As 10 Regras Básicas do Presskit Para Empresas

Ter um blog é bom, é divertido, proporciona pro blogueiro muitas amizades e só isso não tem preço, hoje 90% das pessoas que tenho contato eu conheci através do blog ou das redes sociais e sou muito grata por isso, são minha família, pessoas que eu escolhi ter por perto.

Itens de PressKit União 

Mas no mundo bloguistico nem tudo são flores, como em todos os lugares nem todos os blogueiros são simpáticos e amigáveis, alguns só querem mais leitores e com isso mais presskits. Por outro lado, as empresas, perdidas com essa nova forma de publicidade atiram pra todo lado, sem uma técnica muito eficiente e nem sempre acabam atingindo o objetivo de divulgação desejado.

PressKit da Quaker 

Pensando nisso, resolvi observar mais as marcas e agências que mais enviam presskits e as blogueiras que recebem a fim de tornar todo o processo mais proveitoso para ambas as partes.
Hoje as dicas são para as empresas/agências que enviam o presskit, semana que vem as dicas serão para as blogueiras.

1) Todo presskit deve conter duas unidades do produto a ser divulgado, ainda mais se ele for ingrediente de uma receita. Assim a blogueira pode utilizar um na receita e outra na montagem da fotografia com o prato pronto. Uma foto nas redes sociais do prato pronto com uma embalagem ressaltando a marca é muito mais eficiente que uma receita do prato pronto com uma # que a maioria das pessoas que usam redes sociais nem sabem a utilidade.
2) Todo presskit deve conter sugestões de uso ou ingredientes complementares para que a blogueira(o) possa consumir o produto e fazer fotos completas imediatamente após receber. Por exemplo, um presskit de pães pode conter um potinho de geleia, ou patês, ainda vir com algum utensilio, como uma espatula para espalhar algo no pão.
3) Todo blogueiro deve ser consultado antes do envio do presskit, se há ou não interesse e se o perfil do blog é o mesmo do publico do produto. Já vi envio de kits de emagrecimento para blogs que só falam de comida altamente calórica. Dessa forma a empresa esta desperdiçando kits com quem não vai divulgar e se divulgar não vai ter lá muita credibilidade.
4) Antes de enviar o presskit procure saber sobre a politica de divulgação do blog, a maior parte dos blogs sérios, não escreve post por presskit recebido, isso tem um preço, fazer um post dá trabalho, entre preparar uma receita, fotografar, escrever, editar tudo vão se 8 horas de trabalho e até onde eu sei, ninguém trabalha um dia de graça pra marca nenhuma a não ser um projeto social, onde o lucro é outro.
5) Nunca, jamais, de forma alguma envie releases pedindo nota com imagens em alta sem um presskit. Nenhum blog sério vai recomendar um produto que não conhece, ainda mais se perceber que outros blogs receberam presskits do produto. Se meu blog não tem perfil para receber o produto também não tem perfil pra receber releases.
6) Preste atenção no que está sendo enviado, já recebi presskits com peças de vidro quebradas, não precisa ser profissional de comunicação pra saber que os Correios não são a empresa mais cuidadosa com transporte de cargas, dê um jeito e embale isso de forma correta, ou a empresa pode ter uma divulgação negativa se o produto machucar alguém por exemplo.
7) Blogueiros são parceiros não concorrentes. Apesar de ser uma área em crescimento e haver muitos grupos se organizando para terem a mesma postura em relação as marcas, os blogs não vão substituir as agências de publicidade, sejam criativos! Muitos blogueiros são publicitários e sabem quando a empresa não está sendo criativa, caprichem na apresentação dos produtos enviados.
8) A combinação presskit e eventos é bem bacana, mas ninguém aguenta mais eventos de divulgação em restaurantes ou com chefs produzindo receitas mirabolantes, ok o produto é tão incrível que até tal chef usa, mas e no dia a dia? Com esses eventos os blogueiros ficam parecendo socialites de comida.Criem experiências, compartilhem informações uteis, proporcionem uma interação.
9) Invista também em posts combinados com o presskit, combine antes com o blogueiro, mesmo sempre sendo lembrado, desanima só receber kits e mais kits e nada de dinheiro, valorize o conteúdo e a opinião do blog, um post com uma receita interessante vai gerar vendas por anos. Uma imagem no Instagram não dura um final de semana. Será que é só isso que a marca quer?
10) Mantenha um contato com o blogueiro mesmo fora da campanha, pergunte sobre as impressões, façam pesquisas, peçam indicações de outros blogueiros. Tem muita gente boa escrevendo sem nenhum incentivo, blogueiro também é consumidor e influenciador, deve ser ouvido e deve ser parceiro na divulgação, mesmo com um custo, tenho certeza que o retorno será maior.

PressKit LG

Para quem não sabe o que são press kits, são pacotes de imprensa, kits com conteúdo da marca e até produtos, amostras, brindes para ser distribuídos entre jornalistas normalmente, que fazem notas em seus veículos de comunicação, como jornais e revistas, por exemplo.
Em breve as regras básicas do blogueiro que recebe ou quer receber o press kit.

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