Cardápio da Semana I

Hoje começa outubro e eu continuo tentando me organizar. Eu até me perdoo, não tenho rotina e não tenho tido muita ajuda não que não me ofereçam, sempre tem amigos tentando me ajudar com a minha bagunça e agradeço a todos de coração, mas eu tenho que aprender a me virar, não posso a cada problema encher a casa de gente que vão fazer o que eu deveria fazer sozinha, ou não. Eu preciso saber que eu consigo fazer sozinha para só depois aceitar ajuda. Bobeira minha, mas é fase. Na hora que eu cansar eu grito por socorro, tudo bem que já estarei quase pirando.

Cardápio semanal

Como hoje além de primeiro dia do mês é quarta feira, dia de fazer economia no mercado, eu resolvi fazer um cardápio. Como já disse nesse blog em alguma postagem que eu deveria buscar o link e postar aqui, mas não to achando, eu faço meu cardápio com base no que está em oferta no supermercado. Agora moro ao lado de um grande, passo quase todos os dias e compro apenas o que eu sei que consumo e que esta realemnte em oferta. Meu freezer está cheio, não tenho cozinhado muito também.

O fogão que ganhei ,já usado demora séculos para cozinhar, até apaga no meio do cozimento e não tem como turbinar, além do que tenho estado muito na rua resolvendo tudo e acabo comendo na rua mesmo, agora para o bem da minha saúde física e financeira é bom puxar o freio da comilança.

Fazer um Inventário é a primeira parte de um bom cardápio.

Para elaborar o cardápio levei em conta o que já tenho em casa. Dei uma olhada no que tem no freezer, nos armários, geladeira e até nas caixas, ainda tem temperos encaixotados. Você pode me perguntar se primeiro não devo levar em consideração o que gosta de comer. Eu te respondo que não, se você comprou é porque gosta ou tem interesse em experimentar, então use, não deixe estragar. Esses dias eu tinha carne moída congelada, muita gente adora carne moída, muito pela praticidade, eu não gosto, sempre acho que tem cara de lanche e não comida, mas e daí, o importante é que no lanche ou na comida vai combinar com carboidratos e fibras e será saudável. Acabei fazendo um refogadinho sem graça que os meninos adoraram e comeram com arroz e feijão, mas fiquei pensando nas empanadas que nunca fiz e pensando que tinha tudo em casa pra fazer, só me faltou o planejamento. Se eu tivesse me organizado teria comido algo que queria e não almoçado com cara de tacho.

Depois de inspecionar tudo cheguei nessa organização:

Cardápio para a semana 01/10 – 07/10

Ratatouille – Uma Receita, Muitas Maneiras de Servir que eu vou servir junto com as empanadas

Empanadas Argentinas 

Okonomiyaki  prato único

Fetuccini com Shitake, Salsa e Azeite

Abóbora com Sávia, alho e alecrim  que vou servir com pernil assado

Feijão Tropeiro 

Souflé de Abobrinha  que eu sirvo com um frango Grelhado

Na categoria petiscos e aperitivos

Linguiça Caramelada na Cerveja 

Falafel 

Como boa confeiteira que sou tem também a categoria

Gordices

Bolo de Maçãs com Cascas 

Brigadeiro de leite Ninho com Nutella 

 

Quero ir deixando cada vez mais saudável esse cardápio, tentei não usar bacon e queijo em tudo, provavelmente apareçam algumas outras receitinhas no improviso, essa é uma outra dica para organizar cardápio, mas só na semana que vem, agora vou pro mercado aproveitar as ofertas e adapta las já para a próxima semana.

Deixe suas dicas e receitas para a próxima semana, me conte como está seu planejamento para as refeições da semana.

3 comments Add yours
  1. Adorei!!!
    Em casa a gente faz a comida sempre no domingo para a semana inteira, mas não rola um super planejamento, é mais: o que tem na geladeira/o que a gente tem saco pra cozinhar e, se precisar, vamos no mercado! Mas sempre decidimos tudo em cima da hora! :S

    Vai tirando foto dos pratos 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *