Naked Cake de Limão

Os naked cakes, bolos pelados, estão na moda, e não é porque parecem mais práticos, eles também tem técnicas e estratégias para o bolo dar certo. Eu acredito que o grande numero de pedidos sejam porque pareçam mais gostosos do que bolos com pasta americana, mais recheados eu tenho certeza que são. Já vi algumas técnicas que ensinam fazer uma barreira na lateral do bolo para que o recheio macio não escorra pelo bolo, mas eu acho que a graça dele é o recheio escorrendo . De qualquer forma, fica a gosto do cliente, se quer um bolo prensado, todo certinho, eu faço, mas se quer um naked com o recheio apetitoso, eu faço também.

Domingo passado fizemos em casa uma reunião de amigos, e mesmo o cardápio sendo feijoada , queria fazer sobremesas diferentes, só laranja iria ficar xoxo. Fiz até enquete na página do evento, o mais votado foi o Naked Cake, seguido pelo pão de mel de colher com paçoca cremosa. A laranja teve apenas um voto, mas esteve presente no evento.

Na duvida fiz as duas receitas.

naked cake de limão

 

Para a massa do bolo pelado peguei uma sugestão do site da Martha Stweart, fiz a receita do Lemon cake.

Para o recheio e cobertura fiz uma trufa de limão, receita que faço há muito tempo, e banhava no chocolate.

naked cake de limão

Naked Cake de Limão

Massa:

  • 1 xícara de manteiga sem sal, amolecida
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 colheres de sopa de raspas de limão (cerca de 3 limões)
  • 4 ovos grandes
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de butter cream (leite com vinagre)
  • Suco de limão 2 colheres de sopa

Preaqueça o forno a 180° graus. Unte formasde bolo com manteiga, polvilhe com farinha, bater para retirar o excesso. Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela grande.

Bata a manteiga, o açúcar e as raspas de limão com um mixer até pálido e fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, misturando bem após cada adição. Junte a baunilha. Reduza a velocidade; adicione a mistura de farinha em 3 adições, alternando com leite e suco de limão.

Despeje a massa em formas preparadas. Asse os bolos até dourar e testar com palito no centro e ele sair limpo. Deixe esfriar sobre uma gradinha por 15 minutos.

Assei 3 formas de bolo com 20 cm cada.

naked cake de limão

 

Recheio e Cobertura:

  • 1 quilo de chocolate branco
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • suco de seis limões
  • raspas de limão a gosto

Derreta o chocolate em microondas por 3 minutos na potencia média, mexendo bem a cada minuto, se necessário coloque mais um minuto, até derreter completamente.

Adicione o creme de leite e misture bem. Reserve

A parte misture o leite condensado ao suco de limão e deixe engrossar. Junte os dois cremes e acrescente raspas de limão. Deixe o creme esfriar por duas horas para que fique encorpado.

Para fazer as trufas leve a geladeira antes de bolear e novamente antes de banhar em chocolate derretido.

naked cake de limão

Calda

1/2 lata de leite condensado

350 ml de água filtrada

Misture tudo e use para umedecer as camadas de bolo com auxilio de um pincel culinário.

Montagem:

Sobre o prato de bolo, ou disco de papelão resistente, coloque a primeira camada de bolo, umedeça com a calda, eu fui com moderação, com medo de molhar demais e o bolo não aguentar o peso, sobraram uns 200 ml da calda que preparei, poderia usar tudo sem medo.

Espalhe o recheio, do centro para as laterais deixando cair um pouco, repita as camadas até chegar ao fim, termine com a cobertura, sem deixar escorrer, decore com fatias de limão cortadas bem finas. Eu usei uns morangos pra dar cor, mas aí fica a gosto do freguês.

Polvilhe açúcar de confeiteiro.

naked cake de limão

Se quiser da até para fazer alguma coisa com bicos de confeitar, apesar do recheio ser bem firme da para trabalhar com pitanga gigante por exemplo e da um efeito bonito no bolo.

Essa é uma receita básica da para variar muito em cima disso, como fazer uma geleia de frutas vermelhas para colocar sobre as massas, fazer uma camada de suspiros e frutas vermelhas antes do recheio.

Para deixar o creme mais macio pode, depois de frio, misturar com um pote de chantili batido, usando um batedor de arame.

Invente uma variação, faça e me conte como ficou!

Editado em 30/07/2014

A Magda Garcia, leitora do blog fez e enviou a foto pelo facebook.  Ela está em Vila Velha, ES e aceita encomendas. Parece que deu muito certo a receita.

naked cake de limão
Naked cake de limão feito pela Magda Garcia
5 comments Add yours
  1. É de dar agua na boca! parabéns!! So uma duvida, quais as meditas do butter cream por favor?! sempre tenho duvidas nesta preparação! Obrigada! bj Cris

  2. Butter cream é creme de manteiga usado para cobrir e rechear. O leitelho (leite com vinagre) usado para aerar e deixar a massa mais fofa é o buttermilk 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *