Ombre Ruffle Cake ou Bolo Plissado em Degradê

Curso Cake Designer Parte 3

Ombre Ruffle Cake ou Bolo Plissado em Degradê

 

Ombre Ruffle Cake ou Bolo Plissado em Degradê
Ombre Ruffle Cake ou Bolo Plissado em Degradê

Escolhi uma técnica simples para começar, que pode ser feita com a pasta americana e não requer pratica nem muita habilidade.

Depois do bolo recheado e prensado é hora de desenformar, sempre faço isso sobre um disco de papelão, isopor não aguenta o peso do bolo e quebra, independente do bolo ser de andares ou não, ir na tábua ou prato, sempre desenformo sobre um prato de papelão, pode comprar desses que tradicionais, laminado de um lado e papelão do outro, corte de acordo com o tamanho da forma e use como base para seu bolo que só vai para o prato de servir depois de pronto.

Feito isso, espalhe doce de leite, ou ganache, ou o recheio do bolo nas laterais para tirar pequenas imperfeições e para colar a pasta no bolo.

Ombre Ruffle Cake ou Bolo Plissado em Degradê

 

Defina as cores que vai utilizar, optei por tons de bege/marrom porque tinha uma chocopasta em casa e resolvi utilizar, Use a tonalidade mais clara para cobrir o bolo.

Peguei a chocopasta, separei 200 gramas para a cor mais escura, nessa não adicionei pasta branca. Separei mais 300 gramas de chocopasta e adicionei 150 gramas de pasta de flores branca, separei 200 gramas e guardei num saco plastico. No restante adicionei mais 200 gramas de pasta americana branca. Misturei tudo e separei mais 200 gramas num saco plástico, aí já tinha 3 cores, faltava apenas uma, fui adicionando mais pasta americana e chocopasta para ter a quantia suficiente para cobrir o bolo e fazer os últimos plissados, por volta de 1,2 quilos de pasta.

Ombre Ruffle Cake ou Bolo Plissado em Degradê

Ombrérufflescakes IMG_0618 IMG_0619

Depois de cobrir e alisar o bolo é hora de começar a plissar a decoração. Para plissar comece abrindo a pasta bem fina, por isso gosto de acrescentar um pouco de pasta de flores a massa, corte tiras da massa, pode ser com o cortador, com uma faca, uma carretilha,  um estilete. Com as tiras cortados use uma esteca, ou um cabo de pincel para afinar mais a pasta apenas de um lado. Faça isso rolando o pincel, o babado vai se formando aos poucos, não pressione muito para não rasgar a massa.

Ombrérufflescakes

Com um pincel umedecido em água ou cola de CMC ( CMC+água) e passe na borda inferior do babado e aplique no bolo. Não molhe muito porque a tira vai escorregar da parede do bolo. Vá colando nas laterais do bolo e fazendo as emendas.

Fiz 3 fileiras de cada cor até chegar a base do bolo, lembrando que o bolo ficou alto. é importante medir a altura do bolo e das tiras antes de começar para fazer um planejamento e ficar proporcional.

Ombrérufflescakes

Ombrérufflescakes

 

Gostei do resultado mas achei que a segunda e a terceira cor ficaram muito parecidas com a primeira e a quarta, poderia ter dado um pouco mais de degradê. Mas é isso, tem que fazer para treinar, se não quer fazer em bolos, faça numa forma, numa base de isopor, algum gasto você vai ter, ou com cursos, ou com treinos, não da pra chegar fazendo bolo sem treinar, as técnicas vão sendo aperfeiçoadas com a pratica.

Eu gosto de fazer no bolo porque já distribuo para os amigos e vizinhos, já faço uma propaganda. Marketing é tudo!

Faça também, mande sua foto, deixe suas perguntas nos comentários e sugestão de técnicas e sabores para as próximas postagens do curso de cake designer.

Usei pasta americana, chocopasta e pasta de flores da marca Arcolor, não ganho nada para falar da marca, foi o que me adaptei melhor a consistência e textura.

 

 

8 comentários Adicione o seu
  1. Ficou muito lindo!!!

    Eu tenho uma dúvida:
    Não seria mais fácil aplicar a renda começando da base e indo para cima? Pois assim uma tira “sustenta” a outra e não corre o risco de as de cima começarem a escorregar.

  2. Oi querida, amei! Ha algum tempo estava tentando ver como funciona essa técnica. vou testar. Nunca fiz curso, apenas aprendo com tutoriais e videos. Uma sugestão que eu uso pra colar detalhes nos meus bolos é o gel de brilho comestivel. Segura mais do que a água. Bjo.

  3. Oi Sandra! amei vc ter ter mostrado como faz esses babado estava procurando para fazer em um bolo mes de julho . Pra mim foi muito util, Deus te abencoe.bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *