Categorias e Tags – Manual do Blog

Este post faz parte do Manual do Blog – Para Blogueiros e Leitores , traz dicas de como administrar e acompanhar blogs, explorando ao máximo tudo de bom que a tecnologia oferece.

Acredito que quando alguém resolve criar um blog é porque já sabe sobre o que vai escrever, é como escrever um livro, ninguém saí por aí escrevendo um livro sobre um assunto que não conhece, ninguém começa escrever um livro sem assunto. Nem que seja no formato de diário ( blog pessoal), seu blog tem um assunto.

Tema escolhido, antes mesmo de pensar no nome é bom pensar nas categorias e tags , elas são as estrutura de um blog, interferem no sistema de busca (SEO), organizam os assuntos para seu leitor encontrar de forma rápida e eficiente o conteúdo que precisa, o que ajudam aumentar a visibilidade do blog.

manual do blog

Se você usa o blogger/blogspot só terá marcadores ( tags ) para anotar, ainda assim é essencial manter organizado. No WorPress existem as categorias e as tags e a maioria das pessoas não sabem para que serve. Imagine seu blog um grande supermercado, cada corredor é marcado por uma categoria: matinais, limpeza, frios e laticínios…

Já as tags ou marcadores são os tipos de produtos da sua categoria, por exemplo, categorias matinais : pão, leite, biscoitos, cereais, café, geleias…

Se sua categoria engloba muitos produtos e subprodutos pode ser criar subcategorias, lembrando que é bom sempre limitar a duas subcategorias, o restante usem tags.

manual do blog

Tudo bem adicionar mais categorias no blog depois de iniciado, é só ir organizando as tags e posts. Pode inclusive transformar as categorias principais do blog em uma página, como fiz aqui no blog com a Dieta Dukan, todos os posts dessa categoria ficam reunidos numa unica página.  Normalmente se usa uma lista de categorias na barra lateral do blog, onde o leitor clica no assunto (categoria) de interesse e tem todo o conteúdo reunido do mais recente para o mais antigo.

As tags ficam em nuvem, também na barra lateral e também são links para páginas onde estão todo o conteúdo com a mesma marcação.

Com um pouquinho de dedicação e conhecimento seu blog fica organizado, é encontrado pelo  sistema de buscas orgânica do Google e fica entre os favoritos dos leitores.

Para os leitores eu recomendo antes de pedir um determinado assunto para os blogueiros dê uma procurada nas tags e categorias, muitas vezes o que você está perguntando já está publicado. O blog funciona como uma revista, categorias e tags são o índice, a barra lateral está recheada de informações que servem para facilitar sua vida.

 

Meu blog está uma bagunça de categorias por dois motivos, primeiro porque eu migrei do blogger para WordPress, segundo porque eu não sabia como organizar e como tinha muito assunto no blog eu nunca parei para arrumar, é por essas e por outras que as vezes penso em deixar esse blog de lado e começar um outro totalmente excelente e organizado.  Já perceberam que esse manual não é só pra blogueiros e leitores é para mim também.

Vou ter que ir postagem por postagem organizando categorias e tags, isso claro, depois de ter uma lista definida delas, com ortografia correta, porque dia desses fui ver e tinha 3 tags que queriam dizer a mesma coisa, uma com letra maiúscula, outra com minúscula e outra no plural 🙁 . Dica para quem também já tem blog e precisa organizar, faça uma lista com suas categorias e tags e deixe na área de trabalho para eventuais consultas. Na área de tags quando você começa a escrever o WordPress termina , esse recurso pode te ajudar a não sair criando tags iguais para o mesmo assunto.

Gostou das dicas, tem algo a acrescentar? Deixe nos comentários!  Semana que vem tem mais dicas do Manual do Blog.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *