Eu só queria concluir a Contratação do FIES

Eu poderia estar estudando, poderia estar estagiando, poderia estar trabalhando, mas eu to aqui, tentando abrir o site do fies.

Eu poderia inclusive escrever uma novela mexicana, porque o meu fies já virou um drama.
Até rimou, já estou fazendo até poesia de desespero, e eu nem posso reclamar de sorte, porque até agora eu sempre consigo contratar o Fies sem muitos problemas, o site cai um pouco, o sistema fica lento, mas todas as 11 vezes que eu precisei editar o dito cujo eu consegui até que rápido receber a mensagem no celular e concluir, aí ia a otária até a escola e descobria que tinha algo errado.

fies
Primeiro foi a escola, haviam duas escolas com o mesmo endereço, claro que eu optei pela escola errada.
Tive que esperar vencer o prazo para voltar na escola e pedir pra reabrirem o processo.
Duas vezes eu fui lá e consegui, mas aí descobri que o curso também estava errado.
3 dias tentando e liberaram para editar o curso também.
Finalizei o processo e lá vou eu toda feliz com aquele pensamento bacana de agora vai
Não foi
O valor estava errado, claro que o Fies só libera um valor menor que o curso, reabrimos o processo e lá estava eu carregando o site outra vez
Agora sim estava tudo concluído e poderia pegar meu DRI
Ou não
Como me formei há muito tempo, muito tempo mesmo e fiz curso técnico junto com o ensino médio, claro que eu coloquei a data de conclusão dos dois e era só do ensino médio.
E foi assim que reabrimos o processo outra vez.
Preenchi tudo corretamente para evitar problemas no banco.
Questionei sobre o fies estar com o meu nome de casada, me sinto o Batman quando lembro que já tive outro nome, é tipo uma identidade secreta, só que não.
Me orientaram a levar minha averbação, que já estava anexada nos autos.
Verificamos a renda e como sou autônoma a média do meu extrato de 3 meses não batia com a média que coloquei no site.
Tá, já estou aqui mesmo, vamos corrigir, e lá se abre pra eu editar mais uma vez.
Depois de algumas horas da minha tarde de domingo na secretária da escola consegui então a minha tão sonhada e idolatrada salve, salve, DRI
Esperei os 3 dias conforme a regra e me encaminhei pro banco com documentos de 3 gerações passadas, vai que…
Chegando no banco, quase não consigo entrar, problemas da agencia que estava sem sistema.
Mais de uma hora de espera até que a gerente apenas olha a DRI e diz que não pode fazer nada já que meus documentos tem dois nomes. Eu expliquei que já fui casada, que já havia corrigido e apenas no fies que não é editável a linha do nome, porque claro, nenhum programador pode prever que alguém mude de nome alguma vez na vida, coisa de homem solteiro, sistema do fies é machista. A gerente nem quis saber.
Eu já estava desistindo da faculdade quando começaram a surgir informações desencontradas, é impressionante como ninguém sabe as regras de nada, cada um fala uma coisa, então o melhor seria ligar no MEC. Tentei pelo menos um milhão de vezes, assim que eu escolhia a opção fies a ligação caía. Porra eu esperei vinte anos pela faculdade, não ia desistir na milionésima ligação. E não é que atenderam?
Uma atendente boazinha, prestativa, entendeu meu problema e eu só precisei explicar 5 vezes. Ela até se propôs a me ajudar, eu nem precisei dizer nenhum palavrão, nem ameaçar explodir nada. Me deu numero de protocolo, não me deu prazo porque o sistema está sobrecarregado, ah vah, não me diga!
Eu até criei uma certa expectativa, então 3 dias depois resolvi acompanhar o andamento do processo e quase tive um treco.
Agora eu tenho 3 nomes, a moça registrou meu sobrenome com Z isso que eu repeti várias vezes que era com S. Porra escreve meu nome com Ç mas não me inventa outro nome.
Agora estou eu aqui, sem saber o que fazer, porque vai que eu ligo no MEC e me arrumam outro nome?
Se eu esperar o fies vencer pra reeditar e não tiver mais cota, o que já esta acontecendo com muita gente?
Até um email com z, ela criou e não está disponível.
Ajuda ae Dilma!

2 comentários Adicione o seu
  1. Querida, Sandra.

    Também estou indignada com o fato. Estou na mesma situação, só que com nome de solteira, sendo que sou casada. É incrível a falta de comprometimento que os funcionários da CPSA de muitas instituições (ou todas) têm em repassar informações errada, sendo que alegaram que não haveria problema nenhum.
    Fico triste, pois hoje quando fui ao banco, infelizmente, minha DRI foi negada por causa de um sobrenome e um sistema falho que não atualiza os dados dos estudantes (E olha que tem a opção para o sistema mesmo fazer essa alteração, e nada faz). Creio que agora é esperar vencer o prazo, e rezar para que ainda minha vaga esteja assegurada.

    1. Um dia antes de vencer sua DRI vc pode pedir para o banco pedir a correção. A regra é nova e se não fosse a atendente lembrar que o Mec enviou essa informação eu teria perdido o meu, consegui nos 45 minutos do segundo tempo.
      Se sua DRI ainda não venceu, corra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *