fermento de saquinho. O que me disseram é que pode ser a marca da farinha. Eu usei a sabor verde. Dizem que a monte verde é melhor e não ocorre esses problemas. Vou tentar mudar. Qual a marca da sua?

  7. Olá Sandra vc poderia postar a foto da sua farinha de gluten por favor porque acho que estão vendendo errado por ai a sua é amarelinha?

  8. Gostaria de saber de quem já fez… Depois que assa espera algum tempo pra tirar do forno ? Fiz os meus pães ficaram lindos mas tirei dois minutos após assar e ele ficou murcho … Será que é a farinha ? Obriga

    1. Eu não tenho mais dela em casa, fiz essa foto quando chegou, ela é bem clarinha, muito parecida com a farinha de trigo Editei a postagem com a foto dela, a embalagem é transparente, então da pra ter uma noção da cor.

  9. Eu fiz esse pão:
    Não sei bem o que deu errado na receita, mas quando eu estava misturando os ingredientes, vi que o fermento não agregava na massa. Eu podia olhar para a massa que ficou escura e transparente, e ver os floquinhos de fermento. Outra coisa é o fato de que era impossível sovar, pois não conseguia desgrudar nem da bacia e nem da mão. Tudo virou uma grande bola grudenta e fedida, e por mais glúten que eu acrescentasse, tudo piorava…rs
    Por fim coloquei no liquidificador, pra ver se desgrudava um pouco, fui acrescentando leite e a bola de massa aos poucos e quando ficou mais ou menos lisa, assei a bendita!
    Quando vi aquilo crescendo, até me animei, ficou enorme!
    Após desligar o forno, fui procurar meu pão gigante e vi que tinha desaparecido, dando lugar a um fundo de forma muxo e fedido.
    Não deu pra comer, infelizmente, pois ficou excepcionalmente molhado e com gosto forte do glúten, mais parecia uma gelatina salgada.
    Mas vou tentar novamente, pois ainda tenho glúten em casa, tomara que dessa vez dê certo.
    Aceito sugestões!

    1. Esse pão de gluten é uma novela, poucas pessoas me contaram que deu certo 🙁 Não sei se é a farinha de glúten, já vi muita gente dizendo que estão vendendo umas que não são farinha de glúten de verdade. Tente dissolver o fermento no iogurte antes de acrescentar os outros ingredientes, e sove bem que o fermento se incorpora a massa. Se fizer outra vez me conte!

    2. Oi, é a farinha mesmo, compre da macrozen, a única que pelo que vi funciona exatamente como deve, eu ri mto lendo sua postagem, li de sair lágrima pois foi exatamente o que aconteceu comigo, entrei em desespero kkkkkk, fica simplesmente HORRIVEL kkkkkkk, mas é a farinha de glúten que é diferente, o pessoal anda vendendo o glúten seco por farinha 🙁 , jogue o que você tem no lixo e compre a da macrozen, foi o que eu fiz rs. Abraços

  10. Pode me dizer qual parte do livro que diz que pode essa farinha de glúten pq eu sou seguidora da dieta Dukan há um ano e meio, dou assessoria a muitas meninas que fazem a dieta e nas diversas vezes que reli o livro nunca encontrei essa informação. Se estiver mesmo no livro vai ser uma maravilha. Agradeço a atenção.

    1. Não está no livro, fiquei sabendo através de um grupo e perguntei no site onde me disseram que é realmente liberada 100 gramas em dias alternados. Muitos ingredientes e receitas foram sendo adaptados e liberados depois do livro.

  11. Eu fiz a receita e obtive o mesmo resultado que muitas aqui. Um pão borrachento, uma massa escura e grudenta…mas EU COMPREI GLUTEN DE TRIGO e não farinha de gluten…o gluten de trigo é escuro, e a função dele é dar elasticidade à massa, por isso fica borrachento. Chegou minha farinha de gluten e já vou pra cozinha, testar esse pão lindo!!!

  12. Fui na zona cerealista e comprei a tal farinha de gluten, O atendente ainda me perguntou se era de gluten ou gluten de trigo e eu confirmei: GLUTEN. A farinha é exatamente da mesma cor da Macrozen, brancquinha. Faço a receita direitissímo, mas a massa fica marrom e nao branca, depois de pronta (sovada) e após retirar do forno, os pães parecem integrais, por conta da cor. Porque será?

  13. cuidado muita gente vende Gluten farinha de gluten, nao sei pqmas tb nao sao todas as marcas q dao certo aqui na Austria ja tentei varias marcas e nao vira impossivel comer Agora estou fazendo um pedido na macrozen ver se funciona.

  14. Alguém sabe me dizer esfarinha de gluten é o mesmo que gluten de trigo?
    É que é esse que encontro em Portugal e o pão saiu muito emborrachado

  15. Galera! TOMA CUIDADO PQ TEM MUITA GENTE VENDENDO OUTRO TIPO DE FARINHA COMO FARINHA DE GLÚTEN. ELA É BEEEEEM BRANKINHA. PARECE MESMO COM FARINHA DE TRIGO E EM HIPÓTESE ALGUMA VAI TER CHEIRO RUIM. O CHEIRO SEMP
    RE VEM DO FERMENTO. TOMEM CUIDADO COM ESSE. ATÉ PQ SE ESTIVER VENCIDO OU ESTRAGADO(MESMO DENTRO DA VALIDADE) PODE CAUSAR SÉRIOS DANOS NO INTESTINO

  16. Gentem, eu comprei o gluten no lugar da farinha de gluten, realmente ela não se mistura, fica uma massa amarelada, ela é a base para fazer a carne de soja. Se quer comprar de confiança, compra da macrozen, eu comprei e adorei, fiz pastelão, esfiha de carne, fica identica a normal. Bjusss

    1. Já se falou tanto sobre o glúten que se vende por aí que nem sei responder tantas duvidas, sei apenas que pessoas que fazem a Dukan há muito tempo e que realizam pesquisas, conhecem o Dr Dukan, utilizam a farinha de glúten da macrozen. Acredito que como todo alimento, fazendo a dieta ou não, deve ser consumido com moderação.

      Beijão

  17. olá, bom dia.

    Pensei em fazer o pão tipo pão de forma o que vc acha?
    acredita que uma massa daria para fazer quantas formas de silicone tipo pão de forma?

    Bjo!

  18. acho que venderam outra farinha no lugar da farinha de gluten… a minha farinha parecia a proteína isolada de soja!!! o meu pão cresceu ficou lindo..depois murcho como uma bexiga furada e borracha..parecia chiclete!!!! Obs… tenho mania de fazer p~es e todos os outros sempre deram certo… tenho todos os truques de p~es de vários site!!! acho que parram gato por lebre!!! a farinha era amarelinha!!!

  19. Olá, Sandra, obrigada pela dica! Fiz o pão, mas no lugar do iogurte usei 5 colheres de sopa de leite desnatado. Ficou uma delícia, até meu marido comeu! Será que é o iogurte que ta deixando os pães moles pra moldar? E realmente fiquei na dúvida quanto posso comer, porque no site de compras do Dukan diz que só posso comer 4 colheres de sopa de farinha de glúten por semana! Beijos e obrigada!

  20. gente com certeza a farinha que fica escura é gluten puro já aconteceu comigo, leiam no rótulo tem que ter farinha de trigo acrescida de gluten do contrário não funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *