Bolo Divertido

Tenho feito tanto curso de bolo que fiquei até meio perdida, sempre que tem encomenda fico nas receitas tradicionais e não treino as novas tecnicas de decoração que aprendo. Ou seja, não está adiantando fazer cursos. Decidi botar em pratica pelo menos uma coisa de cada curso antes de fazer outros.

Nada melhor do que a pratica para chegar a perfeição.

Dei uma olhada nos armários e resolvi fazer uma receita de um dos primieros cursos que fiz na vida e não sei porque não tinha feito até ontem. Fiz massa de pão de ló da Serafina Checo para cobrir com pasta americana, devo ter feito o curso de confeitaria com ela em 98, se não me engano, o recheio que ela sugeriu em aula fiz várias vezes e perdi a receita, se alguém tiver um recheio de bolo com doce de leite, maçãs e nozes da Serefaina pode me passar, ficarei muito feliz!

No recheio fui de brigadeiro cremoso de paçoca, já que tinha uma boa porção de amendoim em casa e precisava usar.

Para a calda usei leite condensado diluído em água,  já que é  para usar calda doce, vamos de leite condensado que é mais saboroso.

Na hora de colar a pasta usei também o glacê da Serafina de manteiga e leite condensado.

E por ultimo e não menos importante, usei as dicas de decoração do Ramon Serpa, que deu aula pela Eduk na semana passada, fiz um bolo pop art, muito divertido.

O resultado foi esse:

Bolo divertido - Pop Art

Bolo Pop Art

Massa:

  • 8 ovos
  • 225 gramas de açúcar
  • 225 gramas de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Bata os ovos com açícar até ficar um creme muito fofo e claro, quase enche a tigela da batedeira planetária, se você não tem uma use uma tigela maior para bater a receita ou divida ao meio.

massa de pão de ló

Adicione a farinha de trigo peneirada delicadamente, a massa vai baixar um pouco é normal, despeje em formas untadas e forradas com papel manteiga.

massa de pão de ló

Leve ao forno pre aquecido a 180 graus por mais ou menos 25 minutos.

massa de pão de ló

Eu asso em várias formas porções menores de massa, que assam mais rapido e esfriam mais rapido também, mas pode assar tudo em uma só também de acordo com o que você precisa.

Essa receita me rendeu 3 bolos baixos que dividi cada um em 3 camadas.

Não vai fermento mesmo!

Recheio de Paçoca

3 latas de leite condensado
100 gramas de manteiga
200 gramas de amendoim torrado e moído grosseiramente ( já comprei assim)
1 caixinha de creme de leite
Modo de Preparo:

Leve os ingredientes ao fogo até engrossar bem, mexendo sempre. Para saber bem o ponto, é um pouco antes do ponto de brigadeiro de enrolar e um pouco depois do brigadeiro de colher.

Deixe esfriar para ultilizar.

 

Calda para regar o bolo

1/2 lata de leite condensado
1 lata de água filtrada ou fervida
Modo de Preparo:

Misture bem os dois ingredientes e reserve.

Aplique no bolo com auxilio de um pincel.

 

Glacê de Manteiga

250 gramas de manteiga sem sal
1/2 lata de leite condensado
baunilha a gosto, ou outra essencia
Modo de Preparo:

Bata bem a manteiga e vá adicionando o leite condensado em fio até formar um glacê, deixe descansar algumas horas antes de usar.

Esse glacê pode ser misturado aos farelos da massa para formar a argamassa de alisar o bolo.

 

Montagem:

Desenforme os bolos e mantenha o papel manteiga, ele ajuda a dar firmesa para fatiar camadas finas sem quebrar.

Divida as massas de acordo com o que você precisa, eu consegui 9 placas, bem finas, usei 7, só parei porque acabou o recheio, gosto de bolos mais altos.

Com tudo preparado é hora de montar o bolo, para a primeira camada escolha uma camada de fundo da forma, ajuda a ficar mais retinho, lembre se que quando desenformar vai ficar por cima.

Cada camada eu umedeci com calda com a ajuda de um pincel, para esse bolo com sete camadas eu usei 300 ml de calda.

Para espalhar o recheio usei um saco de confeitar sem o bico, tomando o cuidado de não colocar muito nas bordas pois na hora de prensar o recheio pode vazar.

Não pare de montar quando o bolo alcançar a forma, lembre se que vai prensar, monte umas duas camadas acima da borda da forma, se tivesse mais recheio pronto teria montado mais alto.

montagem bolo pasta americana

Encomendei placas de acetato para conseguir aumentar o altura das formas mas ainda não chegaram, gosto de bolos com mais de dez centimetros e a dica do acetato foi ótima, assim que as placas chegarem eu monto um bolo e posto aqui pra todos entenderem.

Já havia pesado a forma e ele depois de montado ficou 2230 gramas, logo para prensar temos que usar o mesmo peso, usei dois quilos de farinha sobre a tábua que seria usada para decorar o bolo.

Deixei 8 horas prensado e decorei o bolo.

montagem bolo pasta americana

Para desenformar é só passar a faca ou uma espatula ao redor do bolo, centralizar na tabua e virar sem medo.

montagem bolo pasta americana

Feito isso espalhe o glacê que eu nem quis misturar aos farelos de bolo já que ele ficou tão retinho. Agora é só cobrir e decorar com a pasta americana.

montagem bolo pasta americana

Usei pasta americana azul tifany para cobrir o bolo, queria uma decoração pop art, para alcançar esse tom usei azul royal com verde limão.

Fiz uma faixa de acabamento rosa cereja, quadradinhos amarelos com ejetor, e sobre o bolo adicionei plaquinhas feitas com pasta de flores que ficaram secando por 8 horas antes de irem para o bolo, o ideal são mais de 12 horas, mas como era um bolo de testes e não iria ser transportado não tinha problemas, foi bom para testar, mesmo depois de varias horas sobre o bolo não trincaram, não mudaram de cor e nem perderam a forma.

decoração pop art para bolo

 

Gostei muito dos resultados, massa, recheio, decoração , ficou perfeito, se pudesse mudar algo acrescentaria mais dois centimetros a altura do bolo.

bolo de pasta americana pop art bolo de pasta americana pop art 2014-05-27 18.12.49

 

6 comments Add yours
  1. Ola Sandra,

    Gostaria de uma dica sua, como cortar o bolo em camadas bem finas para rechear???? Existe alguma técnica para isso? Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *