Massa de Bolo – Ana Salinas

Já faz um tempo que descobri a Eduk, já fiz vários cursos, todos de confeitaria, os meus preferidos são os de bolos decorados, assisti os cursos da Roberta Pereira, da mestra Serafina Checo, Lucas Piubelle , meu queridinho Ramon Serpa, a incrível Marcela Sanchez , Otavia Sommavilla, e o ultimo com a querida, idolatrada, salve salve Ana Elisa Salinas . Todos os cursos foram incríveis, aprendi muito e sempre fico  instigada a fazer todos os bolos, claro que a verba não permite, a mesma falta de verba não me permite comprar todos os cursos para ir praticando aos poucos.

massa de bolo para pasta americana

Sou louca  para fazer um arranjo de orquídeas de um bolo da mestra Serafina Checo, ficaria lindo em um bolo de casamento, muito delicado, até comprei todo o material da China, mas quando chegou não lembrava mais de todos os detalhes para reproduzir o buquê. Quem sabe mais adiante em alguma promoção eu consiga comprar um pacotão de cursos de bolos.

Também sofro de vontade de fazer o dragão do curso da Marcela Sanchez, mas é a mesma coisa, ele é um pouco pior, pois o preparo dele só para quem comprou o curso, nem foi exibido, ou seja, tenho que fazer muitos bolos e juntar as moedinhas.

O importante é que a iniciativa da Eduk é ótima, ajuda muita gente, me ajudou muito, me motivou ainda mais, eu já estava quase desistindo de fazer bolos decorados quando descobri, voltei a fazer, treinar, pegar encomendas, ainda falta muito para me tornar uma profissional, mas já dou conta de muitos trabalhos.

Alguns cursos como o de Bolos divertidos do Ramon Serpa eu não resisti e fiz um bolo pequeno, para treinar. Como trabalho com isso, sempre tenho pasta americana e pasta de flores em casa, desenhei um bolo, fiz bem colorido e apliquei as técnicas aprendidas no curso, não esqueci mais.

O bolo do primeiro dia do curso de bolos básicos da Ana Salinas eu também não resisti. A Ana é uma excelente professora, além de explicar tudo em detalhes, ela faz com tanta paixão que contagia o aluno.  Já tinha testado a receita da massa, tenho o livro e super indico, é essencial para quem pretende trabalhar fazendo bolos, ou para quem quer fazer só para a família. Ensina a parte técnica com perfeição. meu bolo não ficou perfeito, além da pressa e da falta de pratica, contei apenas com minha memória. Gosto de ter uma imagem para me inspirar, mas valeu! Compartilhei no Facebook e no insta gram e teve até curtir da Ana. 😀

massa de bolo pra cobrir com pasta

Como eu usei a #anasalinasnaeduk teve muita visualização e muita gente me pedindo a receita da massa. Eu vou postar aqui, mas todas as receitas dos cursos da Eduk são anexadas no arquivo do grupo do Facebook Eduk – Confeitaria. Só pesquisar na lupa pelo nome do curso ou do professor e lá está a receita. As instruções apenas assistindo o curso.

Massa de Bolo – Ana Salinas
Author: Ana Elisa Salinas
Prep time:
Cook time:
Total time:
Serves: 20
Receita de bolo da Ana Salinas para cobrir com pasta americana.
Ingredients
  • 200 g de manteiga sem sal
  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado peneirado
  • 4 ovos inteiros
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 1/2 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó
Instructions
  1. Prepare as formas, untando com gordura vegetal e forrando o fundo com papel manteiga.
  2. Bata a manteiga até ficar branca e fofa, adicione o açúcar aos poucos e depois os ovos.
  3. Deixe bater bem.
  4. Fora da batedeira adicione a farinha alternada com o leite e por ultimo o fermento, misturando delicadamente sem bater.
  5. Divida a massa em 3 formas de 20 cm de diâmetro. leve para assar em forno pré aquecido a 180° com uma forma pequena com água para dar umidade a massa.
  6. Retire quando estiver assada.
  7. Desenforme ainda quente e deixe esfriar para utilizar.

Eu tinha uma sobra de trufa, só amoleci um pouco e utilizei como recheio do bolo. Acho que amoleci demais, deveria apenas ter aquecido com uma colher de creme de leite, ficou mole e o recheio sumiu no meio do bolo.

massa para cobrir com pasta americana

Para molhar o bolo fiz a calda recomendada em curso, uma parte de açúcar e uma parte de água, ferve por 3 minutos e emprega. Para dar sabor coloquei meia vagem de baunilha. Achei que usei pouca calda, o bolo não ficou seco, mas poderia ter usado o dobro que ele suportava.

Para cobrir usei pasta americana no bolo e no plissado pasta de flores na mesma proporção de pasta americana. A técnica é fácil,  mas precisa ver pra entender, algumas dicas ajudam muito a ter um trabalho mais bonito, como ter um molde. Ter um desenho do bolo. Fazer com calma e amassar tudo e fazer outra vez se não ficou proporcional, recomecei o plissado várias vezes porque não achei que estavam do mesmo tamanho do primeiro, para evitar isso gosto sempre de fazer um desenho do bolo, anotar medidas e ter os moldes, que nesse caso seria um retângulo de papelão que iria guiar o tamanho da tira de massa que seria preciso abrir.

massa pra cobrir com pasta

Essa semana vou fazer outra vez a receita, agora pra usar a técnica da segunda aula e vou fazer com mais tempo para ter um resultado melhor.

Você já conhecia a Eduk, já fez algum curso por lá?

 

12 comments Add yours
  1. Olá Sandra,

    Eu fiz esta receita e realmente é ótima. Queria fazer agora a mesma receita só que de chocolate. A Ana tinha dito no curso que toda massa branca pode virar massa de chocolate que era só substituir uma certa quantidade de farinha pelo chocolate, só que não me recordo.:/
    Vc poderia me ajudar?! Se lembra quantas xícaras devo por de chocolate no lugar da farinha?

  2. Oi pessoal gostaria de saber como faço para comprar os cursos pois sou iniciante estou aprendendo agora mas já fiz alguns bolos mas gotarias de mas técnicas .

    1. Olá Duyllane, Preparei muitas aulas e estou postando no blog, elas estão protegidas com senha, para liberar as senhas eu peço que faça o depósito do valor da assinatura. Para o ano o valor é de 100,00 reais, com 4 posts novos por mês. Para um bolo especifico, 4 aulas, o valor é de 30,00.
      Se tiver interesse me passe seu email que te mando as informações da conta e todas as orientações.

      Obrigada!
      Beijos

  3. Oii Sandra!!
    Meu nome e luciana,eu Moro no Japao e faz um tempinho que eu estou fazendo bolos de pasta para a minha família no aniversário dos meus sobrinhos…
    Mas sempre eu faço com o pão de ló e a minha irma não gosta muito e sempre pede se não tem como eu fazer outro tipo de bolo,eu achei na sexta feira o seu blog e foi o que eu mais confiei em fazer a sua receita!!Eu acabei de fazer mas o meu bolo não deu certo

  4. Oi Sandra,
    Adorei a receita. Gostaria que me explicasse somente uma coisa, não entendi sobre a forma pequena de água , como faço e que tamanho é esta forma???? Coloco junto com a massa de bolo na mesma grade do forno ou em baixo, e tem necessidade de fazer este procedimento? Agradeço sua atenção!

    1. Olá, eu uso uma forma de 15 cm de diâmetro em qualquer espaço que tiver no forno, já fiz sem também e deu certo, ficou macio e fofinho.

      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *