Poupança de Ano Novo

Você deve estar rindo, e pensando: Que poupança de ano novo que nada. Se eu conseguir pagar todas as dividas já estará de bom tamanho.  Eu entendo, eu também pensei assim antes de olhar bem o esquema.  E se da pra eu fazer, vai por mim, você também consegue!

O ano está fresquinho, estamos cheios de planos para ele e se não fizermos nada, não começarmos agora, não adianta chegar em outubro e fazer das tripas coração pra conseguir dinheiro e eliminar peso. Sobre peso e dietas eu falo depois, não gosto de verão mas estava louca por frutas, acabei comprando algumas e vou me alimentar delas até acabarem, lá pelo dia  5/01, aí então retomo a Dukan.

Essa é a tabela da poupança de ano novo, um desafio de 52 semanas para economizar e chegar no fim do ano com algum dinheiro na carteira. Encontrei essa tabela no facebook e não consegui descobrir a fonte, então se alguém de informar eu dou os devidos créditos.

como guardar dinheiro durante o ano É perfeitamente fácil de seguir, ainda mais para mim que sou autônoma, que começo o ano ganhando pouco. Decidi fazer duas versões. Uma no banco, deixando sempre o mesmo dia para depósito na poupança, no final do mês e outra no cofrinho, fechei bem uma lata e semanalmente vou poupar.

Já  imprimi minha tabela e coloquei na parede em frente a minha mesa para eu não esquecer e também anotei as datas em que devo fazer o depósito na agenda, assim não tem desculpa.

Sei que imprevistos podem acontecer, para prevenir alguns já vou adiantar alguns depósitos. No mês de janeiro, por exemplo, se juntarmos todos os depósitos da semana vamos ter o incrível valor de dez reais, já coloquei uma nota de dez no cofrinho e logo mais transfiro da conta corrente para a poupança o mesmo valor. Como só recebo da empresa uma vez ao mês e e das encomendas em suas datas, assim que pegar o dinheiro já vou fazer meus depósitos, nem deixar sobrar, nem esperar o mês acabar.

Vai ser muito bom manter essas reservas, não tenho férias, nem décimo terceiro, qualquer dinheiro é melhor que dinheiro nenhum, se tivesse visto essa tabela antes talvez já tivesse uma boa poupança. Sempre penso muito nisso, estou chegando nos 40 e ainda pago aluguel, quero fazer faculdade e tenho noção que vou trabalhar pro resto da vida, o que não quer dizer que não possa ter uma melhor condição apesar do nosso governo ridículo.

A tabela é auto explicativa, basta depositar, guardar, esconder, numa caixa, lata, envelope, sugiro um local que possa ser bem fechado para evitar retiradas antes da hora e desanimar no projeto, um valor equivalente a semana em que estamos, primeira semana um real, segunda semana – dois reais , 34° semana – 34,00.  Seguindo esses passos, na ultima semana de dezembro você vai ter 1378,00 sem juros.  Com os juros da poupança não vai mudar muita coisa, mas não custa tentar.

O que eu vou fazer com minhas economias?

O de casa vai ficar para os consumos de fim de ano e de janeiro, poder sair sem me preocupar muito com as contas, tomar minhas cervejinhas. Aproveitar que os meninos ficam com o pai e me divertir um pouco. Não é nenhuma fortuna, mas se levar em consideração que deixo de sair tomar uma cervejinha pra não quebrar o orçamento, vai fazer grande diferença.

O da poupança vai continuar na poupança para emergências, já passou da hora de ter uma reserva e não contar com cartão de credito para alguma correria.

E você, como faz sua poupança? Ficou com vontade de começar a poupar também?

 

 

Blogueira, mãe, confeiteira, entusiasta do Wordpress, apaixonada pelo bom e velho rock 'n' roll, dona de casa em busca do corpo perfeito (mesmo que fora dos padrões de beleza) tentando organizar tudo isso na rotina diária.

Sandra Peres

Blogueira, mãe, confeiteira, entusiasta do Wordpress, apaixonada pelo bom e velho rock 'n' roll, dona de casa em busca do corpo perfeito (mesmo que fora dos padrões de beleza) tentando organizar tudo isso na rotina diária.

You may also like...

41 Responses

  1. João Tonteira disse:

    Bem legal esse esquema, já to no meu segundo ano guardando uma parte do salário na poupança, no começo foi difícil criar esse habito mas agora é de boa.

  2. Laís disse:

    Tb já tô fazendo a minha. Adivinha o que vai pra minha marmita que eu não poso usar como marmita???
    Tentarei não gastar, juro. Meta 2014.
    Por um ano com mais cervejinhas e encontros casuais, o mundo precisa mais disso <3
    =*

  3. Josy Diniz disse:

    San, vi isso no Facebook também e achei sensacional! Queria ter visto isso no inicio do ano passado mas bola pra frente! Fiz uma tabela para mim e outra para o Pablo e também vou fazer depósitos no banco. Engraçado que eu terminei de montar a minha tabela e vi a notificação do post no e mail. Vamo que vamo!!! Feliz 2014!!!

  4. Gostei vou sair e comprar um porquinho de cerâmica que vai se chamar 2014!!!!!!!!

  5. Lola disse:

    Oi Sandra,
    eu já sou bem econômica, mas quando vi essa tabela no face eu adorei e pretendo usa-la durante o ano, vamos ver se vai valer a pena!
    Beijos
    Lola

  6. Cara, adorei esta tabela! Eu já sou adepta da economia ao longo do ano pra sobrar um “cadinho” na época das festas, mas fiquei animadona com este método! Bacaníssimo! Criei uma outra tabela incluindo as datas dos depósitos pra eu não me perder. Se quiser, te envio e você posta aqui… Obrigada por compartilhar a ideia, viu? Feliz 2014!

    • Sandra Peres disse:

      Luciana, quero sim, vai ajudar muita gente, eu anotei as datas na agenda, mas fica mais fácil de controlar com a data na tabela. Se me mandar eu edito e te dou os créditos. Vamos todos acabar o ano com dinheiro no bolso!
      Feliz ano novo!!!

  7. Maria graça de Melo disse:

    Olá,Vou tentar fazer,final do ano se tudo correr bem conforme a vontade de Deus te conto se consegui ou não,vou poupar em um pote que fiz com flores artesanais,bjsss!!!

  8. regina disse:

    amiga quero seguir, sou autonoma a 20 anos e não juntei nada só pagando os estudos dos filhos, esse ano vai ser diferente ja comecei a guardar. eu li um livro do lair ribeiro que ensina a guardar e não mexer, nem por muita nessecidade, porque poupança tem que ser que nem pagar uma conta,voce não vai na telefonica ou na compania de energia pedir uma parte do dinheiro para uma emergencia,seja forte e resista as tentações, sempre pergunte preciso comprar isso. bjs feliz ano novo.

  9. Elizabeth Kalks disse:

    adorei a idéia…vou dobrar o valor começando com dois reais, pois vou fazer eu e o maridão…todo mundo poupando pra ter uma reserva no fim de ano…adorei

  10. Elizabeth Kalks disse:

    O Luciana Teixeira, vc fez a tabela, posta pra ajudar a galera…boas idéias logo no início do ano…ESTA VAI SER UM ANO MARAVILHOSO PRA TODOS NÓS, COM AS BENÇÃOS DE DEUS…FELIZ 2014 PRA TODOS

  11. Luciano Lopes Ribeiro disse:

    Sandra, são duas poupanças com os mesmos valores??uma no banco e outra em casa?? ou junta o do mês inteiro em casa e depois deposita na poupança?? Desde já agradeço.Luciano

    • Sandra Peres disse:

      Estou fazendo duas poupanças, Luciano. A da poupança eu já pego todo o valor do mês e deposito quando recebo, a de casa eu vou juntando conforme vou recebendo de encomendas. Você pode juntar também todo o valor do mês e colocar na poupança para concentrar o valor numa data só e garantir um juros melhor.

      Feliz ano novo e boa economia!

  12. Ricardo disse:

    Boa, eu ja tenho um plano mensal, e precisei resgatar na emergência de começo de ano, ainda bem que eu tinha, agora e começar novamente.

  13. carmi lizardo pereira disse:

    Gente ! Lembrando : Não guarde moedas no cofre , faz falta na praça , ví o gerente do Banco Central pedir isso . Que tal de tempo em tempo, quem quiser,( poderá ser a cada dois ou tres meses ) deposita o dinheiro do cofrinho tbm na mesma conta da poupança … Ninguem melhor que eu para poupar, nunca fiz um emprestimo,, nunca usei o cartão de crédito e não gosto de comprar a Chegou uma hora que eu queria reformar a minha casa, mesmo trabalhando há 33 anos não dava . O meu salário do estado como funcionária pública era o de menor cargo . Bom , ao me aposentar aproveitei que tenho irmã na Suiça , fui prá lá ,com a passagem presente do meu cunhado. Fiquei tres meses ( tempo legal como turista )ajudando a minha irmã e peguei mais umas horas…recebi um convite para trabalhar para uma brasileira casada com alemão , e mais quatro casas, cada familia tres horas por semana. Minha irmã medrosa nao deixou , por achar perigoso ficar ilegal…vim em casa já que tinha a passagem de volta…voltei que entrou a primavera…fiquei um ano e Nesse fim de ano já estava com a casa novinha , gastei 35 mil e ainda deixei algum na poupança , Sabem a minha idade ? 65 anos .

  14. Deise Gonçalves disse:

    Amei nossa que bacana vou começar hoje mesmo….Parabéns pela ideia..

  15. milenalopes disse:

    Oi Sandra! Essa tabela é do meu blog. O post vocês podem conferir neste link: http://milenalopes.wordpress.com/2013/04/16/desafio-52-semanas-para-poupar-dinheiro/ Abraços e boa sorte para quem for tentar o desafio!

  16. Daniela Gomes disse:

    uau.. amei isso…
    Já imprimi e vou fazer também! E estou pensando seriamente em fazer como você… 2 poupanças! em casa e no banco..
    a proposito.. adorei sua página! parabéns! e FELIZ 2014!!!

  17. Adorei a ideia! E já depositei 3,00 na poupança!!
    Curti muito!

  18. Marlucia disse:

    Uhuu!! Já comecei, mas como naturalmente já sou uma pessoa controlada em gastos, aumentei o meu desafio, vou guardar o valor de duas poupanças.
    Tenho cofrinhos e esse vai ser especial.

  19. Cida Oliveira disse:

    tambem gostei ja vou começar a poupar se deus quizer nao vou mexer

  20. dancosta disse:

    Oi Sandra! Adorei a tabela e vou começar a poupar já! tenho uma poupança iniciada e vai ser ótimo vê-la crescer e crescer!
    Vi que vc é confeiteira e se ainda não paga uma previdência, uma boa solução é ser MEI (microempreendedora individual). vc tem o benefício de contribuir com a previdência, poder dar nota fiscal, ter CNPJ, ter licença maternidade, auxílio doença e reclusão (tomara que não precise desses!) e ainda paga mensalmente somente 5% do salário mínimo! eu pago (por ser comerciante e prestadora de serviço) 39,00 por mês pra poder me aposentar um dia! dê uma olhada nisso! o SEBRAE ajuda na abertura do CNPJ que pode ser feito pela internet. (nem sei se vc já sabe disso, mas é que realmente é uma ótima coisa pra quem é autônomo!)

  21. Lane Diniz disse:

    Excelente dica! Vou começar já! bjim

  22. Crys Leite disse:

    Sandra!!! Vi essa ideia e achei bem legal. Fiz um cofrinho com uma caixa de mdf e colei com cola de contato. Não gasto nem notas de 2, nem moedas de um real. Todas vão para o cofrinho que será aberto no final do ano. O destino do dinheiro ainda não sei. Um passeio, um presente, uma festa em um abrigo, opções não faltam. Quanto a poupança, já pensou em um plano de previdência privada??? Rende bem mais, pode perguntar pra gerente do seu banco. Se o intuito é poupar talvez esse plano seja mais interessante pra vc. Beijos e sucesso com as economias. E qdo for sair pra tomar uma cervejinha pode me chamar?? rs Beijos!

    • Sandra Peres disse:

      Crys, adoro desvirtuar com uma cervejinha! Vamos combinar sim pra conversar muito!
      Meu cofrinho não é tão chique, fiz isso só com as moedas de um real, se eu fizer com notas de dois vai faltar dinheiro em casa, eu acho.
      O plano de previdência eu pretendo fazer um pouco mais pra frente, quando eu tiver um pouco mais de estabilidade e ter certeza que não vou precisar do dinheiro em alguns meses.
      Beijão! Mantenha contato!

  23. Elizete disse:

    Sandra, me encontro quase na mesma situação que você: 40 anos, pagando aluguel, sem economias no banco e agora estou mudando de profissão. Adorei a tabela, começo hoje a minha e tentarei fazer uma pra minha filha também. Há de se poupar de algum jeito, e essa é uma ótima maneira de começar.Obrigada pela dica e boa sorte pra nós!!

  24. Jeane Lopes disse:

    Olá Sandra!!! Fiz duas!!! Uma para meu marido que não sabe poupar, e outra para meu filho que no final do ano quer viajar de avião de novo!! Vou aproveitar para ensiná-lo a educação financeira.
    Quanto a você ainda pagar aluguel, eu trabalho na Porto Seguro com planejamento para compra de imóvel, me liga no 11- 7730-0107 porque talvez eu possa ajudá-la!!

    Abraços,

  25. Raquel Rochia disse:

    Eu já costumo economizar bastante na poupança, este ano dei entrada no meu carro novo e isso vicia, rsrs, porque é muito bom saber que não vou ficar apertada. Vou continuar poupando mas vou imprimir 2 vias desta tabela, uma para mim e uma para meu marido, e vou usar esse dinheiro para fazermos uma viagem com nossos 2 filhos. Valeu! bjs

  26. Adorei a ideia, vou começar minha agora mesmo. Att. José Maria de Lima

    • carmi lizardo pereira disse:

      Viram hoje no Mais Você ? A Ana Maria mostrou a tabela e tbm lembrou que não se deve guardar moeda em casa . Minha dica : Leva semanalmente as suas moedas no supermercado, eles vão agradecer . Antes pega o valor em notas e coloca no cofre para depois levar para a poupança no banco . OS juros renderão apenas mais ou menos 27,00 não é muito , lucro maior é contar que será mais difícil meter a mão na grana a qualquer momento . Eu faço a minha poupança assim, no dia do pagamento transfiro 10 % para a poupança .

  27. rosane disse:

    Adorei a ideia estou na 16 semanas e muito feliz. Quando vou guarda o dinheiro , na minha tabela e coloco pg fico muito orgulhosa de mim mesmo. Ontem tbem fui ao banco e tenho um a poupanca fixa e minha gerente falou que poderia estar resgantando eu falei nao, deixa rendendo pra alguma emergencia caso aparecer. Outra coisa estamos tbem querendo ter uma geladeira nova e uma tv de led que ainda nao temos compraremos no maximo em tres vx ou a vista e nossa meta pra dois 1014. Obrigado por me ensinar economizar e percebo que dinheiro chama dinheiro, ate o dizimo da igreja eu estou podendo doar mais. Sou muito grata a todos pela partilha fique com deus.

  28. rosane disse:

    Perdao coloquei o ano errado e 2014, bjim.

  1. 26 de março de 2014

    […] vi lá no blog Eu Sei Disso… […]

  2. 2 de setembro de 2014

    […] vi lá no blog Eu Sei Disso… […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge

%d blogueiros gostam disto: