Nhoque da Fortuna

Reza a lenda que dia 29 é dia de comer nhoque para ter sorte e fartura. O Nhoque da fortuna deve ser consumido no dia 29 de fevereiro. Tem gente que repete o ritual no dia 29 de cada mês, eu acredito que só nos anos bissextos já é suficiente.

Há várias teorias sobre a origem da lenda, todas envolvem a caridade e recompensas. Dizem que um andarilho pediu comida numa casa muito pobre também com pouca comida mas que não exitou em dividir seu alimento, no caso o nhoque, renderam 7 bolinhas da massa para cada um.

nhoquedafortuna

O nhoque da fortuna deve ser consumido com dinheiro embaixo do prato, melhor dólar que vale mais, as sete primeira bolinhas deverão ser consumidas de pé e para cada uma deve ser feito um pedido, ao final do almoço, ou jantar o dinheiro deve ser guardado, até o próximo consumo.

Agora que já expliquei como faz pra ter sorte por 4 anos é hora de explicar como faz o tal do nhoque. A receita é baratinha e rende bem mais que 7 bolinhas por pessoa. Mesmo que não acredite na lenda, acredite no sabor, essa massa derrete na boca e combina com qualquer molho.

nhoque da fortuna

Nhoque da Fortuna

  • 1 quilo de batatas
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de café de sal
  • 2 ovos
  • 1 xícara chá de farinha de trigo
  • molho de tomate a gosto
  • queijo parmesão a vontade!

Modo de Preparo:

Coloque as batatas para cozinhar da forma que for melhor, pode cozinhar com água, no vapor, assar, até mesmo no microondas.

Depois da batata cozida, amasse bem, tempere, coloque a manteiga, pode usar até noz moscada que dá um sabor especial. Deixe esfriar bem.

Depois de frio junte os ovos e por ultimo a farinha, sem sovar a massa, apenas para conseguir fazer os rolinhos. Feito os rolinhos corte em pedacinhos. Há técnicas de passar o garfo para fazer conchinhas e a massa absorver mais molho, mas eu não faço, deixo só as bolinhas mesmo.

Coloque uma panela com água para ferver e quando estiver fervendo coloque as bolinhas de massa para cozinhar, não coloque muitas de uma vez, elas precisam subir. É quando elas sobem que a gente sabe que está bom. Retire com uma escumadeira e coloque num refratário.

Cubra com seu molho preferido e polvilhe queijo parmesão ralado.

Faça com fé na prosperidade ou só com fé no sabor, brincadeiras e simpatias a parte é importante ser positivo, ser grato e acreditar na fartura, não só de dinheiro mas de saúde e de sentimentos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *