Bolo de Laranja de Liquidificador

Quando eu acreditava já ter feito bolos de laranjas de todas as formas,  eu descobri uma receita que levava uma laranja inteira na receita. Passei um bom tempo desconfiando do sabor desse bolo. Na verdade eu desconfiava de tudo, consistência, sabor, textura. Mesmo tendo visto vídeos e o bolo sendo feito inclusive na tv não botava muita fé.

bolo de laranja de liquidificador

Isso até o final de semana passado. Com trabalho acumulado, horários desregulados, ainda recuperando minha voz que tinha ido embora depois de uma faxina, resolvi que ia testar a receita do bolo, já que era a unica que eu tinha todos os ingredientes e as laranjas da fruteira  estavam precisando de um final feliz.

A receita já estava anotada num caderninho que deixo ao lado do note, um de mais de uma  dezena de cadernos que eu tenho, eles só são um problema quando eu tento carrega los. Até os amigos já sabem e me dão cadernos de presente. Ganhei um lindo da Anne, e ele foi eleito para ser o mais novo caderno de receitas de família. Todas as receitas praticas e deliciosas como esse bolo de laranja vão pra ele.  Estou pensando em plastifica lo, acho que tenho um ataque se alguém colocar os dedinhos açucarados sobre ele.

Caderno de receita personalizado, feito pela Anne Dayse.
Caderno de receita personalizado, feito pela Anne Daisy.Ela aceita encomendas!

Enquanto eu separava os ingredientes o Neto perguntou porque não gravar um vídeo da receita. E eu de pijamas e sem voz, respondi: Porque não?  Só não posso aparecer de pijama e nem falar nada. Ele aceitou, pegou a câmera e começou a ensaiar os ângulos e movimentos; Lembrando que toda nossa habilidade em usar a câmera se resume a fotos de gatos e de comida que são postadas no facebook, tenho muitos projetos de vídeos e tutoriais, esse vídeo foi apenas um teste, uma brincadeira. Tenho noção que foi totalmente amador, mas serviu de motivação para aprender e tentar fazer uma parada profissional, só não esperem que o próximo já seja, além de muitos equipamentos, é preciso algum estudo pra lançar um vídeo profissional. Esse mesmo, após horas de edição o youtube travou e jogou fora todo o trabalho, tivemos que recomeçar do zero, a essa altura já era uma questão de honra postar o vídeo no youtube.

Aceito dicas, criticas construtivas e sugestões de receitas para os próximos vídeos. Segue a nossa obra prima!

bolo de laranja de liquidificador

Bolo de laranja de liquidificador
Massa:

  • 4 ovos
  • 1/2 xícara chá de óleo
  • 1 laranja inteira
  • 1 e 1/4 de xícara chá de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa cheia de fermento em pó

Calda

  • Suco de uma laranja
  • 1 xícara chá de açúcar

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a laranja e o açúcar Numa tigela despeje a mistura sobre a farinha, misture bem, junte o fermento e leve para assar em forma untada, forno médio por 30 minutos.
Desenforme o bolo ainda morno e cubra com a calda que é a misura dos dois ingredientes, não vai ao fogo.
Decore com raspas de laranja.

O bolo ficou tão bom que acabou antes da primeira tentativa de edição do vídeo, vou repetir a receita só porque ficou ótima.

Façam e me contem, aqui o no canal do youtube.

Alguém já tinha feito bolo assim com uma laranja inteirinha?

9 comentários Adicione o seu
  1. Sandra, como vai?
    Você ainda faz a Dieta Dukan? Eu resisto a um platô há anos após fazer a reeducação alimentar que nunca mais descuidei. Mas esse platô está acima de uns 6 kilos para ficar na meta. Da Dukan fui retornando para a dieta dos pontos de olho num limite de carboidratos, que também, lendo muito, tirei minhas conclusões que é o que precisa ser bem controlado em qualquer dieta.
    Aboli totalmente a farinha de trigo da minha vida e mantive o hábito com o farelo de aveia. Vejo você fazer receitas de bolos etc e te pergunto, você está como com a dieta Dukan ou fez como eu e que segue algumas coisas diferente ? Minha dúvida maior é com o pão de forma (já que tirei a farinha) se uso o pão integral porquê é menos pontos ou continuo fazendo meu pão todos os dias (gasta mais pontos) .
    Voltei a de vez em quando comer arroz (medido) legume e salada proteína. Tudo continua igual, tanto faz seguir a risca como manter a dieta dos pontos, não faz diferença pq, eu há anos tirei fritura, gordura e açúcar, não tinha o que cortar sabe? Sei que a diferença está no exercício que não tenho feito também há anos. Você usa a farinha de trigo? Se você puder e quiser , por favor troque uma ideia comigo de qual a sua posição hoje? Eu não faço mais um dia sim outro não, vou controlando com legumes e salada etc que não ultrapasse os pontos mas cuidando com o que aprendi com a Dukan.Faço a geleia de chia e até o momento ainda faço o pão. Fruta uma por dia , embora a dieta dos pontos(vigilantes) agora permita 3 frutas diárias. Conclusão : Fiquei com a essência de cada dieta mas controlo os carboidratos e algumas vezes, como só salada com uma proteína. Diminui os laticínios que a Dukan permitia .
    Grande abraço Cida

    1. Olá Cida, não consigo mais fazer a dieta Dukan certinha, fiquei com uma boa herança dela, sempre prefiro as proteínas, principalmente na hora do jantar, acabo preferindo comer só a carne, não emagreci mais e também não engordei, não estou preocupada em emagrecer mais, sei que será só apertar um pouco e consigo. Quando a gente restringe muito a alimentação entramos no efeito platô e fica muito difícil de sair, porque comemos o minimo e nada acontece. Outro fator é que o peso ideal nem sempre é o ideal mesmo. Essas tabelas são feitas para a média da população, mas quem garante que estamos na média? Tenho 1,67 de altura, mas pra eu pesar menos que 72 quilos tenho que estar doente, já tentei de tudo e fico realmente com cara de doente, levei foi uma boa bronca do médico. Não tenho como objetivo um peso ideal, quero apenas entrar em roupas normais e ter um exame com taxas normais, fora isso só vejo os padrões de uma sociedade maluca e alucinada com a magreza. Eu não entro nesse jogo, se falta tão pouco e você não emagrece, talvez não seja mais seu peso ideal. Pense nisso e não se cobre tanto.
      Também não gosto de radicalismo, por um período, como quando fiz a dukan, ficar sem açúcar e farinha de trigo, tudo bem, mas a vida toda, nem pensar. Só se eu fosse alérgica. Descobri que o leite me deixa inchada, reduzi muito, mas não cortei da alimentação. A gente tem que ser feliz e não sofrer em nome de uma ditadura.
      Se permita um docinho, um pão, nada de exageros, depois volte a dieta. Isso vai dar combustível pro seu corpo continuar queimando calorias. Não se pese e nem tire medidas após comer os doces, faça isso apenas uma vez na semana ou menos e depois me conte!
      Beijão e boa sorte!

  2. como assim usar a laranja inteira ??? com a casca branca ??? e os caroços???? ou usar so o suco??? ou fazer gomos como se fosse uma mixirica??? adoro bolo de laranja e vou fazer com certeza esta receita!

  3. Amoooo bolo de Laranja! Vou fazer com certeza!

    Amiga CIDA MAURO… estou na mesmíssima situação que você: estagnadíssima e fazendo esses balanceamentos que não mudam nada. Tanto faz eu seguir tudo a risca, como dar umas adequadas que dá no mesmo.. Só que eu ainda estou 10kg acima do peso e não perco por nadaaaaa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *