Nhoque de Batata Doce Com Ragu de Carne Seca

Eu deveria estar fazendo a Dukan, mas eu também deveria ser milionária, então tá tudo certo. Ou pelo menos fazemos de conta que está. Peguei uma mania de fazer compras de supermercado pela internet e claro, as quartas feiras sempre tem ofertas de legumes, verduras e frutas, eu poderia ter dito hortifrúti, mas não sei porque preferi escrever tudo.

Nhoque de Batata Doce Com Ragu de Carne Seca

Fato é que desde que comecei a fazer compras assim passei a me alimentar melhor e guardar mais dinheiro. Primeiro, só compro itens de primeira necessidade, segundo, aproveito todas as ofertas e depois me obrigo a preparar receitas, como essa, que me vi olhando pra um quilo de batata doce que comprei no dia em que os meninos iriam pra casa do pai. Como consumir isso sem ser o cozido igual de sempre?

Nhoque de Batata Doce Com Ragu de Carne Seca

Como eu gosto de misturar doce com salgado pensei em preparar carameladas com alguma carne suína, mas logo lembrei que iria sobrar pelo menos uns 800 gramas pra eu comer no dia seguinte e não me lembro se congela. Poderia fazer purê, mas não seria nenhum “desafio”. Foi aí que o nhoque surgiu, procurei receitas e percebi que era feito da mesma forma que o tradicional, faltava só escolher um molho, nada com carne moída, por que não carne seca, cozida com tomates, vinho e manjericão com um toque de pimenta?

Nhoque de Batata Doce Com Ragu de Carne Seca

Perfeito. Separei todos os ingredientes e saí comprar o que faltava como se não houvesse jogo do Brasil em poucas horas. Deu tempo, não ligo pro jogo. Não me importei de ficar na cozinha enquanto a bola rolava na sala.

Nhoque de Batata Doce com Ragu de Carne Seca

Ragu de Carne Seca

  • 500 gramas de carne seca
  • azeite
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picado
  • 1 lata de tomates pelados picados
  • caldo de carne a gosto
  • vinho tinto
  • manjericão
  • sal e pimenta calabresa a gosto

Nhoque de Batata Doce Recheado

  • 1 quilo de batata doce
  • 60 gramas de manteiga
  • 2 ovos
  • sal a gosto
  • 2 xícaras chá de farinha de trigo
  • 300 gramas de mussarela em cubos pequenos
  • parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo:

Pique a carne e leve para ferver até tirar o sal, trocando de água até  que esteja no ponto. Então cozinhe até ficar desfiando, uns 10 minutos na pressão.

Enquanto isso descasque a batata doce e leve ao fogo numa panela com água e uma pitada de sal, até que espetando um garfo esteja macia. Escorra e coloque as batatas numa tigela grande amasse até virar um purê, adicione a manteiga nas batatas ainda quentes. Reserve.

Desfie a carne e leve ao fogo com azeite, a cebola e o alho picados, deixe refogar, adicione os tomates, o caldo de carne e o vinho. Se preciso adicione uma colher de sopa de açúcar para tirar a acidez. Tempere e deixe cozinhar em fogo brando mexendo de vez em quando.

Na massa de batatas adicione os ovos e misture bem, junte a farinha aos poucos sovando levemente mais para selar a massa. Faça pequenos discos de massa na palma da mão e recheie com um cubo de mussarela, feche bem para não vazar o queijo durante o cozimento.

Coloque uma panela grande com água e sal no fogo alto até ferver. Distribua algumas bolinhas de nhoque na panela e aguarde que elas subam, retire com uma escumadeira e acomode em um refratário untado com azeite. Repita a operação até o termino da massa.

Prove o molho e despeje sobre os nhoques já cozidos, espalhe manjericão e rale parmesão sobre o refratário, leve ao forno quente por alguns minutos, para manter aquecido.  Sirva em seguida.

Nhoque de Batata Doce Com Ragu de Carne Seca

Rendimento 4 porções.

 

3 comments Add yours
  1. Vou toda feliz ler sua receita …. mas se leva farinha de trigo eu fico frustrada. Fiz a Dukan e estacionei mas lendo muito sobre a farinha de trigo tirei da minha alimentação. Qual não foi minha surpresa? Meu estômago baixou todo e continua baixando. já está formando vinco. Fica a dica ….. Sempre que tiver receitas que substitua a farinha de trigo é de grande interesse de muitos grupos e essas eu divulgo no face e nos grupos de dieta com pouco carboidratos. . Sou diabete 2 e a batata doce tem baixo indice glicêmico e muitos diabeticos comem cozidas no café da manhã.
    Bjs, sucesso e vou ficar no aguardo de receitas com menos carboidratos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *