Carne Assada em Crosta de Sal

Sempre que eu to com pressa ou com vontade de comer churrasco eu penso nessa receita. Não sei se já disse isso aqui mas não suporto carne de panela, quando estava grávida do meu primeiro filho eu trabalhava num hospital que todo dia tinha carne de panela, cada dia com um nome diferente, vocês nem imaginam de quanta coisa podemos chamar a carne de panela. Carne para mim pode ser bife, churrasco, ou hamburguer, se for cozida tem que ser muito bem temperada e não pode nem sob decreto ter molho de tomate, ou eu fico enjoada.

Carne Assada em Crosta de Sal

Como já tenho alguns anos morando em apartamento, a unica forma de comer churrasco é indo na churrascaria ou alugando a churrasqueira do prédio, que não faz sentido para 3 pessoas, sendo que uma nem faz questão de carne, com o valor do aluguel da churrasqueira almoçam duas pessoas num rodízio aqui perto de casa durante a semana. Quem sabe agora que as coisas estão se desenrolando eu vá lá almoçar para comemorar meu novo emprego que estou procurando.

Até que isso aconteça, vou assando peças de carne no sal grosso.

Esse ano a inflação foi tanta que nem a quaresma conseguiu fazer cair o preço da carne vermelha, pelo contrario, o preço aumentou e muito.  O jeito é esperar as quartas feiras para fazer compra, tentar a sorte com uma boa oferta. Tenho dado sorte. Achei uma peça bonita quando fui ver era acém e por 9,00 o quilo. Não pensei duas vezes, coloquei no carrinho, procurei outra peça semelhante não achei, só serviam para carne de panela, eca.

Já peguei o sal grosso, sempre dois quilos pelo menos para não faltar e pronto, é tudo o que você precisa para fazer essa receita.

Vamos repassar?

Carne Assada em Crosta de Sal

Carne Assada em Crosta de Sal

Um peça de carne de mais ou menos 1,5 quilos

2 quilos de sal grosso

Em um refratário não muito maior que a carne faça uma cama com o sal grosso, acomode a carne, cubra com sal, pressionando para que ele fique bem grudado na carne.

Leve ao forno alto por mais ou menos 40 minutos, se gostar de bem passada deixe um pouco mais, como eu gosto da carne mal passada, esse tempo é suficiente.

Quebre a crosta de sal para tirar a carne e se ficar pedrinhas coladas bata bem a carne para tirar o excesso.

Carne Assada em Crosta de Sal

Pode ficar tranquilo porque a carne fica salgada no ponto certo, não sei qual é a mágica, só sei que é perfeita, econômica e pratica, pode ser feita com picanha, contra filé, uma peça de carne da sua preferencia. Se for maior vai precisar de mais sal e mais tempo de forno.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *