Cake Design Expo e Expo Brasil Chocolate 2014

Eu gostaria muito de chegar aqui dizendo que foi incrível, que adorei o evento, parabenizar os participantes e organizadores, dizer que estou ansiosa pelo próximo ano  e me sentir motivada a participar. Infelizmente não foi bem assim.

20140815_153135

Primeiro quero dizer que não tenho a intensão de diminuir o trabalho de ninguém, são criticas construtivas, que não me geram lucro algum, mas que podem ajudar as marcas e os consumidores a melhorarem uma área de trabalho  já tão sofrida no país. Não sei como funcionam esses eventos fora do Brasil, mas sei que esse me lembrou muito as feiras de ciências da escola, feiras que por sinal eu ganhei vários prêmios pela minha excelente participação, o que não quer dizer nada, só estou falando como consumidora.

Vamos começar pelas redes sociais e site do evento que quase não era atualizado, a página precisava de pelo menos uma atualização diária, eu faria postagens regulares falando sobre as marcas patrocinadoras e expositores, não só compartilhar um link deles, mas contar alguma curiosidade, postar alguma receita, algo que fizesse o publico ter vontade de participar.  O evento acabou e as fotos do site ainda são do evento do ano passado.

Quanto a localização, muito longe do metrô, até aí tudo bem, estamos em São Paulo, a cidade onde a padaria da esquina é fora de mão, mas chegando no local não havia nada falando sobre. O Centro de convenções fica no quarto andar de um shopping, quando cheguei encontrei algumas mulheres perdidas, inclusive pedindo informações no prédio da frente e os seguranças sem saber ensinar, mesmo os seguranças do shopping não sabiam o que estava acontecendo, um deles me disse apenas que tinha um evento de doces no quarto andar, mas não sabia do que se tratava. Como chegar ao quarto andar era outra questão importante, assim que se entra no shopping pela Frei Caneca, tem dois elevadores que não sobem, só descem hehehe, calma que eu explico, eles dão acesso somente as garagens, o máximo que eles vão é até o piso que eu já estava. Qualquer placa no shopping indica o centro de convenções a frente. Depois de dar algumas voltas pelo shopping decidi ir de escada rolante e saí de lá sem encontrar os elevadores que levam ao centro de convenções. Na saída até tinha elevadores, mas não estavam funcionando, acho que nunca saberei de onde eles saem.

20140815_145843

Gostaria de ter feitos dois cursos, mas os cursos gratuitos não precisavam de inscrição, bastava só ficar na fila, ao invés de distribuírem senhas, ou fazerem essa tal inscrição e deixarem as consumidoras em potencial passearem pela feira, faziam todas ficarem plantadas na fila esperando, esperando, e reclamando, sim, ouvi muita gente reclamando da falta de organização. Quando sai do primeiro curso a fila para o segundo estava quilométrica e duvido que todos conseguiram entrar, alguém deveria avisar o final da fila que o espaço não tinha capacidade para acomodar tanta gente.

20140815_153911

No curso que fiz, apesar do ótimo conteúdo e a excelente profissional, foi tudo muito corrido, eu já sei me virar com uma receita, mas muita gente não tem nem educação, quanto mais inteligencia para fazer uma receita só de ouvir falar como que faz. Faltou iluminação, o salão todo aceso e sobre a mesa onde estava sendo preparada a receita, tudo escuro. Apesar de ter pessoas do produção do lado e de operarem a câmera, ninguém pensou em iluminar mais o local e nem em organizar uma fila para fotos e degustação. A professora até pediu para todas esperarem sentadas, mas as senhorinhas ou são surdas ou sem vergonha, todas avançaram sobre a bancada como uma boiada ou como se fosse o ultimo mini bolo do mundo, muita falta de respeito com os profissionais. Deveria ter alguém ali para coordenar isso e fazer essa gente ter um pouco de respeito com o espaço e o trabalho dos outros.

Sai da sala tão desnorteada, depois de levar uma bolsada de uma senhorinha que não consegui nem me concentrar no resto da feira, fiquei decepcionada com a fila enorme do curso, ou seja, metade do meu objetivo da tarde já tinha ido pro saco. Pretendia comprar as formas lá mesmo, direto do fornecedor e acabei não lembrando, fui tentar tomar um café mas as meninas em frente a máquina só conversavam como se fossem velhas amigas, não consegui nem perguntar onde pagar.

20140815_155925

Comi apenas uma fatia de bolo, que estava delicioso. Tentei fazer uma foto decente do maior brigadeiro do mundo, mas graças a sua caixa de vidro as fotos ficaram péssimas e não encontrei em toda internet uma foto boa que fizesse alguém ficar com vontade de experimentar o doce que também deveria estar delicioso.  Fui então fazer fotos dos bolos, bacana, todos enfileirados, em mesas individuais, todos apareceram na foto junto com os bolos de trás e dos lados, o cartão com o nome do cake designer era tão pequeno que tinha que escolher entre fotografar o bolo ou quem fez, o único que pode ser identificado na foto foi o Ramon Serpa, que colocou um cartão dele na base do bolo.  Fica complicado dar os devidos créditos dessa forma.

20140815_141348

Não vi os bolos do concurso de cake designers, deduzi que estavam numa mesa num corredor isolado. Também não encontrei ninguém para dar a informação e até hoje não vi resultados dos concursos, apenas sobre a copa cobam que corria livre, sem nenhum acompanhamento.

20140815_141120

O Doce do filme O que será de nozes eu vi uma foto porque fui na página do Chef gatô, mas também não sei do que se trata, não havia nenhuma descrição e esperava que houvesse um stande, uma mesa, um banner, qualquer coisa indicando.

20140815_154946

20140815_155543

Agora vou falar sobre os patrocinadores, são todos ótimos, marcas que eu uso de verdade, com qualidade e profissionais que representam a marca muito bem, mas em eventos como esse, não sabem como interagir com o consumidor, vou citar os dois que mais me chamaram atenção : Nita alimentos, a farinha é ótima, fica boa em todas as receitas, tem preço acessível, o stande estava bonito mas só, haviam umas pessoas por lá, creio que vendedores, mas ninguém parava pra interagir, faltou alguma coisa acontecer, alguém assando bolos o tempo todo com degustação deles quentinhos, um panfletinho com receita, alguma coisa pra gravar a marca, saber que a farinha de trigo Nita existe, muita gente sabe, mas o quão boa ela é e quais outros produtos da marca só quem pesquisa e corre atrás de fornecedores e posso garantir, não é muita gente.

Outra marca que até tentou foi a Arcolor, a Adriana Maeda estava lá preparando rendas de açúcar com o produto da marca e havia uma aglomerado de gente envolta dela e um vazio no resto do estande, ninguém pensou em organizar isso, fazer aulas demonstrativas do produto para pequenos grupos durante o evento para evitar essa aglomeração e todo consumidor conseguir entender como usa o produto. Eu gostaria muito de ter visto a explicação, mas no primeiro empurrão deixei pra lá, vejo um curso em uma loja que esteja disponibilizando e fico tranquila. Me recuso a sofrer por uma informação.

20140815_140925

Pra tudo tinha fila, até pra comprar um doce a espera era grande, primeiro porque os atendentes todos estavam batendo papo entre eles e segundo porque não bastava comprar o doce, tinha que fotografar tudo, perguntar tudo e postar tudo no face, bem de frente ao atendimento. Sinto que as redes sociais só deixaram as pessoas mais mal educadas.  Na terceira tentativa frustrada de comer um doce e tomar um café decidi ir até a praça de alimentação do shopping e de lá voltei pra casa. Não me senti motivada a comprar nada.

Só estou fazendo essas criticas porque acredito que pequenas modificações podem ter grandes resultados. Não sou dona da verdade, só achei sem graça e mal organizado, pode ter sido importante pra muita gente, poderia ter sido pra muito mais pessoas. São todos profissionais excelentes e grandes marcas, só faltou organizar.

A receita do curso vou postar no loucas por bolos porque tem tudo a ver com o blog.

 

2 comentários Adicione o seu
  1. Aceiramos seus comentários, e agradecemos, assim podemos mudar. Qt aos expositores cada um tem seu sistema de trabalhar e nisso não podemos interferir apenas sugerir e apoiar, mas o que deixa a equipe Feliz e que a quase todos visitantes gostaram, pelo menos foi este o comentário. Eu deixo a porta aberta para que possamos sentar e conversar pois assim pegamos sua sugestões e tentamos mudar o que não estava correto. Bj e mais uma vez obrigada

  2. Olá Sandra Peres, é a primeira vez que entro no seu blog e de cara vi este post sobre essa feira que eu estava louca para ir mas devido a outros compromissos não pude. Fiquei decepcionada ao ler seu parecer sobre a feira. Deveria ser uma EVENTO na vida das confeiteiras e aspirantes, trazer incentivo, novidades….mas pelo que li acho que teria ficado mais decepcionada ainda e, pior, com raiva de desperdiçar tempo e dinheiro, pois moro no interior. Tenho acesso a uma outra feira de outro segmento que é de fato um evento (Abióptica e Ajorsul) e meio que eu estava esperando algo semelhante, mas…..
    Fico muito grata pelos seu comentários e vou ter que pensar seriamente se vou mesmo querer ir no ano que vem. Beijos! Parabéns pelo Blog! Carla Blota

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *