Torta de Limão – A Menina de Ouro

O desafio do Coletivo Gastronômico deste mês foi o  de preparar receitas de cinema ou séries, preparações que já estiveram em cartaz num cinema perto de você, ou em alguma série que você seguiu sem medo de ser feliz.

2016-08-21 (1)

 

Confesso que essa receita não era meu plano A, nem meu plano B, ela surgiu de ultima hora, querer eu queria fazer o waffle de Stranger Things, que não fiz por motivos de não tenho a máquina, aparelho, trocinho, seja lá qual for o nome pra fazer os waffles. Depois pensei na Torta de Chocolate de “Histórias Cruzadas” mas vi que a Elisa já estava preparando, tudo bem que eu tinha várias receitas meio que no esquema pra fazer, como o bolinho de limão de Sansa em GOT, ou o hambúrguer de Pulp Fiction, mas algo me lembrou da Torta de Limão do filme a Menina de Ouro, o filme é de 2004, mas não pude esquecer todo enredo, nem da Torta de Limão que tinha que ser caseira, saborosa, talvez para suprir alguma ou muitas carências. Só quem gosta de comer ou de cozinhar sabe o poder que uma receita tem de melhorar o dia de alguém.

torta de limão menina de ouro

“Menina de Ouro” levou quatro estatuetas do Oscar: Filme, Direção, Atriz e Ator coadjuvante.

menina-de-ouro_

A trama sobre uma “menina” de 30 anos que deseja aprender boxe com treinador experiente e até então machista, aborda de maneira peculiar assuntos já retratados no cinema – “o mestre e a aprendiz” e “boxe” são temas manjados e eutanásia é tópico mais delicados.

menina de ouro
É um drama forte, que se utiliza da tragédia e do remorso e a perspectiva de superação para se transformar em inspiração para quem assistir.

Chorei litros assistindo e nem com toda a Torta de Limão do mundo eu encaro assistir outra vez.

Mas como estamos falando de uma receita com limão e não com cebolas, chega de choro e vamos a receita.

torta de limão

Torta de Limão – A Menina de Ouro

Massa:

2 xícaras chá de farinha de trigo
2 gemas
100 grs de manteiga
3/4 de xícara chá de água

Numa tigela coloque a farinha, a manteiga e faça uma farofa, junte a gema e um pouco de água, sovando a massa e juntando agua para ficar macia.
Deixe a massa descansar na geladeira,por pelo menos uma hora.
Abra a massa, coloque numa forma de fundo falso, subindo as laterais mais ou menos dois dedos, a torta fica baixa mesmo.
Fure toda a massa e leve para assar em forno médio.
É uma massa clara, não espere dourar porque queima.

Recheio:

1 lata de leite condensado
suco de 3 limões
1 cx de creme de leite

Misture tudo na ordem da receita, vou contar um segredo, toda pessoa que cria e publica uma receita deveria descrever os ingredientes na ordem em que entram na preparação, facilita a vida e o modo de preparo, pelo menos as técnicas em nutrição, que aprenderam assim, deveriam fazer…nesse caso:EU!
Espalhe sobre a base da torta já assada e fria.

Cobertura:

 

2 claras
4 colheres de sopa de açúcar

Bata as claras em neve, adicionando açúcar aos poucos, batendo sempre até formar picos.
Despeje sobre o creme e leve para o forno para tostar o merengue e deixar a torta mais gostosa.
Se você tiver um maçarico pode ser também.

Se você não assistiu o filme assista, faça a torta é deliciosa e fica pronta rapidinho. Para conhecer as outras receitas em cartaz é só clicar nos links abaixo e curtir!

Na cozinha da Carina- Ratatouille – Ratatouille

Cozinha da Gertrudes Sopa de cebola da sra. Weasley – Harry Potter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *