Comentários – Manual do Blog

Depois de definido o assunto do blog e de dividi-lo em categorias e tags chega a hora de pensar como fazer com os comentários.

Hoje em dia vejo muitas blogueiras reclamando que quase não tem mais comentários nos blogs, isso acontece muito comigo, antigamente quando meu blog morava lá no blogspot eu recebia muitos comentários, fiz muitas amizades e até fiquei amiga de muita gente dessa época. Tenho um carinho muito grande pelas pessoas que conheci com o blog, sinto falta de muitos, alguns acredito que nem tenham mais o blog, outros eu acompanho até hoje. Nessa brincadeira já se passaram seis anos e quase não há comentários no blog. De qualquer forma eu sei que tem gente visitando, os poucos comentários que recebo na grande maioria são duvidas, questões que já foram esclarecidas no texto o que dá a ligeira impressão de que o leitor apenas leu o titulo, achou que tinha muitas letras e pulou logo para os comentários.

Também tenho que confessar que não ando comentando muito nos blogs, mania de abrir várias abas, de ir de um link pra outro e acabo nem sabendo como foi que cheguei em determinada página.  Comentar em blogs também gera comentários e visitas para seu blog! Mas só valem comentários honestos, por favor, nunca, jamais, comente qualquer coisa e ainda finalize com me segue, ou olha o meu blog. A grande maioria dos blogs já tem um formulário para preencher onde você deixa o link do seu blog, pode ficar tranquila que geralmente nós blogueiras sempre vamos aos respectivos blogs retribuir a visita.

manual do blog
Imagem www.sitefacil.com

 

Comentários – Manual do Blog

O que não comentar nos blogs:

  • Não pode pedir visitas
  • Não pode dizer, me segue que sigo de volta.
  • Não pode comentar algo que não tenha a ver com o post
  • Não pode fazer perguntas que a resposta já esteja no texto
  • Não pode pedir assessoria da blogueira.

Blogueiro é blogueiro, especialista é especialista

Por mais que um blogueiro tenha escrito sobre um determinado assunto, como “dicas para ter um bronzeado mais dourado no verão” com certeza é a opinião da moça, ou foi feito uma pesquisa, ela não se torna dermatologista-esteticista porque postou isso, então não adianta perguntar nos comentários o que fazer com a ferida na pele que você acredita que tenha sido causada pelo sol que ela não vai saber responder, a resposta é óbvia, procure um especialista.

No meu outro blog eu posto receitas de bolos, e sempre tem alguém me perguntando o quanto rende, em que forma pode assar, eu sou boleira, embora ensine tudo o que aprendo, eu não tenho tempo e nem dinheiro pra preparar a mesma receita milhares de vezes para saber o quanto rende em cada diâmetro de forma com altura de 5, 7 e 9 centímetros. As vezes mesmo que a pessoa seja especialista, vale a pena pegar as dicas dos posts e quebrar a cabeça um pouco. Eu sempre digo que uma receita de bolo tem que ocupar 2/3 da forma de bolo, então meça a capacidade da forma, meça o rendimento do bolo, use um copo de liquidificador e água para isso, logo depois use a água pra regar as plantinhas, ou coloque no filtro, só não jogue fora.

Aproveite as dicas dos blogueiros e pesquise, crie, só pergunte o que você não entendeu mesmo, aqui no blog já cansei de dizer que a dieta dukan não tem cardápio fixo, mas as pessoas insistem em me pedir cardápio, aí eu não respondo, eu sou a grossa, tem leitores que só faltam me pedir pra fazer toda a dieta por elas.

O mesmo vale para dicas de roupas, a blogueira não é estilista e se for está divulgando o trabalho dela para vender. Não é porque postou dicas de corte de cabelo que ela seja cabeleireira e possa analisar sua foto e definir qual o melhor corte de cabelo para você. Entenderam?

Por outro lado o blogueiro também pode estimular os comentários, até grandes debates nos seus posts.

Quer mais comentários? Pergunte me como!

  • Não coloque verificação de palavras para os comentários.
  • Deixe perguntas nos posts, os leitores gostam de interagir
  • Responda os comentários, ninguém gosta de falar sozinho.
  • Evite colocar os comentários para moderação, muita gente desiste se não vê logo em seguida seu comentário publicado.
  • Comente em vários blogs, mas só valem comentários honestos.
  • Vincule os comentários do blog ao Facebook.

Não se preocupe por não moderar os comentários um a um, há plugins que fazem essa moderação, é só configurar de acordo, e mesmo no WordPress é possível fazer uma lista negra de palavras e o comentário será bloqueado automaticamente se tiver uma ou mais palavras listada.

comentários - manual do blog

Para fazer isso basta ir no painel WP em Configurações, Discussão e assinalar tudo o que você quer para os comentários do seu blog.

manual do blog

Agora que você já sabe todas as regras de etiqueta do comentário nos blogs, comenta aí, me diz o que achou, esqueci de citar alguma coisa?

 

2 comentários Adicione o seu
  1. Texto EXTREMAMENTE ÚTIL!!!
    Acho que o mais importante é mesmo a parte de fazer comentários sinceros.
    Parece que a blogosfera está com 80% dos comentários de “adorei o post, me segue” e os outros 19% de gente querendo assessoria de qualquer que seja o assunto!
    A galera esquece que conteúdo é PARA SER LIDO

    Compartilhando já!
    :*

  2. Já fiz um post com este tema, mas é sempre bom ler a respeito e divulgar tb.
    Bloggar é bacana, mas tb precisa de uma boa dose de paciência. né?! kkkkkk
    No início, respondia a todas. Hj já sei filtrar e ignorar algumas. rs
    Bjns
    🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *