Manual do Blog – Para Blogueiros e Leitores

Meu nome é Sandra, tenho 38 anos e há mais de seis anos não fico um dia sem ler um blog, na maioria das vezes eu nem comento, mas eu leio blog, o tempo todo. Gosto tanto de blogs que até tenho 3, sim, 3, isso porque alguns eu abandonei o projeto no meio do caminho.  Meu primeiro blog foi o Pauliceia Soteropolitana, era um projeto em dupla, que abandonamos em dupla. Claro que eu fiquei pensando porque não ter um blog só meu, se eu daria conta, se iria fazer a diferença no mundo bloguistico … Depois de tantos “se” eu criei o Eu Sei Disso, cinco anos se passaram e ainda estou aprendendo a blogar. Para facilitar mina vida, já que eu adoro criar blogs e a vida dos leitores e blogueiros resolvi criar esse manual do blog. Pelo bem de todos e felicidade geral dos blogueiros, LEIA!

manual do blog

Você já deve estar careca de saber que para fazer um blog tem que ter disposição, domínio sobre o que vai falar, gostar e ter tempo para escrever. Já deve saber também das plataformas mais usadas, Blogger e WordPress. Que precisa ter conteúdo exclusivo, não copiar nada, citar fontes, fazer boas fotos, interagir com outros blogs, divulgar nas redes sociais, mas tem coisas que você só vai descobrir quando começa a blogar e aí as coisas não foram planejadas e podem fugir do controle.

Como é o caso das tags e categorias, se a gente não presta atenção coloca varias iguais, mudando apenas a letra maiúscula ou minuscula ou plural e singular. Vale muito a pena a gente sentar e selecionar as categorias que vamos falar dentro do assunto escolhido e as tags dentro dessa categoria. aí ninguém pode reclamar que o leitor não procurou na nuvem de tags, nem na lista de categorias.

manual do Blog

Tema é outra coisa importante, há temas prontos na internet para todos os assuntos, claro que a gente sempre pode mandar fazer, mas para quem está começando e não tem muito dinheiro para investir, vale pegar um pronto e ir customizando. Para quem vai fazer blog de culinária acho bacana ter um local pra escrever as receitas e quando publicar, elas fiquem separadas do texto. Eu gosto de imprimir as que dão certo e arquivar numa pasta, os leitores podem gostar de salvar em nuvem, ou de qualquer outra forma, e podem não querer o texto todo, só a receita pra facilitar a vida, a gente pode instalar um plugin pra isso,  é bem ver logo se tem como otimizar seu blog antes de começar, eu por exemplo devo ter umas 400 receitas para editar no plugin.

A partir da semana que vem falarei mais sobre tudo isso, um assunto por semana para não confundir nem sobrecarregar. Pretendo falar sobre todo o painel do WordPress e também sobre todos os recursos que os leitores podem usar e nem sabem por onde começar.

Para não perder nada assinem o blog, curtam no Facebook, sigam no instagram, @sanprs Deixem suas duvidas e sugestões nos comentários, toda quarta feira será dia de Manual do Blog.

One comment Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *