Farinha de Glúten na Dieta Dukan

Desde que descobri receitas com farinha de glúten na dieta Dukan e que a mesma poderia ser consumida a partir do ataque em quantidades moderadas de 100 gramas dia sim dia não, eu não tive mais paz.  Apesar do meu conhecimento em nutrição sempre só ouvi falar que o glúten não era o melhor amigo de nenhuma dieta, ainda mais uma dieta baseada em proteínas, não, pera! O glúten é a proteína do trigo, se é proteína então pode.

Assim meio no escuro, sonhando com a foto do pão que eu vi na receita, planejando massas, salgados e uma festa a base de glúten eu fiz o pedido da minha farinha e fui para a cozinha. Não é que deu certo? Ficou gostoso pra c@$%¨&*! Foi aí que comecei a duvidar da liberação na dieta. Lembrei que no encontro de agosto da dieta Dukan alguém falou sobre a possibilidade, que fora do país já estavam utilizando a farinha de glúten nas refeições Dukan.

Resolvi pesquisar, e nada, é mais fácil encontrar  água no deserto, politico trabalhando em Brasilia do que alguma explicação coerente para usarmos a farinha de glúten na dieta Dukan. Então resolvi ir por associação e encontrar eu mesma uma explicação para tal. Perguntei no site da dieta e recebi essa resposta:

gluten na Dukan

A dieta é baseada no consumo de proteínas, logo o glúten é uma proteína, e pode sim ser consumido na dieta.

Mas e as 21 gramas de carboidratos em 50 gramas  de farinha de glúten? Esse carboidrato acaba sendo anulado por ter um valor praticamente igual de proteínas, 20 gramas por porção.

Mas e quem tem alergia? Bom, se a pessoa já tem alergia a glúten é porque ela não faz a digestão como deveria e isso provoca reações no organismo. Se você já não come glúten, vai continuar não comendo. Não é que porque faz a dieta que agora pode. Sempre um médico é mais importante. E digo mais, sempre conhecer o seu organismo é ainda mais importante. Não é porque para a maioria da população faz bem que para mim também vai fazer. Se observe.

Li em todos os grupos que a farinha de glúten é liberada desde o ataque. Sempre respeitando essa quantidade. Porque dia sim e dia não, e não 50 gramas por dia?

O glúten é o responsável por dar elasticidade a farinha,  por isso tem receitas que se deve sovar, outras nem mexer muito, de acordo com a textura que se quer da massa feita com farinha de trigo é o procedimento da receita. Ta, mas o que isso tem a ver com a dieta? O glúten forma uma cola que pode ficar grudada nas paredes intestinais e ainda absorve líquidos e pode causar prisão de ventre, gases e desconfortos abdominais. Se você tiver esses sintomas não quer dizer que seja alérgico, apenas que deve consumir ainda com mais moderação. Se nada acontece, vá em frente.

As receitas com farinha de glúten dão super certo, ficam leves, podem e devem ser consumida por quem faz a dieta Dukan corretamente como um incentivo, um apoio para continuar. Se eu alguém me perguntar o quanto consumir, eu recomendo deixar a receita com farinha de glúten para uma massa no domingo, ou um pão quando está com muita vontade, não mais que uma vez na semana.

Ps- As receitas com farinha de glúten podem ser congeladas e duram até 3 meses no freezer.

Eu faço a cada 15 dias algo com a farinha de glúten, invisto no suco verde e farelo de aveia para limpar o intestino. Acho que cada um vai acabar encontrando seu ritmo e consegue controlar suas vontades principalmente quem já emagreceu um pouco e sabe o quanto vale abrir mão de algumas preparações. FARINHA DE GLÚTEN  é FARINHA DE GLÚTEN , qualquer coisa com outro nome não é permitido na dieta. Muitos vendedores e pessoas que não estão preocupadas com nada além de dinheiro podem passar informação errada, de repente até que uma das misturas indicadas produzam uma receita com qualidade, mas não quer dizer que seja própria para a dieta.

Por favor, leiam o livro antes de começar a dieta, preparem se. Duvidas todos nós temos, só não podemos brincar com a saúde em nome de um emagrecimento rápido e desesperado. Não adianta me mandar mensagem em pânico me perguntando algo que está óbvio no livro que nem sempre eu posso parar para responder. Quando eu tenho duvidas eu pesquiso no google e se as informações são desencontradas faço o melhor de 3 e se ainda assim estiver com duvidas, o melhor de 5, ou de 7… Pesquiso as palavras separadamente, avalio, só depois eu pergunto ou testo alguma coisa. É a minha saúde, é o meu corpo, quero sim ficar mais magra, mas quero com saúde.

 

43 comments Add yours
  1. Essa farinha salva minha vida nos desejos de pães, esfihas, massas… huuum! Só que realmente sinto que quando consumo retenho mais liquido e a balança dá aquela travada que me desespera… Obrigada por todas as infos! Bjos

  2. Ótimo artigo! Me esclareceu a dúvida em relação à farinha de glúten.
    Caí no seu blog por acaso, mas gostei e vou acompanhar 🙂

  3. Sandra usei seu blog para esclarecer duvidas sobre a farinha de glúten…
    Tudo bem ????
    Você tem Instagram ???
    Desde já agradeço
    Muito obrigada
    Adriana

  4. Olá,tenho uma dúvida que ainda nao consegui tirar,a farinha de gluten na dieta dukan substitui o farelo de aveia?
    me responda no email:

  5. Olá Sandra, estou com uma dúvida sobre a farinha de glúten. Participo de um grupo de dukanianas no facebook . As meninas do grupo usam a farinha de glúten da marca Macrozen. Dizem que é a única que presta. Fui a uma loja e comprei uma farinha de glúten de outra marca e para a minha surpresa, a instrução da embalagem dizia para misturar uma quantia x de glúten em farinha normal e mencionava que a porcentagen de glúten no produto era de 75%, pois como você disse, o glúten é utilizado para dar mais elasticidade à massa. Levei a farinha de glúten de volta à loja onde o havia comprado e expliquei à mulher que me vendeu, que não era essa a farinha, pois tinha que misturar com farinha de trigo. A vendedora achou estranho, pois ela disse que o uso do glúten era dessa forma. Então eu mencionei a ela o tal produto da Macrozen, que não precisava de misturar. A vendedora, na curiosidade, entrou em contato com a Macrozen e perguntou a eles a quantidade de glúten na farinha deles e ela foi informada que havia em torno de 12-13% de glúten, ou seja, o resto daquele produto era farinha normal. Depois dessa desisti da farinha de glúten,pois ela pura não dá para fazer nada e a outra por ter um teor alto de farinha de trigo. E para piorar a minha situação, ao pesquisar farinha de glúten em inglês a bendita também é conhecida com seitan. Por favor, me ilumina quanto a essa farinha. E por favor, me diga qual farinha de glúten você está usando.

    1. Tenho esta mesma dúvida, porque para mim o que vc comprou é o glúten seco, proteína do trigo, enquanto a farinha de glúten nada mais é do que farinha de trigo enriquecida com glúten. Então tenho duvidas se é correto utilizar a farinha. Será que não seria o glúten?

  6. Olá, adorei saber mais informações sobre a farinha de glútem. Faço dukan e estou na cruzeiro.
    Bem, como mtas coisas estão surgindo na dukan q não constam no livro…eu gostaria de perguntar pra vc, sobre a farinha de berinjela. Se podemos utilizar nos dias pl, a quantidade autorizada….e tudo mais.
    Linda, te agradeço desde já!! Bjsss….

  7. Encontrei por aqui a farinha de gluten holandesa, será que posso usar essa??? Pelo menos na etiqueta era isso que estava escrito, sera que posso comprar e usar essa mesma? Não achei nada na internet… estou morrendo de vontade de comer algo que se pareça mais com pão, esfirras, etc…

  8. Qual a marca da farinha que você usa, Sandra Peres? Sou nutricionista e tenho uma loja de naturais e algumas clientes pediram, não sei qual encomendar… tenho um distribuidor que tem essa holandesa e o outro que descreve apenas como farinha de gluten, estou em dúvida de qual pegar pra revender na loja.

  9. Essa holandesa não dá certo, acabei de jogar 3 pães fora… Ela vira uma borracha, meu braço está doendo até agora de tentar sovar o pão… Assa e cresce muuuito, e quando desliga murcha tudo… E não dá pra comer… Depois li vários comentários de pessoas que passaram pela mesma situação. Acredito que tenha que ser a farinha mesmo…@

  10. Adorei Sandra sua explicação sobre a fari ha de gluten. Estou na fase cruzeiro e nunca consumi essa farinha por ter muitas duvidas, que foram justamente as que vc abordou acima. Muito obrigada ajudou muito! abraços…

  11. Sandra,
    preciso da tua ajuda!
    Compro os farelos numa loja de “produtos naturais”. Pedi farinha de glúten e me venderam glúten em pó.
    Não sei se é a mesma coisa. Tentei fazer um pão dukan que tu publicou a receita e ficou parecendo um chicle! Borrachudinho sabe, mas com cheiro de pão caseiro hahaha!
    Será que eu comprei a coisa errada?

  12. Pois é, hoje fiz cotação de produtos em uma distribuidora e o produto disponível é descrito como “glúten de trigo”, acabei de mandar um e-mail para o vendedor questionando se é o mesmo produto “farinha de glúten”.

  13. A farinha de glúten foi minha salvação. Sentia muita vontade do pão.. consumo como manda a Dukan e não tem atrapalhado em nada, aliás, só ajudado. Faço a receita com 200 gramas (4 pães) e quando bate a vontade eu coloco no microondas por 35 segundos. Fica bom! Ele fresquinho saindo do forno é a melhor receita Dukan que já fiz.

  14. Alguém sabe como fazer a farinha de glúten em casa?
    Estou com dificuldades de encontrar para comprar, bem como quando encontro o valor é salgadinho..
    Obrigado.
    Robson.

  15. Oi, meninas… Faço a Dieta Dukan há 4 meses. Eliminei 15,6 Kg até agora. Achei a receita do pão e tô louca pra fazer… Mas a Farinha de Glúten só achei on line…
    Farinha de Glúten – Macrozen (Fracionado – Embalagem 200g)
    Link do Site
    https://www.estacaodosgraos.com.br/farinha-de-gluten-macrozen-fracionado-embalagem-200g-granel-onde-comprar-achar-encontrar-preco-por-kilo-quilo-grama-valor-informacao-nutricional.html

    Espero que ajude..

  16. Oii Sandra!!
    Não sou de fazer comentários, mas impossível não agradecer sua postagem…adore!!!
    Estou começando a dieta agora, estou no inicio da fase cruzeiro e muitas duvidas a respeito das receitas surgem né, e como a farinha de gluten não encontramos nada sobre ela nos livros, estava morrendo de medo de fazer algo errado kkk.
    Com sua postagem estou tranquila agora, ela foi bem completinha, até mesmo na quantidade…obrigada mesmo!

  17. Bom dia Sandra, como não vi a especificação da marca eu comprei no site ZONA CEREALISTA, ela vende a granel, estou aguardando chegarr. Mas gostaria de saber se só presta a marca da macrozen…. “/

  18. Aonde encontro essa farinha? Estou louca pra encontra lá, mas nos mercados ainda não localizei… Me ajudem RS preciso matar as lombrigas e quero pães bonitos!!!rs 🙁

    1. OLÁ MARIANA EU COMPRO EM CASA DE PRODUTOS NATURAIS,TAMBEM DA PARA COMPRAR NA INTERNET.
      PRETEM ATEÇÃO NA HORA DE COMPRAR A FARINHA QUE VENDEM QUE A COR É AMARELADA ESTA DEVE SER O GLUTEM DE TRIGO A MASSA PARECE UM CHICLETE,JÁ A FARINHA BRANQUINHA ESTA É A CERTA O PÃO FICA PERFEITO.

  19. Na primeira vez comprei uma suposta farinha de glúten numa dessas casa de produtos naturais (na casa Natuísta) …me enganaram …era glúten puro (amarelo) fiz o pão …logicamente não deu certo, aí encontrei o seu blog falando do pão com farinha de glúten e da própria farinha fui atrás e consegui encontrar o produto correto, na Casa Santa luzia (produtos importados) na Alameda lorena/sp!!! Ficou perfeito o meu pão delicia!”!! muito obrigada!!

  20. Gente não comprem esses que vendem a granel… vão te vender glúten no lugar de farinha de glúten … por falta de informação os atendentes e comerciantes acham que é tudo a mesma coisa!! comprem a farinha de glúten macrozen!!! qto estou ganhando pela propaganda ???nada!!! eu tb fui enganada!!!

  21. O blog esclarece algumas coisas! Obrigada!
    Mas outras ficaram meio confusas… glúten é uma proteína encontrada em cereais. Trigo tem, cevada tem, etc… A farinha de Glúten, pelas pesquisas que fiz, nada mais é que farinha de trigo enriquecida com mais glúten que o normal. Ou seja, tem farinha de trigo na composição da farinha de glúten, a não ser que seja só o glúten puro, como algumas de nós encontraram!
    Assim, acho que a questão é qual a proporção que se mistura de farinha de trigo no glúten!
    Minha grande dúvida: então podemos consumir farinha de trigo em pequenas proporções? Não entendi como a quantidade de proteína do Glúten anularia os efeitos do carboidrato… Se fosse assim qualquer recheio de proteína num pãozinho de farinha normal faria o mesmo efeito…

  22. Pelo jeito vc testou varias receitas com farinha de Gluten. Vc acha que dá pra substituir qualquer receita que leve farinha normal por farinha de Gluten?? E qual será a proporção ? 1 xicara de farinha normal equivale a 1 xicara de farinha de Gluten? Acho a farinha de glutem mais pesada e fico pensando que a proporção não deve ser a mesma…

  23. Eu vou tentar fazer essa dieta, porque ela me pareceu ser muito efetiva. Já tentei emagrecer de várias formas, mas tenho dificuldades em ter disciplina pra fazer à risca a dieta, mas vou fazer o possível pra fazer essa. Muito obrigada por você estar compartilhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *