Iogurte Grego – Receita

Desde que vi a primeira imagem de iogurte grego, já tem um bom tempo, fiquei fascinada e claro que tinha que descobrir como é que faz. Muita gente me pergunta porque eu não sou normal igual a grande parte das pessoas e vou no mercado e compro. Perco horas pesquisando, tentando, calculando até conseguir um resultado que agrade. Eu respondo que na verdade eu não perco nada, considero tudo investimento. Aprendi a cozinhar para poder saber o que estava comendo e poder comer comida de qualidade sem pagar preços abusivos. Eu não experimentei o iogurte de grego de outros países mas li muito a respeito e sei que isso que vendem no Brasil é um iogurte qualquer coisa. O meu iogurte grego feito com leite desnatado fica mais saboroso e cremoso que os que andei comprando. Experimentei um iogurte grego liquido que parecia que estava bebendo creme de leite com baunilha, horrível.

iogurte grego
Iogurte Grego

O iogurte grego é feito a partir da receita de iogurte que já postei aqui . Nas minhas experiencias descobri que um sachê de fermento lácteo pode transformar até 3 litros de leite, todas as vezes pelo menos dois litros são destinados ao grego. Não rende muito é verdade, a maior parte é soro, mas eu aprendi que soro também é bom, alias melhor que leite. Eu uso na receita da panqueca, em receitas de bolo e pão, e deixo numa jarra na geladeira para beber. Isso mesmo, eu bebo o soro do iogurte gelado.  Mesmo rendendo pouco ainda sai mais barato e saudável que comprar.

Coando iogurte grego
Coando iogurte grego

Iogurte Grego – Receita 

Aqueça 3 litros de leite até ficar bem quente, um teste e pingas nas costas da mão e se não queimar está ótimo, ou colocar a pontinha do dedo, se suportar por 10 segundos está no ponto. Despeje numa vasilha, grande, uso muito os potes de sorvete (melhor que guardar feijão). Misture o fermento lácteo, mexa bem para dissolver, tampe e enrole numa toalha de mesa. Deixe fermentar. Pode também colocar no forno apagado, dentro de caixa de isopor ou bolsa térmica. O importante é manter aquecido. Depois de 6 a 8 horas a fermentação está completa.

Iogurte caseiro
Iogurte caseiro
Coando iogurte grego
Coando iogurte grego

Use um escorredor de macarrão, ou uma peneira grande forrada com um pano limpo que não pode ser lavado com cloro. Assim que preparo o meu, lavo bem com detergente neutro, enxáguo muito bem e já coloco para secar. Tenho um pano apenas para coar iogurte. Pode usar uma malha também, ou aqueles coadores de café de pano. Já cheguei colocar apenas uma porção no coador de papel de café só pra poder comer logo., sou dessas.

Apoie seu coador sobre uma tigela grande que comporte todo o soro e despeje o iogurte, feche bem com as bordas do pano e leve a geladeira. De 2 a 4 horas estará pronto. Se achar que ainda está liquido deixe mais um pouco. Observe se o soro não está já chegando no iogurte, se estiver já transfira para outro recipiente.

Pronto, agora você tem iogurte grego. Eu misturo adoçante e essência de baunilha. Quero experimentar com suco de maracujá natural, frutas vermelhas maceradas, e pra ser muito honesta como até puro, sem adoçar, nem aromatizar. Conversando com uma amiga que mora na Alemanha descobri que lá é muito popular em receitas salgadas, coisa que nós brasileiros vamos demorar alguns séculos para incorporar ao cardápio. Eu já vou fazer alguns testes na minha próxima produção.

E você, vai arriscar fazer o seu?

 

5 comentários Adicione o seu
  1. Eu faço coalhada dessa forma (na verdade uso leite integral, não tenho fermento, então uso iogurte ou coalhada de copinho para talhar, e deixo 24h embrulhado), e como salgada mesmo. Tanto com comida árabe como com azeite e sal no pão ou torrada. Fica excelente para patês de frango, ervas (salsinha e cebolinha), tomate seco ou azeitonas.
    Tenta aí!

    1. Eu só uso o desnatado pela dieta, prefiro com o leite integral, parece que fica mais grossinho, também fazia com um copo de iogurte, depois que fiz com fermento vi muita diferença, só faço se não tem outro jeito. Quero pegar o hábito de comer com salgados, fico salivando só de imaginar.

      Beijão

  2. eu costumo usar um paninho chamado voltamundo que é apropriado para desorar queijo comprei 1 metro do paninho por R$ 4,00 e a largura é muito boa,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *