Como Pintar MDF

Há muito tempo atrás, numa certa casa na zona leste de São Paulo, essa pessoa que vos fala teve a brilhante ideia de comprar uma cafeteira, uma máquina de café, já até estava de namorico com algumas mas havia um problemão: onde ligar a tal máquina que precisaria de estabilidade e um local seguro para que eu pudesse preparar meu café todas as manhãs e tardes quando a intensão fosse passar a noite acordada. Nem precisei pensar muito, sabia que não iria comprar móvel em nenhuma loja e ficar esperando a montagem por séculos, não dava pra improvisar em nenhum buraco da casa.

Comecei a procurar no pinterest por “cantinho do café” e não é que apareceram muitas imagens inspiradoras?

Descobri que precisaria de um aparador, algo simples para apoiar minha máquina. Saí a procura pela net, tentei as lojas de MDF da 25 de março mas como eu não tenho carro não seria bacana trazer um aparador montado no metrô, mesmo sem as pernas seria como trazer um berimbau no avião.

Depois de muito procurar encontrei um aparador em MDF e fui toda feliz concluir a compra, quando vi o frete descobri que poderia comprar outro aparador com o valor, mas eu pensei, que de uma forma ou de outra esse aparador iria chegar em casa então que fosse logo, já que mesmo com o valor dobrado pelo frete era mais barato que qualquer outra opção.

Como Pintar MDF

Em 15 dias após a compra lá estava meu aparador, cor de burro quando foge, pronto para ser pintado e aparar minha futura máquina de café. Como pintar MDF foi sem duvida o que eu mais pesquisei no Google nos últimos seis meses, fui na 25 comprei dezenas de caixas, tintas, pinceis e rolinhos, tudo para treinar e escolher a melhor técnica de pintura, afinal era pro meu cantinho do café.

Comecei por uma caixa média e tinta spray vermelha, que só ficou pintada depois de seis tubos de spray a um preço médio de dezenove dinheiros cada.  Já comecei a ficar preocupada,  pelos meus cálculos iria gastar umas vinte latas de tinta e era melhor ter comprado alguma coisa pronta, sem contar que metade da casa ficou com reflexos vermelho e as latas de removedor pra limpar as mãos.

Como Pintar MDF

Tentei usar tinta pva para o fundo, mas parecia que eu tinha pintado com liquid paper, aquele branquinho que nem cobria a caneta na escola.

Precisava de outra técnica mais eficiente.

A técnica mais eficiente era muito mais demorada, porém mais econômica, e eu pensava: “Eu sou confeiteira, porque eu inventei isso?”  Até que um dia eu acordei já cansada de olhar pro aparador e saí comprar as tintas, usei o fundo sintético  nivelador branco e esmalte sintético azul mar. Já foi uma novela decidir entre azul, amarelo e vermelho, optei por azul já que é a cor predominante no meu outro blog e que se eu quisesse fotografar algo sobre ele ficaria totalmente excelente.

No fim das contas pintar o móvel nem foi tão complicado, acabei me divertindo bastante.

Como Pintar MDF

Levei tudo pra varanda, que forrei previamente com uma caixa de papelão, dei sorte queno dia que resolvi fazer ventava muito, já aproveitei e separei uma caixa também para pintar da mesma cor.

Limpei todas as peças com um perfex úmido para tirar todo o pó, não sei porque mas MDF junta pó nas peças paradas e apliquei com um rolinho o fundo sintético. Quando fui comprar as tintas o moço me disse pra levar um pincel e um rolinho para cada demão de tinta e de fundo, já que limpar era complicado e mesmo que eu conseguisse poderia comprometer a qualidade da próxima demão. Eu como sou teimosa comprei um para o fundo e outro para tinta, pra que limpar o pincel que seria usado no mesmo dia com a mesma cor? Afundei tudo num baldinho com removedor e deixei lá. Eis que na segunda demão de tinta a espuma do rolinho saiu voando pela casa, pintou a mesa, o chão, minha roupa e por pouco não pintou os gatos. Com o pincel o resultado não era o mesmo, a tinta escorria, o pincel só foi usado mesmo para dar acabamento, então fica a dica: compre pinceis e rolinhos para cada camada de tinta e fundo. 

Deixei secar o fundo por seis horas, então lixei com uma lixa bem fininha, 120 se não me engano, bem leve, só para deixar a peça bem lisa. Passei novamente o perfex e apliquei a primeira demão de tinta.  Já estava escurecendo, e fui dar a segunda demão no outro dia. Lembra que eu disse que estava ventando muito? Então, ou eu deixava secando no vento, ou eu deixava na sala e virava passarela de gatos, claro que no outro dia a casa estaria toda carimbada de patinhas de gatos. Deixei do lado de fora porque o fator cheiro também influenciou na decisão.  Até que não ficou tão ruim.

Como Pintar MDF
Cantinho do Café com uma cascata de chocolate no dia do meu aniversário

No outro dia apliquei a segunda demão, no meio do trabalho corri na casa de tinta comprar outro rolinho, mas valeu a pena. Deixei dois dias secando, só por garantia. E quando a peça estava pronta eu comprei minha máquina de café, ainda quero colocar mais coisas, quadrinhos na parede, caixotes como prateleiras, esses sim serão amarelos. Até já ganhei um quadrinho lindo da Lia, do Tacho da Pepa que veio me cantar parabéns pra mim e fazer meu dia mais feliz, ela,  a Virginia e a Marlene, no que depender delas tudo vai ficar uma belezura. Também ganhei xícaras de café que só falta pintar os caixotes para ficarem arrumadinhas.

Como Pintar MDF

 

7 comments Add yours
  1. Sandra, estou passando pelo mesmo problema! Só que ainda não comecei a pintar! Acho até que compramos no mesmo site, pelo preço do Frete!! hahaha
    Me diga, por favor, como você fez com as gavetas? Pintou tudo por dentro? E depois de secas, na hora de fechar, elas não estão agarrando ou arranhando a pintura?
    Obrigada!

    1. Eu queria lembrar onde comprei pra ver se tem mais peças, se tiver o link me passa, por favor! As gavetas eu pintei com o fundo por dentro e por fora, mas decidi deixar a parte interna pra forrar com tecido, a externa eu pintei normal, elas grudam um pouco, vou encera las para não ficar grudando, vamos ver se funciona. Minha mãe falava que parar de grudar era bom encerar a peça. Até agora não tem nada arranhado.
      Vamos trocando informações!
      Beijão

  2. Eu vi pessoalmente a peça e garantcho, ficou muito boa, rsrsrsr
    É, esmalte dá um trabalho daqueles, mas no fim fica muito bom acho que super vale a pena…
    ai que honra ter um quadrinho no cantinho de café mais chique de Sampaaaaaaaa, srsrrs

    Adorei ter ido ai, estava morrendo de saudades e devendo faz tempo uma visita…
    Aii amei Vincent, #midá, srsrrsrs

    Bjus 1000 Sandra !!

  3. Eu comprei no Arte com MDF ( http://www.artecommdf.com.br/ )
    Espero que possa te ajudar! Precisa logar no site para ver os preços, mas o cadastro é super rápido! Eu recebi tudo direitinho, embora o frete tenha saído caro, também achei que no fim das contas, valeu a pena!

    Obrigada pela dica das gavetas! =)

  4. Oi Sandra!!! Tudo bem?
    Gostaria de umas dicas sua… Se não for incomodar.
    Comprei 2 peças em MDF o ano passado…Com a intenção de vende las depois de prontas.
    Só que eu não tenho esexperiência. ..fui com a cara e a coragem…mas acho q a tinta não ajudou.
    comprei tinta esmalte a base de agua coral.
    mas as minhas peças gruda até hj…4 meses depois.
    E em Dezembro pintei uma penteadeira pra minha sobrinha com tinta suvinil e não ficou grudando.
    mas essa tinta a base dagua sai so de passar um pano úmido.
    Até hj tive i formações que não se pinta mdf com tinta sintética.
    Só q vejo q vc provou o contrário.
    Ah comprei um compressor será que economiza tinta com.ecom ele. ?
    Grata de coração.
    Um grande abraço
    PS: Sua peça ficou linda…amo azul.

  5. quero saber que tinta eu possa estar usando para servir como fundo antes da aplicação da tinta , ou se vç tem outro material para sugerir . desde ja agradeço .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *