Poupança de Ano Novo

Você deve estar rindo, e pensando: Que poupança de ano novo que nada. Se eu conseguir pagar todas as dividas já estará de bom tamanho.  Eu entendo, eu também pensei assim antes de olhar bem o esquema.  E se da pra eu fazer, vai por mim, você também consegue!

O ano está fresquinho, estamos cheios de planos para ele e se não fizermos nada, não começarmos agora, não adianta chegar em outubro e fazer das tripas coração pra conseguir dinheiro e eliminar peso. Sobre peso e dietas eu falo depois, não gosto de verão mas estava louca por frutas, acabei comprando algumas e vou me alimentar delas até acabarem, lá pelo dia  5/01, aí então retomo a Dukan.

Essa é a tabela da poupança de ano novo, um desafio de 52 semanas para economizar e chegar no fim do ano com algum dinheiro na carteira. Encontrei essa tabela no facebook e não consegui descobrir a fonte, então se alguém de informar eu dou os devidos créditos.

como guardar dinheiro durante o ano É perfeitamente fácil de seguir, ainda mais para mim que sou autônoma, que começo o ano ganhando pouco. Decidi fazer duas versões. Uma no banco, deixando sempre o mesmo dia para depósito na poupança, no final do mês e outra no cofrinho, fechei bem uma lata e semanalmente vou poupar.

Já  imprimi minha tabela e coloquei na parede em frente a minha mesa para eu não esquecer e também anotei as datas em que devo fazer o depósito na agenda, assim não tem desculpa.

Sei que imprevistos podem acontecer, para prevenir alguns já vou adiantar alguns depósitos. No mês de janeiro, por exemplo, se juntarmos todos os depósitos da semana vamos ter o incrível valor de dez reais, já coloquei uma nota de dez no cofrinho e logo mais transfiro da conta corrente para a poupança o mesmo valor. Como só recebo da empresa uma vez ao mês e e das encomendas em suas datas, assim que pegar o dinheiro já vou fazer meus depósitos, nem deixar sobrar, nem esperar o mês acabar.

Vai ser muito bom manter essas reservas, não tenho férias, nem décimo terceiro, qualquer dinheiro é melhor que dinheiro nenhum, se tivesse visto essa tabela antes talvez já tivesse uma boa poupança. Sempre penso muito nisso, estou chegando nos 40 e ainda pago aluguel, quero fazer faculdade e tenho noção que vou trabalhar pro resto da vida, o que não quer dizer que não possa ter uma melhor condição apesar do nosso governo ridículo.

A tabela é auto explicativa, basta depositar, guardar, esconder, numa caixa, lata, envelope, sugiro um local que possa ser bem fechado para evitar retiradas antes da hora e desanimar no projeto, um valor equivalente a semana em que estamos, primeira semana um real, segunda semana – dois reais , 34° semana – 34,00.  Seguindo esses passos, na ultima semana de dezembro você vai ter 1378,00 sem juros.  Com os juros da poupança não vai mudar muita coisa, mas não custa tentar.

O que eu vou fazer com minhas economias?

O de casa vai ficar para os consumos de fim de ano e de janeiro, poder sair sem me preocupar muito com as contas, tomar minhas cervejinhas. Aproveitar que os meninos ficam com o pai e me divertir um pouco. Não é nenhuma fortuna, mas se levar em consideração que deixo de sair tomar uma cervejinha pra não quebrar o orçamento, vai fazer grande diferença.

O da poupança vai continuar na poupança para emergências, já passou da hora de ter uma reserva e não contar com cartão de credito para alguma correria.

E você, como faz sua poupança? Ficou com vontade de começar a poupar também?

 

 

Blogueira, mãe, confeiteira, entusiasta do Wordpress, apaixonada pelo bom e velho rock 'n' roll, dona de casa em busca do corpo perfeito (mesmo que fora dos padrões de beleza) tentando organizar tudo isso na rotina diária.