Bolo de Banana Invertido

Eu deveria estar fazendo dieta, seguindo a risca um cardápio, mas eu estou fazendo bolo. Fazer bolo para mim virou terapia.  Eu pratico boloterapia, seja lá quem tenha inventado isso, eu faço isso há muito tempo.  Gosto mais de fazer bolos do que de comer, fico triste quando penso que tem tanta receita ainda que quero testar que provavelmente eu não repita nenhuma receita do blog. Para ter uma noção se eu fizer uma receita de bolo por semana vou passar mais de dez anos fazendo bolos toda semana. Tomara que sim. Imagina daqui a dez anos eu ainda postando receitas por aqui.

bolodebananainvertido

Estive afastada uns dias mas é por um bom motivo. Estou de mudança, eu já imaginava que isso pudesse acontecer e mesmo assim resolvi criar o blog, peço que tenham um pouquinho de paciência comigo. Estou também criando um curso de cake designer, onde vou ensinar a fazer massas, recheios, montagens e decoração de bolos com pasta americana. A semana que vem já tem 3 postagens programadas de um bolo simples. E já preparo as postagens da próxima semana, que provavelmente estarei sem internet. Porque contando com o bom serviço da Net que na mudança anterior me deixou dez dias sem sinal, eu já imagino uma boa briga. Alias, se alguém souber onde fica o prédio de atendimento deles me passa o endereço que é pra eu poder explodir e nunca mais ter que ouvir as mentiras deles ao telefone.

Essa é uma das receitas que estavam salvas para fazer algum dia e esses dias tinha banana sobrando, porque é incrível, numa semana comem toda a banana em dois dias, na outra eles nem percebem que tem banana na fruteira. Para aproveitar resolvi fazer essa receita, o bolo sumiu do prato em pouco tempo.

Eu substitui a farinha de nozes por farinha de castanha de caju, botei uma notinha na receita, mas é bom lembrar. Acredito que fazer um pouco de caramelo para servir com o bolo também possa ser uma boa pedida. Semana que vem posto a receita do caramelo que uso para recheio de bolo. Até lá acompanhem com um bom e velho café.

bolodebananainvertido

Bolo de Banana Invertido
Prep time:
Cook time:
Total time:
Receita de bolo com cobertura de banana caramelada.
Ingredients
  • Para a calda e cobertura
  • 1 xícara (chá) / 200 g açúcar refinado
  • ½ xícara (chá) / 125 ml de água
  • 5 a 6 bananas nanicas
  • Para a massa
  • 200 g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) / 200 g açúcar refinado
  • 1 ¼ de xícara (chá) / 200 g farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) / 60 g farinha de nozes Usei castanha de caju
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de rum
  • 4 ovos
Instructions
  1. Modo de preparo da cobertura
  2. Corte as bananas em rodelas.
  3. Numa panela, junte o açúcar e a água e misture até o açúcar dissolver, agitando a água o mínimo possível.
  4. Leve ao fogo médio, até caramelizar, cerca de 15 a 20 minutos.
  5. Transfira imediatamente para uma fôrma redonda de cerca de 25 cm de diâmetro e gire até cobrir fundo e laterais.
  6. Com cuidado , disponha as bananas preenchendo o fundo da fôrma.
  7. Modo de preparo da massa:
  8. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Numa tigela, misture a farinha de trigo, a de nozes e o fermento. Leve um caneco com água ao fogo baixo (essa água será usada para fazer um banho-maria).
  9. Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar e bata até criar um creme fofo e esbranquiçado.
  10. Junte os ovos, um a um, e bata bem entre cada adição.
  11. Regue com o rum. Em seguida, adicione os ingredientes secos e bata apenas para misturar.
  12. Transfira a massa para a fôrma preparada. Coloque a fôrma dentro e uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Regue a assadeira com a água fervente para assar o bolo em banho-maria. Feche o forno e deixe assar por 45 minutos.
  13. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Para desenformar, coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Caso o bolo esfrie completamente na fôrma, antes de desenformar, coloque em banho-maria para que o caramelo derreta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *