Pão de Liquidificador

Não é todo dia que acordamos tarde e perdemos a hora da padaria, ou melhor, não é todo domingo que isso acontece, aqui perto de casa tem um mercadinho que tem padaria e o pãozinho de lá é ótimo, mas aos domingos eles fecham as 13hs, neste ultimo domingo, dia das mães, por volta das 7hs os meninos me levaram meu café na cama, porque eles sabem que não consigo dormir até muito tarde.

Eu amei, tirei fotos, e quando fui ver estavam todos dormindo outra vez, aproveitei o friozinho e também voltei pra cama. Quando acordamos outra vez já era meio dia, tomamos café de novo e fomos arrumar a bagunça da casa. Daí até colocar o almoço no forno e almoçar já eram 17 hs. Assistimos um filme, depois outro, e quando olhamos no relógio pouco mais de 21hs e fome de pão, bolo e chá. Pensei em fazer uma massa mas ninguém queria, pensei em pedir uma pizza, mas a fome era especifica, pão fresquinho e bolo.

pão caseiro

Fui atrás das minhas receitas e preparei um bolo de iogurte e pão de liquidificador, que eu acho uma puta falta de sacanagem chamar de pão de liquidificador, porque a farinha mistura a parte e tem que sovar, crescer e modelar antes de assar, uma receita só pode ser considerada de liquidificador se ja sai do liquidificador direto pro forno. Parei.

Voltemos ao pão, de liquidificador ou não, o pão é simplesmente deliciososo e eu que não sou uma grande padeira, me senti realizada, nada melhor que ver filho brigando pelo pão que você fez pra saber que estava bom mesmo.

Até eu me dei ao luxo de comer dois. Me deixa, de domingo tem refeição de gala e fiz todas do mês nesse ultimo, não, isso não pode.

pão caseiro de liquidificador

O que eu mais gostei da receita desse pão, foi que além de ser pratico e economico ele também é super versátil, se quiser mais salgado é só polvilhar parmesão e temperinhos nele antes de ir ao forno, se quiser mais doce pode pincelar glacê assim que sairem do forno, até suspirei lembrando do pão

Pão Caseiro de Liquidificador

pao de liquidificador

INGREDIENTES

  • 3 xícaras de chá de leite morno
  • 1kg de farinha de trigo
  • 2 ovos inteiros
  • 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 3 colheres de sopa de açucar
  • 60g de fermento biológico

MODO DE PREPARO

Coloque o leite morno no liquidificador. Acrescente os ovos, a manteiga ou margarina, o sal, o açúcar e o fermento biológico. Ligue  e bata todos os ingredientes até formarem uma mistura  homogênea.

Em uma vasilha, adicione a farinha de trigo. Despeje a mistura do liquidificador na farinha aos poucos. Com as mãos, misture e amasse bem a massa até ficar lisa e não grude mais as mãos. Quando a massa de pão estiver pronta, deixe descansar por cerca de 25 minutos ou mais para crescer.

Quando a massa crescer, pegue a massa e divida-a em pedaçosem tamanhos iguais . Enrole ou faça o formato como quiser. Fiz bolinhas.

Quando os pães estiverem prontos, coloque-os em uma assadeira previamente untada e enfarinhada. Usei papel manteiga, pra não ter que lavar as formas. Não se esqueça de deixar espaço entre os pães porque eles crescerão mais um pouco. Deixe descansar por mais tempo.

Leve os pães ao forno pré-aquecido e asse-os a 180ºC por uns 25 minutos. Quando chegar a 25 minutos mais ou menos, aumente a temperatura de 180ºC para 230ºC e continue assando até os pães ficarem dourados. Quando os pães dourarem, retire do forno e deixe esfriar.

Eu nem tinha chegado com os pães na mesa e ja estavam pedindo, em deu tempo de esfriar.

Renderam 32 pães. Eu comi dois e o restante foi devorado por 3 pessoas até o fonal da tarde da segunda feira. Façam as contas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *