Links do Blog, abrir ou não em outra janela?

Eis a questão.

Desde que decidi ter um blog e aprender tudo sobre blogar já li de tudo sobre os links dos posts do blog, uns dizem que deve abrir em outra janela, já que o leitor pode “reservar” o link para mais tarde, concluir seu texto e até comentar e compartilhar e se o link abrisse na mesma janela, o leitor poderia esquecer dele até o final do post e nem abri-lo, ou muito pior, sair do seu post no meio e nunca mais voltar.

Uma outra corrente defende que os links devem ser abertos na mesma janela para facilitar a navegação e não ficar aquele mar de abas no navegador e se o leitor quiser pode clicar em voltar a página no navegador e continuar lendo seu conteúdo, além do que, quando seu link está programado para abrir na mesma página o leitor tem sempre a opção de clicar com o botão direito e escolher se quer que o link abra em uma outra janela.

Links do Blog, abrir ou não em outra janela?

nova aba

Eu confesso que já coloquei muito link para abrir em outra janela, “forçando” o leitor a ficar no meu blog, mas depois de muito pesquisar, cheguei a conclusão que é melhor deixar isso para o leitor, eu mesma, como já sei que grande parte dos blogs não se preocupa com isso e automaticamente os links estão programados para abrir na mesma janela, faço como na imagem acima. Clico com o botão direito e escolho abrir em uma outra janela, porque eu gosto assim, mas acima de tudo, gosto de ter liberdade, e se quiser abrir na mesma janela e estiver programado para abrir em outra não tem opção no botão direito que resolva.

links na mesma janela

Além do que se seu conteúdo for bom, o leitor vai voltar, vai te seguir, vai lembrar de você. O foco deve ser sempre no usuário, na experiência que seu conteúdo vai proporcionar ao leitor.

Agora que já analisei os dois lados, nunca mais vou deixar um link para abrir em outra janela, e o leitor que gosta de abrir em outra janela já sabe que basta clicar com o botão direito e navegar por quantas janelas o navegador suportar.

6 comments Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *